A ESCOLA

A Escola de Artes e Ofícios é um dos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar. Tem como missão realizar atividades de capacitação profissional em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como de valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará, ressaltando sua importância e relevo histórico e cultural.

 

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO DE 2016


Foto: Marina Cavalcante

 

 

// CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS EM BREVE

a Escola de Artes e Oficíos Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) - dentro do Programa de Formação Básica nas áreas de conservação e restauração do patrimônio cultural e valorização do patrimônio imaterial - abre, nesta terça-feira (7), inscrições para os seguintes cursos: Artesanato em Cerâmica (15 vagas), Artesanato em Couro (20 vagas) e Curso de Conservação, REstauração e Organização de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados - CRAM (20 vagas). No total, são 55 vagas para os cursos, que são gratuitos. Confira o edital do processo de seleção aqui.

 

 

 

// CURSOS

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), dentro do seu Programa de Formação Básica nas áreas de conservação e restauração do patrimônio cultural e valorização do patrimônio imaterial, oferece os cursos abaixo. Não há inscrições abertas no momento.

> Curso de Conservação, Restauração e Organização de Acervos Museológicos (CRAM)
Conhecer e aplicar normas e procedimentos básicos de conservação, restauração, higienização de acervos museológicos.

> Cursos de Artesanato
Formação básica para criação de objetos artísticos, aplicação de técnicas específicas, manuseio de ferramentas na produção de artefatos.
> Curso de Artesanato em Madeira
> Curso de Artesanato em Cerâmica
> Curso de Artesanato em Bordado

 

 

// Exposição Jacarecanga



Partindo dos fragmentos das narrativas de quem nasceu e cresceu no bairro, a exposição "Jacarecanga - Histórias e Memórias de uma Bela Época" apresenta as histórias do cotidiano dos antigos moradores do bairro que, em meados do século XX, era sinônimo da nobreza de Fortaleza. A mostra transforma a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) – um dos prédios símbolos do lugar – em um ambiente expográfico e abre-se à visitação na próxima quinta-feira, dia 18, às 18h.

"Transformando os seus espaços de convivências em um espaço expográfico, a Escola de Artes e Ofícios assume o desafio de atravessar o tempo ao reaver as imagens, contar as histórias e reverenciar as memórias dos guardiões do antigo bairro Fernandes Vieira, hoje Jacarecanga", descreve Marley Uchoa, coordenadora da Escola.

A exposição Jacarecanga apresenta, com detalhes precisos, artefatos e adornos que remetem a meados do século XX, recriando um ambiente domiciliar de época na forma do seu antigo usufruto, singularmente representado pela corrente estilística do movimento Art Nouveau, no período da Belle Époque.

O bairro Jacarecanga, no centro da cidade, encontrava-se com esse momento. De ar aristocrático, possuía um conglomerado de magníficas moradias, com largas ruas e calçadas, pavimentadas de pedras toscas e frondosos e elegantes oitizeiros. Era o lugar das brincadeiras infantis nos fins da tarde na Praça do Liceu, das rodas de conversas e dos saraus adentrando a noite. 

"Esse era o cotidiano do bairro e dos antigos moradores, que, no decorrer dos anos, atravessou o tempo e dá testemunho da sua história. Essas narrativas sobrevivem não só nos fragmentos arquitetônicos que restaram como também nas lembranças dos que aqui construíram e realizaram os seus feitos", destaca o curador da exposição, Antonio Vieira. Algumas dessas marcas silenciadas pelo "progresso" reúnem-se como num quebra-cabeças na exposição "Jacarecanga - Histórias e Memórias de uma Bela Época".

Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Acesso gratuito.

 

 

//ESPAÇOS

Os espaços da EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.


ILHA DIGITAL

Acesso a pesquisa online sem custos, disponibiliza aos usuários serviços de impressão, digitalização.

 

BIBLIOTECA THOMAZ POMPEU SOBRINHO

Biblioteca de artes, ofícios e patrimônio cultural, com mais de 1.500 livros para consulta local.


ATELIÊ DE XILOGRAVURA

O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238 1244.



PROGRAMA DE VISITA GUIADA

As visitas guiadas à EAOTPS preveem um programa para o público em geral, procurando promover e valorizar o patrimônio histórico da cidade de Fortaleza. As visitas são realizadas por guias, capazes de enriquecer o nível de interesse dos visitantes, permitindo dar a conhecer os diversos espaços que retratam a década de 1930, na cidade, período em que Fortaleza se encheu de sobrados, palacetes e mansões que ornamentaram o perfil urbano da época.

Como funciona a visitação:

• As Visitas Guiadas ocorrem de terça a sexta, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

• São marcadas previamente, por telefone. (85) 3238.1244.

• A duração da Visita poderá variar de acordo com a proposta do grupo.

• Cada grupo é composto por, no máximo, 50 pessoas que serão divididas em dois grupos.

• Fotografias serão autorizadas.

• É proibida a utilização do flash, independentemente da luminosidade do espaço e do equipamento utilizado.

• Filmagens e gravações de áudio somente serão permitidas se autorizadas previamente pela Coordenação da Escola.

• É de inteira responsabilidade dos visitantes ou dos grupos comparecer para o início da visita no horário agendado.

Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244.

 

Acompanhe o cotidiano da EAOTPS também pelo facebook:
http://www.facebook.com/earteseoficios

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO
Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga 60010 450 - Fortaleza/CE
Informações gerais: 55 (85) 3238 1244 - eao@eao.org.br