ARTES VISUAIS

Multigaleria recebe a exposição fotográfica coletiva "A Nova Cara do Sertão" , com curadoria de Silas de Paula

A Exposição “A Nova Cara do Sertão” integra as atividades celebrativas dos “10 anos” de atuação da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), no Sertão do Nordeste brasileiro. Consiste na exposição fotográfica sobre a resiliência das pessoas e comunidades do Sertão e a Mostra de Jovens Empreendedores Rurais com produtos desenvolvidos por jovens que estão dando uma nova cara ao sertão a partir das suas vocações e das oportunidades locais. Com curadoria do fotógrafo Silas de Paula, a presente exposição surgiu com o desejo de destacar o trabalho da Adel e dar visibilidade as histórias de jovens empreendedores rurais e agricultores que através do empreendedorismo e da cooperação estão mudando suas trajetórias de vida e de suas próprias famílias e comunidades. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de janeiro de 2018, na Multigaleria do Dragão do Mar.

A Adel é uma organização sem fins lucrativos sediada no município de Pentecoste/CE, distante cerca de 90 km de Fortaleza, capital do Estado. Tem por missão promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do empreendedorismo e protagonismo social de jovens e agricultores. Surgiu a partir da mobilização de jovens de comunidades rurais do semiárido do Ceará que tiveram a oportunidade de cursar a universidade na capital do Estado, e que optaram por retornar à região onde nasceram e foram criados para investir os conhecimentos e as habilidades adquiridas em prol do desenvolvimento local. Fundada há 10 anos, surgiu a partir da mobilização de jovens de comunidades rurais do semiárido do Ceará que tiveram a oportunidade de cursar a universidade na capital do Estado, Fortaleza, e que optaram por retornar à região onde nasceram e foram criados para investir os conhecimentos e as habilidades adquiridas em prol do desenvolvimento local.

O trabalho da organização com jovens e agricultores foi registrado ao longo destes dez anos através daslentes sensíveis da fotógrafa Lia de Paula e dos fotógrafos Eduardo Queiroz, Drawlio Joca, Renato Stockler e Tamires Kopp que juntos apresentam a beleza do Sertão, resiliência, cooperação e potência das comunidades rurais e de sua gente.

“A Nova Cara do Sertão” busca dar visibilidade as histórias de jovens empreendedores rurais e agricultores de comunidades rurais no semiárido que através do empreendedorismo e da cooperação estão mudando suas trajetórias de vida e de suas próprias famílias e comunidades. O Sertão do Nordeste Brasileiro é uma das regiões com menor IDH e com situações mais graves de vulnerabilidade e de violação de direitos básicos no país. Mas, é também o lugar onde encontramos exemplos fantásticos de resiliência, empreendedorismo e de convivência com a realidade do semiárido.

Nesse espaço, existem jovens que “teimam” em fazer o caminho inverso do fluxo migratório, em unir o conhecimento técnico com o empírico e empreender no meio rural. Jovens que são capazes de olhar para a beleza do Sertão e vê que ele é uma terra de oportunidades. Os jovens que criaram a Adel são os primeiros exemplos de resiliência que inspiram outros jovens a sonhar, a permanecer em suas comunidades e empreenderem. De lá para cá, este número aumenta e novas histórias são construídas, dando uma nova cara ao sertão. A Adel acredita que essas trajetórias de vida precisam ser visibilizadas e compartilhadas com demais atores da sociedade cearense para torná-las efetivas referências positivas para milhares
de outros jovens de áreas rurais no Sertão brasileiro.

 

Os fotógrafos e seus registros

Através da lente sensível de cinco fotógrafos, o trabalho da Adel com agricultores e jovens empreendedores rurais foi registrado ao longo destes 10 anos e apresenta a beleza e resiliência dessa gente. Fotografar o Sertão é sempre um exercício contínuo de perceber as contradições e potencialidades presentes neste lugar. É apresentar através das imagens as surpreendentes transformações que se multiplicam a partir desses novos jovens que se percebem enquanto sujeitos de suas próprias histórias e
insistem em desmistificar os (pré)conceitos estabelecidos sobre esse território. Fotografar o Sertão é registrar novas cores e novas histórias. É o que apresenta os fotógrafos convidados a participarem da Exposição Coletiva A Nova Cara do Sertão: Drawlio Joca, Tamires Kopp, Eduardo Queiroz, Renato Stockler e Lia de Paula.



REALIZAÇÃO:
Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel)

APOIO:
Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (ITEVA); Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

 

 

 

 

SERVIÇO
Mostra "A Nova Cara do Sertão"
Em cartaz:
até 7 de janeiro de 2018, na Multigaleria
Visitação de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).
Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Entrada gratuita

Informações:
85 3352 1222 / 99217 2864 / 9789 3335 | WWW.ADEL.ORG.BR

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

NOSSA SEMANA
As atrações de 11 a 17/12 estão aqui. É destaque o lançamento de disco do grupo Parahyba e Cia Bate Palmas
CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 14 a 20 de dezembro. Estreia de Lucky
LANÇAMENTO
Revista Dragão do Mar terá lançamento nesta sexta (15), com Juca Ferreira, Karim Aïnouz, Silvero Pereira e Zé Tarcísio
DEZEMBRO EM FESTA
Durante todo o mês, uma série de atrações de diversas linguagens artísticas agitam a cidade
MOSTRA FAROCKI
Filmes e instalações do alemão Harun Farocki entram em cartaz em Fortaleza
MOSTRA DO PORTO
5ª Mostra de Artes do Porto Iracema revela nova cena artística cearense
RESULTADO DO EDITAL 003/2017
Instituto Dragão do Mar divulga o resultado da terceira fase do edita de seleção pública
SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608