FILMES

Cinema do Dragão realiza mostra especial durante a Maloca Dragão 2017

Há 76 anos, o cineasta Orson Welles veio ao Brasil a mando dos estúdios RKO a fim de realizar uma série de documentários como parte de uma nova “política da boa vizinhança” que o governo norte-americano visava implementar na América Latina. “Quatro homens e uma jangada” é o fragmento mais famoso de É TUDO VERDADE (ITS ALL TRUE), a série documental que Welles jamais assistiria em vida, revelada ao mundo apenas em 1995. Filmado no litoral cearense, o filme reencena a viagem que os jangadeiros Manuel Jacaré, Mestre Jerônimo, Tatá e Manuel Preto fizeram de Fortaleza até o Rio de Janeiro a fim de entregar pessoalmente ao então presidente Getúlio Vargas um manifesto sobre os direitos trabalhistas dos pescadores. A realidade se sobrepôs à ficção quando Manuel Jacaré sumiu no mar durante as filmagens.

Realidade e ficção se misturam no cânone de Orson Welles. Inspirada nesse contexto, a mostra CINEMA DOCUMENTAL: FRONTEIRAS E VERDADES, apresentada pelo Cinema do Dragão, traz à tona obras audiovisuais que cruzam temáticas centrais do documentário brasileiro e mundial. A busca por uma identidade nacional, a convergência entre os registros documentais e ficcionais, a alteridade, a criação de narrativas através de olhares estrangeiros e questões de cunho político dão o tom das provocações fornecidas pela mostra.


Baronesa

Quem abre a programação, no dia 26 de abril, às 19h30, é o longa BARONESA, uma mistura entre documentário e ficção, ganhador do Troféu Barroco, dado pelo Júri da Crítica, na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O longa-metragem registra a rotina de duas amigas, Andreia e Leidiane, que vivem no bairro Vila Mariquinha, em Belo Horizonte. Com uma câmera muito próxima das personagens, o filme aborda a experiência de ser mulher em um bairro de periferia. A sessão contará com a presença da realizadora Juliana Antunes.

Ao todo, serão seis filmes, exibidos gratuitamente entre os dias 26 e 29 de abril, atravessando as temáticas citadas acima em diferentes contextos políticos, narrativos e estéticos. Além disso, haverá espaço para as tradicionais atividades de formação e debate oferecidas pelo Cinema do Dragão. Haverão sessões seguidas de debates e seminários, apresentados por antropólogos e cineastas convidados, sobre a construção da identidade cearense através dos olhares estrangeiros e sobre os embates entre documentário e ficção no cinema brasileiro.


Arte Itinerante

A Mostra apresenta ainda a Série Vidas na Orla, sob direção do antropólogo e professor Alexandre Fleming. Realizadas em parceria com a TVC, o Instituto Dragão do Mar e o Laboratório de Estudos da Oralidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), a série consiste em um experimento etnográfico sobre a diversidade de experiências na orla fortalezense. Abrangendo três territórios importantes de nossa capital – a Barra do Ceará, o Poço da Draga e a Beira-Mar – os filmes buscam figurar a diversidade de um povo criado à beira do mar, as resistências locais, as benesses e desventuras do viver urbano. A série é composta por três filmes, de 26 minutos cada. São eles: Marco Zero (sobre a Barra do Ceará), Dia de Vo(l)tar (Poço da Draga) e Arte itinerante (Beira-Mar).

 

Programação dia-a-dia

// Quarta-feira (26/04) - 19h30
exibição de BARONESA, dirigido por Juliana Antunes (Minas Gerais) / 75 min / 16 anos
Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.


// Quinta-feira (27/04) - 19h30
Exibição de SOY CUBA, dirigido por Mikhail Kalatov (Rússia) / 143 min / 12 anos
Sinopse: O filme traça um perfil de um período de transição em Cuba, entre a derrubada do regime de Batista e a revolução comunista, a partir de quatro histórias diferentes. Maria, de Havana, fica envergonhada após seu pretendente descobrir como ela ganha a vida. O idoso camponês Pedro tem as terras onde cultivava vendidas para uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro, enquanto uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Batista.


// Sexta-feira (28/04) - 19h30
Estreia da Série Documental VIDAS NA ORLA, dirigida por Alexandre Fleming (Ceará) / 75 min / Livre
Informações gerais: A série é composta pelos curtas-metragens MARCO ZERO; DIA DE VO(L)TAR e ARTE ITINERANTE.


// Sábado (29/04) - 19h
Exibição de IT'S ALL TRUE (90 min), documentário baseado na obra inacabada de Orson Welles, seguido do seminário EDOUARD LUNTZ EM FORTALEZA E CANOA QUEBRADA: FRAGMENTOS DE OPERAÇÃO TUMULTO, onde serão apresentados fragmentos do documentário homônimo que investiga a vinda do cineasta Edouard Luntz ao litoral cearense nos anos 60 para dirigir um filme que jamais seria lançado. O seminário será ministrado pelo professor e diretor Alexandre Fleming.

Sinopse de IT´S ALL TRUE: O documentário trata de uma obra não finalizada de Orson Welles. O filme abordaria a América do Sul e a parte descoberta era referente ao Brasil, em um episódio que se chamaria Jangadeiros.

 

 

 

 

SERVIÇO
Mostra Cinema Documental: Fronteiras e Verdades
Quando:
de 26 a 29 de abril de 2017
Onde: Cinema do Dragão (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
Acesso gratuito

 

Mais informações:
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@dragaodomar.org.br
Instagram e Twitter: @cinemadodragao
Programador: Pedro Azevedo
Gerência de Cinemas e Teatro: Lorena Rolim (85 3219.5897)
Bilheteria: (85 3129.5899)

VEJA TAMBÉM

NOSSA SEMANA
As atrações de 20 a 26 de novembro estão aqui. Entre os destaques, o 4º Festival Concreto e a Agenda Potências
CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 23 a 29 de novembro. Estreia de O Outro Lado da Esperança
BIENAL SP
Dragão do Mar recebe itinerância da 32ª Bienal de São Paulo, pela primeira vez em Fortaleza

PROGRAMAÇÃO DO TEATRO
Teatro Dragão do Mar recebe sete espetáculos de teatro e dança, no mês de novembro
RESULTADO
Dragão do Mar divulga resultado da 2ª fase do Edital 003/20017

SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608