GRATUITO

Especialização em Gestão e Políticas Culturais acontecerá pela primeira vez em Fortaleza, via Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar, que gere, entre outros equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, firmou parceria com o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, e agora traz a Fortaleza, pela primeira vez, o mais renomado Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais do Brasil. As inscrições ficaram abertas até dia 27 de março. São ofertadas 41 vagas, 6 delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).

A formação conta com direção acadêmica do Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto, consultor do Observatório de Política Cultural do Itaú Cultural; professor emérito da Universidade de São Paulo; autor de diversos livros sobre cultura e arte, entre eles o clássico “Dicionário Crítico de Política Cultural”, e do Prof. Dr Alfons Martinell Sempere, diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação; professor titular da Universidade de Girona; codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha; especialista nos campos de formação de gestores culturais.

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa visa ao atendimento de uma demanda crescente nas regiões Norte e Nordeste. “O mercado cultural e de entretenimento dessas regiões vem evoluindo e é, atualmente, um dos que mais crescem, com grande potencial de geração de emprego e renda, por isso, é fundamental que a oferta de formação acompanhe o ritmo. Agora, os produtores culturais não precisarão mais se deslocar para receber qualificação de ponta. Esse é, sem dúvida, o melhor curso da área, porque leva em conta as necessidades contemporâneas da formação em gestão e política e traz no corpo docente alguns dos mais renomados profissionais do mundo”, afirma Linhares.


Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deverá estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada; ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em instituição cultural, pública ou privada; ser formado preferencialmente na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas; apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais. Também é necessário conhecimento do idioma espanhol (leitura e compreensão oral) para acompanhamento do curso.


Processo Seletivo

Os interessados passarão por seleção, que consistirá em análise do currículo e de um texto do candidato sobre tema a ser indicado. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).


O curso

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão na no Auditório do Dragão do Mar e a frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais.

A   Universidade   de   Girona   outorgará   um   certificado   de   conclusão   do   curso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.

Conteúdo programático
O curso abordará, entre outros temas, "Cultura e teoria da cultura" (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); "Política cultural" (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (modalidades, metodologia, melhores práticas) e "Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação".

 

Calendário de Encontros Presenciais
27, 28 e 29 de setembro de 2017
5 e 6 de dezembro de 2017
27 e 28 de fevereiro de 2018
2 e 3 de abril de 2018
26, 27 e 28 de junho de 2018

 

 

 

SERVIÇO
Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais
Inscrições já encerradas

Gratuito
Edital: http://bit.ly/2mGIxj8

 

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

 

VEJA TAMBÉM

CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 12 a 18 de outubro. Estreia de Detroit em Rebelião
NOSSA SEMANA
As atrações de 17 a 22/10 estão aqui. Entre os destaques, a contação de histórias O Barquinho
NOVOS BAIANOS
Banda relembra os sucessos da carreira, no dia 21 de outubro, na Praça Verde
BIENAL DE DANÇA
Dragão do Mar recebe espetáculos, palestras e festas gratuitas da Bienal de Dança 2017
CURSO CONSERVAÇÃO EM TELAS
Escola de Artes e Ofícios abre 10 vagas para Curso de Conservação Preventiva em Telas
CURSO SERIGRAFIA
Escola de Artes e Ofícios divulga resultado do curso de Serigrafia na Produção da Gravura
EDITAL DE SELEÇÃO
Instituto Dragão do Mar lança edital de seleção pública para vários cargos. Confira
SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608