GRATUITO

Especialização em Gestão e Políticas Culturais acontecerá pela primeira vez em Fortaleza, via Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar, que gere, entre outros equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, firmou parceria com o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, e agora traz a Fortaleza, pela primeira vez, o mais renomado Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais do Brasil. As inscrições ficaram abertas até dia 27 de março. São ofertadas 41 vagas, 6 delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).

A formação conta com direção acadêmica do Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto, consultor do Observatório de Política Cultural do Itaú Cultural; professor emérito da Universidade de São Paulo; autor de diversos livros sobre cultura e arte, entre eles o clássico “Dicionário Crítico de Política Cultural”, e do Prof. Dr Alfons Martinell Sempere, diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação; professor titular da Universidade de Girona; codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha; especialista nos campos de formação de gestores culturais.

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa visa ao atendimento de uma demanda crescente nas regiões Norte e Nordeste. “O mercado cultural e de entretenimento dessas regiões vem evoluindo e é, atualmente, um dos que mais crescem, com grande potencial de geração de emprego e renda, por isso, é fundamental que a oferta de formação acompanhe o ritmo. Agora, os produtores culturais não precisarão mais se deslocar para receber qualificação de ponta. Esse é, sem dúvida, o melhor curso da área, porque leva em conta as necessidades contemporâneas da formação em gestão e política e traz no corpo docente alguns dos mais renomados profissionais do mundo”, afirma Linhares.


Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deverá estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada; ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em instituição cultural, pública ou privada; ser formado preferencialmente na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas; apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais. Também é necessário conhecimento do idioma espanhol (leitura e compreensão oral) para acompanhamento do curso.


Processo Seletivo

Os interessados passarão por seleção, que consistirá em análise do currículo e de um texto do candidato sobre tema a ser indicado. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).


O curso

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão na no Auditório do Dragão do Mar e a frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais.

A   Universidade   de   Girona   outorgará   um   certificado   de   conclusão   do   curso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.

Conteúdo programático
O curso abordará, entre outros temas, "Cultura e teoria da cultura" (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); "Política cultural" (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (modalidades, metodologia, melhores práticas) e "Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação".

 

Calendário de Encontros Presenciais
27, 28 e 29 de setembro de 2017
5 e 6 de dezembro de 2017
27 e 28 de fevereiro de 2018
2 e 3 de abril de 2018
26, 27 e 28 de junho de 2018

 

 

 

SERVIÇO
Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais
Inscrições já encerradas

Gratuito
Edital: http://bit.ly/2mGIxj8

 

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

 

VEJA TAMBÉM

CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 17 a 23 de agosto. Estreia de Corpo Elétrico
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
As atrações de 21 a 27 de agosto estão aqui. Entre os destaques, Selvagens à Procura de Lei
NOVA DATA
Reunião do fórum que debate melhorias para a Praia de Iracema foi adiada para o dia 30/08
CIRCULAÇÃO
Projeto investe na circulação de artistas cearenses estadual, nacional e internacionalmente
MOSTRA DE CINEMA NÓRDICO
Mostra de Cinema Nórdico entra em cartaz no Cinema do Dragão, de 17 a 23 de agosto
PERFORMANCE
Multigaleria recebe Mostra Videografias Performativas e Dança em Foco, em agosto
TEMPORADA DE ARTE CEARENSE
TAC apresenta 14 atrações e duas mostras, em agosto
CURSO GRATUITO
Inscrições para curso de Marcenaria da Escola de Artes e Ofícios estão encerradas
SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608