DIAS 5 E 6 DE DEZEMBRO

2º Módulo Presencial da Especialização em Gestão e Políticas Culturais acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro

 

Nesta semana, dias 5 e 6 de dezembro, o Instituto Dragão do Mar, o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, realizam o 2º módulo presencial do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais, considerado o mais renomado curso da área do Brasil. A formação será ministrada, nestes dois dias, pelo Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto, diretor acadêmico do curso, e pelos professores convidados Alfons Martinell Sempere (Espanha) e Rebecca Walton (Inglaterra), que discutirão, entre outros temas, sobre "Institucionalidade da cultura no Reino Unido", "Bases para a gestão das políticas", "A função dos agentes culturais", e "Artes e cultura: o sistema de produção cultural".


Sobre os professores

Professor Alfons Martinell Sempere - Espanha
Professor Emérito da Universidade de Girona (Espanha). Diretor da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona. Codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha.


Professora Rebecca Walton - Inglaterra
Diretora Regional do British Council Europa, responsável por mais de 2.000 funcionários em 30 países. O British Council Europa é uma parte da Grã-Bretanha na Europa responsável por criar links e vínculos duradouros através do engajamento cultural e do investimento em empreendimentos educacionais por meio do ensino da língua inglesa. Desde o referendo da UE no Reino Unido, a vida profissional de Rebecca Walton centrou-se nas relações culturais e educativas entre o Reino Unido e o resto da EU. Junto aos ministros e chefes das Instituições Culturais e Educativas em toda
a EU, ela trabalha para proteger os vínculos que atualmente existem entre eles. Ela aconselha os departamentos oficiais do Reino Unido que lidam com as negociações com o Brexit sobre a importância dos elos que a Grã-Bretanha mantém em toda a Europa. Rebecca juntou-se ao British Council em 1985 e trabalhou intensamente na Noruega, Jordânia, Paquistão e Rússia.

Na sede do British Council de Londres ela executou distintas e relevantes funções. De 2005 - 07 foi Diretora de Assuntos Corporativos, 2008 -11 foi Diretora de Artes e, a partir de 2011 - 15, ocupou o cargo de Diretora de Parcerias e Desenvolvimento de Negócios. Possui mestrado em Economia da Educação e especializou-se em política cultural internacional, relações culturais e educação. Foi professora na Ilha de Man e na Escola Anglo-Americana em Moscou.

Professor José Teixeira Coelho Netto - Brasil
Professor Emérito da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Curador geral da Bienal
Internacional de Curitiba. Consultor do Observatório Itaú Cultural. Escritor.

 


Pré-requisitos

Para participar do edital, o candidato deve estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada; ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em instituição cultural, pública ou privada; ser formado preferencialmente na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas; apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais. Também é necessário conhecimento do idioma espanhol (leitura e compreensão oral) para acompanhamento do curso.


Processo Seletivo

Os interessados passaram por seleção, que consistiu em análise do currículo e de um texto do candidato sobre tema a ser indicado. O resultado foi divulgado no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).


O curso

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão na no Auditório do Dragão do Mar e a frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais.

A   Universidade   de   Girona   outorgará   um   certificado   de   conclusão   do   curso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.

Conteúdo programático
O curso abordará, entre outros temas, "Cultura e teoria da cultura" (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); "Política cultural" (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (modalidades, metodologia, melhores práticas) e "Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação".

 

Calendário de Encontros Presenciais
27, 28 e 29 de setembro de 2017
5 e 6 de dezembro de 2017
27 e 28 de fevereiro de 2018
2 e 3 de abril de 2018
26, 27 e 28 de junho de 2018

 

 

 

SERVIÇO
Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais
Inscrições já encerradas

Gratuito
Edital: http://bit.ly/2mGIxj8

 

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

 

VEJA TAMBÉM

NOSSA SEMANA
As atrações de 11 a 17/12 estão aqui. É destaque o lançamento de disco do grupo Parahyba e Cia Bate Palmas
CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 14 a 20 de dezembro. Estreia de Lucky
LANÇAMENTO
Revista Dragão do Mar terá lançamento nesta sexta (15), com Juca Ferreira, Karim Aïnouz, Silvero Pereira e Zé Tarcísio
DEZEMBRO EM FESTA
Durante todo o mês, uma série de atrações de diversas linguagens artísticas agitam a cidade
MOSTRA FAROCKI
Filmes e instalações do alemão Harun Farocki entram em cartaz em Fortaleza
MOSTRA DO PORTO
5ª Mostra de Artes do Porto Iracema revela nova cena artística cearense
RESULTADO DO EDITAL 003/2017
Instituto Dragão do Mar divulga o resultado da terceira fase do edita de seleção pública
SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608