EAO

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho recebe secretária de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura

07/03/2012

A secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura – SCC/Minc visitou, na tarde desta quarta-feira (7), a Escola de Artes e Ofício Thomaz Pompeu Sobrinho – EAOTPS, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza e é um equipamento de formação cultural ligado ao Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC e a Secretaria da Cultura do Ceará - Secult,. Márcia Rollemberg conheceu o casarão centenário onde funciona a EAOTPS e pode saber mais sobre os diversos cursos e projetos oferecidos pela instituição.

Foto Marina Cavalcante

Os cursos foram apresentados por Nilde Ferreira, coordenadora da EAOTPS, que também falou especificamente sobre o projeto “Patrimônio para Todos”. O “Patrimônio Para Todos” é realizado pela EAOTPS e viabilizado com recursos do Governo do Estado do Ceará. A Presidente do IACC, Isabel Cristina Fernandes, também participou do encontro e reforçou o cunho social das iniciativas da Escola e destacou a importância de estreitar o laço entre as instituições culturais das várias esferas de governo.

Depois das apresentações, Márcia Rollemberg ressaltou a importância do trabalho realizado no Ceará e apontou iniciativas com jovens, no campo da educação patrimonial, em outros estados como Goiás, Paraíba e Paraná que poderiam se tornar parceiras com a experiência cearense. “É preciso internalizar a educação patrimonial no Brasil”, destacou a secretária. Ela ainda revelou que existe no Ministério da Cultura a proposta de criar uma Rede de Cidadania Cultural que irá conectar as entidades culturais em diversos pontos do país. “A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho poderá ser uma importante parceira da rede”, afirmou. Ao final, a secretária convidou o IACC e a Secult a se tornarem instituições fundadoras da Rede de Cidadania Cultural.

Também estiveram presentes na visita a coordenadora da rede de Pontos de Cultura do Ceará, Norma Paula, Luciano Bezerra, do Pontão de Cultura rede de memórias das Serras do Ceará, Francisco Veloso, superintendente em exercício do IPHAN/CE, Pedro Domingues, do Ministério da Cultura, Elisa Gunther que é gestora da Fundação Silvestre Gomes e toda a equipe da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.


Secretaria de Cidadania Cultural

A ministra da Cultura Ana Holanda criou a secretaria de Cidadania Cultural - SCC no início da gestão. Para a ministra, o objetivo é integrar ações, criar sinergias, articular redes, aumentar o nível de cooperação, ampliar a visibilidade e potencializar a diversidade e as singularidades –e, em especial, inovar o exercício de uma plena cidadania.

A proposta da pasta é a promoção, fomento, articulação, desenvolvimento e fortalecimento de políticas, programas e projetos em prol da cidadania e da diversidade cultural, do reconhecimento e valorização das culturas populares e tradicionais, e da formação cultural dos jovens.

A secretária Márcia Helena Gonçalves Rollemberg está à frente da SCC desde outubro de 2011. Formada em Serviço Social e Educação Artística, pela Universidade de Brasília,  Márcia Rollemberg desempenha funções no Governo Federal desde 1993, com passagens pelo Ministério da Saúde e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
 

VEJA TAMBÉM

CINEMA
Confira a programação de 24 a 30 de abril, com estreia de Yves Saint Laurent
15 ANOS DO DRAGÃO
De 30 de abril a 4 de maio, mais de 70 atrações se apresentam em seis palcos no Dragão do Mar
MODA
De 23 a 27 de abril, acontece o Dragão Fashion Brasil, o maior evento de moda autoral do país.
FEIRA E MÚSICA
Programação acontece excepcionalmente nesta quarta-feira.
PREGÃO ELETRÔNICO
Instituto Dragão do Mar convoca para contratação de serviços

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608