PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Programação de Férias e Pré-Carnaval
Temporada de Férias

 

Programação de Férias e Pré-Carnaval do Dragão do Mar tem mais de 40 atrações, em janeiro e fevereiro de 2018
 
Lançamentos musicais cearenses, espetáculos de teatro, abertura de exposição, programação infantil e mostra de cinema compõem as Férias no Dragão. Já o Pré-Carnaval traz os blocos Chão da Praça, Iracema Bode Beat e das Travestidas, além da estreia do Rec-Beat Dragão
 
 
O início do ano já virou sinônimo de agitação cultural, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mais de quarenta atrações compõem uma programação especial que se divide entre os ciclos programáticos Férias no Dragão - O melhor verão da sua vidarealizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar e o já aguardado Pré-Carnaval do Dragão, em janeiro e início de fevereiro de 2018. 
 
As Férias no Dragão, seguindo o ritmo já iniciado em dezembro, retomam a potência a partir do próximo dia 5 com a temporada Sexta do Humor e o show Noite Psicodelia do Sertão, com os pernambucanos do Ave Sangria, no dia 6. Tem ainda lançamentos da música cearense, espetáculos de teatro adulto e infantil, domingos de brincadeira para a criançada e a Mostra de Cinema Retroexpectativa, distribuídos ao longo do mês. 
 
O primeiro grito do Pré-Carnaval de Fortaleza também começa aqui com os esquentas do Bloco Chão da Praça, no dia 4 de janeiro; e do Bloco Iracema Bode Beat, no dia 7 do mesmo mês. A novidade fica por conta do Bloco das Travestidas, no dia 2 de fevereiro; e da estreia do Rec-Beat Dragão, com shows gratuitos de Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e os Djs do projeto Viva La Pachanga (CE), no dia 20 de janeiro.
 
 
Férias no Dragão
 
Depois de um dezembro intenso, a segunda parte do ciclo programático Férias no Dragão - O melhor verão da sua vida também vem a todo gás, a partir do dia 5 de janeiro. Nessa data, o Dragão estreia a Sexta do Humor, que traz espetáculos de stand-up comedy e improvisação, além de nomes tradicionais do humor cearense, todas as sextas-feiras de janeiro, sempre às 22h, no Teatro Dragão do Mar. Entre os humoristas, estão Luana do Crato e Mastrogilda, LC Galetto, Vagner Ancelmo, Moisés Loureiro e a Companhia de Humor 4&Meio.
 
O show de abertura das Férias no Dragão acontece em no dia 6 de janeiro, no Anfiteatro, numa grande noite da música nordestina. A Noite Psicodelia do Sertão começa às 19h, com o grupo Trovador Eletrônico, de Sobral. Depois, sobe ao palco o cantor e compositor cratense Abidoral Jamacaru, que convida o público a dançar cirandas e côco e a sentir a força dos riffs do rock e do blues, num repertório repaginado. Fecham a noite os pernambucanos do grupo Ave Sangria, ícone do rock brasileiro psicodélico dos anos 1970. Ao rock da banda, unem-se ainda tradicionais ritmos nordestinos e muita experimentação. A Noite Psicodelia do Sertão é gratuita, com retirada de ingressos duas horas antes, na bilheteria do Anfiteatro do Dragão.
 
Assim como na última edição das Férias no Dragão em janeiro de 2017, a nova edição é marcada por lançamentos musicais do Ceará, que terão como palco também o Anfiteatro, às quintas e sextas-feiras e aos sábados, sempre às 19h, em shows gratuitos. No dia 11/01, abrem a temporada Astronauta Marinho, lançando o disco "Perspecta", Jonnata Doll e Os Garotos Solventes, lançando vinil homônimo; e Ilya Borges, lançando o single e clipe "Canções do Mar". No dia 12/01, tem Lorena Nunes, com o novo single "Bom dia, saudade"; Daniel Medina, apresentando "Evoé!"; e Vitoriano e Seu Conjunto, com o álbum "Para manter a loucura estável". No dia 13/01, é a vez de Chico Muçambê e a Cambada (Sobral) e a banda Renegados, lançando o disco "Pra se sentir vivo".
 
Na semana seguinte, no dia 18/01, Camila Marieta lança o segundo EP autoral, "Tropeço no meio fio", seguido de show da Casa de Velho, também lançando single. O rap também sobe ao palco, no dia 19/01, com C Magrão (Sobral); Isabel Gueixa, cantando o novo single "Tá tudo errado"; Projeto Rivera lançando single ''Varanda''; Erivan Produtos do Morro, lançando o disco "DJ Respeita Januário". A vinda de artistas de Sobral é resultado de parceria entre os projetos Circuladô e Porto Dragão do Mar. Realizado pela Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e da ECOA Sobral, o Circuladô é um programa experimental de circulação e agenciamento de grupos artísticos sobralenses. Já o Porto Dragão é um projeto do Instituto Dragão do Mar, cujo objetivo é fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens.
 
O Teatro Dragão do Mar também é palco das Férias no Dragão. De 11 a 14 de janeiro, estará em cartaz o exuberante espetáculo de música e dança "Cearábia", de Lenna Beauty Yuri Kalil. De 18 a 21 de janeiro, a Cia Vatá apresenta solo de dança criado e interpretado por Valéria Pinheiro, "233 A, 720 Khalos". Encerrando o mês, de 23 a 28 de janeiro, a Cia Palmas apresenta "Dom - Heróis Guerreiros", uma adaptação de Dom Quixote ao mundo mítico do Nordeste, por Ricardo Guilherme. Já em fevereiro, o Teatro Dragão do Mar recebe os espetáculos "Sólito", da Scenogramas Cia Cênica, nos dias 1o e 2; e "Nossos Mortos", do Teatro Máquina, nos dias 3 e 4. Ainda em processo de acabamento, essa montagem fez parte do Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes.
 
Também tem programação para os pequenos, com a Cia Palmas e o espetáculo "A menina dos cabelos de capim", em cartaz nos dias 27 e 28 de janeiro. Mas não é só. A criançada tem vez ainda aos domingos. Em janeiro, o Brincando e Pintando no Dragão do Mar traz uma série de jogos, brincadeiras, oficinas de máscara, teatro de bonecos e muito mais. A programação é toda gratuita e acontece das 16h às 19h, na Praça Verde.
 
 
Cinema
 
A já tradicional Mostra Retrospectiva/ Expectativa, do Cinema do Dragão, chega rebatizada à quarta edição. Agora, é Mostra Retroexpectiva, unindo num nome só os dois conceitos do projeto. De 11 a 24 de janeiro, a mostra contará com exibições de dezenas de filmes, de todas as partes do mundo, que marcaram o circuito comercial no ano de 2017 (faixa retrospectiva); com lançamentos e pré-estreias de títulos importantes ainda inéditos (faixa expectativa), sessões especiais de clássicos em cópias restauradas DCP 2K e 4K (faixa clássicos). Além disso, apresenta ainda um panorama rico do cinema brasileiro contemporâneo, contemplando diferentes propostas estéticas e políticas, na faixa "Estados de emergência", temática da mostra.
 
Retroexpectativa 2017/2018 seguirá também cumprindo o papel de formação de plateia a partir da realização de debates com realizadores do Ceará e de outros estados na faixa Conversa de Cinema. Chance única de descobrir e discutir uma leva importante da filmografia brasileira recente. Entre os destaques da programação, a mostra traz: "Acossado", de Jean Luc-Godard, em nova cópia DCP 4K (clássicos); "Blade Runner 2049", de Denis Villeneuve (retrospectiva); "O Animal Cordial", de Gabriela Amaral Almeida (expectativa); "Zama", de Lucrecia Martel (expectativa) e "Western", de Valeska Grisebach (expectativa). 
 
 
Pré-Carnaval do Dragão
 
Em janeiro, o Centro Dragão do Mar dá o primeiro grito de Carnaval da cidade. Na primeira quinta-feira do mês, 4/01, tem esquenta do Bloco Chão da Praça com Os Transacionais, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. No domingo, 7/01, é a vez do Bloco Iracema Bode Beat rufar os tambores do Carnaval, no mesmo lugar e horário. 
 
Depois, a programação de Pré-Carnaval do Dragão é retomada no dia 20 de janeiro com um super festival: o Rec-Beat Dragão. Com um conceito artístico original, solidamente definido, e um público gigantesco conquistado ao longo dos anos, o Rec-Beat está hoje entre os mais importantes festivais independentes do Brasil. Pela primeira vez, o festival sai de Recife e vem aportar em Fortaleza, trazendo na programação shows gratuitos de Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e DJs do projeto Viva La Pachanga (CE). "O Dragão do Mar e o Rec-Beat estabelecem uma parceria importante de circulação de artistas que se enquadram num conceito de alternatividade e contemporaneidade", afirma o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.
 
Após o Rec-Beat Dragão, o desfile de blocos carnavalescos se inicia. O Bloco Chão da Praça faz a festa em três quintas-feiras seguidas: dias 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, sempre às 19h, na Praça Verde. Neste ano, o bloco homenageia o cantor e compositor cearense Fausto Nilo. Aos domingos, nos dias 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, toma a praça o Bloco Iracema Bode Beat, sempre às 18h. O Bloco das Travestidas faz participação especial na programação do Pré-Carnaval do Dragão, no dia 2 de fevereiro, às 19h, também na Praça Verde. O tradicional Bailinho Infantil será realizado no dia 4 de fevereiro, das 16h às 18h, no mesmo lugar. E no dia 10 de fevereiro, em pleno Carnaval, tem Catiguria, com os djs Catiguria, a banda Dubaile e Uaná System (PA), às 16h, no Espaço Rogaciano Leite Filho.
 
Toda a programação de Pré-Carnaval do Dragão é gratuita. Na Praça Verde, a festa tem classificação etária de 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas, neste espaço.
 
 
SERVIÇO
 
Férias no Dragão - O melhor verão da sua vida e Pré-Carnaval do Dragão
Quando: de 4 de janeiro a 11 de fevereiro de 2018
Em vários espaços do Dragão do Mar
Mais informações: www.dragaodomar.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS