PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museus do Dragão do Mar integram a 20ª Semana Nacional dos Museus
Entre 16 e 22 de maio, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará realizam ações educativas presenciais e virtuais, entre palestras, mediações em exposição e oficinas.
13/05/22 às 16h38

     Em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, será realizada a 20ª edição da Semana Nacional dos Museus, ação promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e integrada pelos Museus do Dragão do Mar. Entre 16 e 22 de maio, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), integram a programação deste ano, que inclui ações virtuais e presenciais com o tema "O Poder dos Museus". Além de mediação presencial em escola inscrita, a programação inclui ações nas redes sociais, debates ao vivo no canal da Secult-CE (youtube.com/secultcearagov), oficinas e mediações presenciais na exposição Vaqueiros do MCC. Com boa parte das ações acessíveis em Libras, a programação é gratuita e livre. 

     Abrindo a programação dos Museus do Dragão na Semana Nacional dos Museus, a partir da próxima segunda-feira (16), o MAC-CE lançará no seu Instagram (@macdragao) uma série de perguntas sobre o papel dos museus. A partir dos questionamentos lançados ao longo da semana, o Museu realizará, no sábado (21), na Arena Dragão do Mar, a oficina "O que pode um museu?", facilitada pela educadora Vitória Hellen, que ensinará como confeccionar lambes que serão colados no entorno do Dragão do Mar.

     Na terça-feira (17), às 14h, as educadoras do MCC Thaís Freitas, Mirella Mirla e Julia Fekete conduzirão nova edição do Projeto Museu Vai à Escola, que neste encontro, a ser realizado na escola inscrita, abordará o tema "Mestres e mestras na Exposição Vaqueiros", enfatizando a mostra a partir dos legados de Dina Martins e Espedito Seleiro, dois mestres da cultura cearense, cuja produção e intervenção social se relacionam diretamente com o acervo da exposição. A ação visa estimular educadores e estudantes a explorarem caminhos educativos a partir de conteúdos diversos da mostra, como os eixos do couro e a presença da mulher na cultura dos vaqueiros, com as narrativas da mestra Dina e as histórias de Espedito Seleiro. 

     Na quarta-feira (18), às 15h, com transmissão ao vivo no YouTube da Secult Ceará (youtube.com/secultcearagov), o jornalista cego Carlos Viana, integrante do Projeto Acesso, mediará um bate-papo sobre o tema "Acessibilidade Cultural: como implementar?". O historiador José Ednilson e Lara Lima, também integrante do Projeto Acesso do MCC, discutem a acessibilidade no campo dos museus e a importância e obrigatoriedade da equidade no meio, convidando o público a refletir sobre ações inclusivas e a propor soluções.
No sábado (21), às 15h, o MCC realizará o "Musedragando: do Dragão às Dragas", um passeio guiado entre a entrada do MCC e a comunidade do Poço da Draga, que no dia 26 de maio comemorará 116 anos de história (conforme o marco adotado pela própria comunidade). Limitada a um grupo de até 20 pessoas, a participação na visita coletiva será viabilizada mediante inscrição no local, por ordem de chegada. 

 

     Encerrando a participação dos Museus do Dragão na Semana Nacional dos Museus, no domingo (22), a partir das 15h, a educadora e palhaça Lissa Cavalcante conduzirá a ação "Visitando a exposição Vaqueiros com o palhaço Mateus". Interpretando o Mateus do reisado, personagem marcante da cultura popular, a contadora de histórias alia ludicidade e conhecimento para abordar o universo do vaqueiro e elementos da cultura popular.

Confira, a seguir, a programação do Museu da Cultura Cearense (MCC) e do Museu de Arte Contemporânea (MAC).


 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 17 de maio (terça-feira)

14h - [MCC] Ação Educativa "Projeto Museu vai à Escola - "Mestres e Mestras na Exposição Vaqueiros", com Thaís Freitas, Mirella Mirla e Julia Fekete.
Na escola inscrita. Duração: 2h. Livre. Gratuito.

 


Dia 18 de maio (quarta-feira)

15h - [MCC] Live "Acessibilidade Cultural: como implementar?", com Carlos Viana, José Ednilson e Lara Lima
No YouTube da Secult Ceará. Livre. Gratuito.


Dia 21 de maio (sábado)


14h30 - [MAC] Oficina "O que pode um museu?", com a educadora Vitória Hellen
Na Arena Dragão do Mar. Livre. Gratuito.

 

15h -  [MCC] Visita Guiada "Musedragando: do Dragão às Dragas", com o geógrafo e morador da comunidade Sérgio Rocha.
Saída da entrada do Museu da Cultura Cearense. Duração: 1h. Vagas: 20. Inscrições no local, por ordem de chegada. Livre. Gratuito.


Dia 22 de maio (domingo)


15h - [MCC] Mediação educativa "Visitando a exposição Vaqueiros com o palhaço Mateus", com Lissa Cavalcante

"Visita mediada presencial à exposição vaqueiros para público espontâneo"
No Museu da Cultura Cearense. Duração: 1h. Vagas: 20. Inscrições no local, por ordem de chegada. Livre. Gratuito.


 

A Semana Nacional dos Museus 

 

       A 20ª Semana de Museus é uma coordenada pelo IBRAM que une instituições museológicas de todo o país para realizar, durante uma semana, atividades para todos os públicos. A iniciativa, que comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM, visa aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.

 

 

Serviço: Museus do Dragão do Mar na 20ª Semana Nacional dos Museus
Período: 16 a 22 de maio de 2022
Local: Ações presenciais no Museu da Cultura Cearense (MCC) e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Programações virtuais no Instagram do MAC-CE (@macdragao) e no YouTube da Secult-CE (youtube.com/secultcearagov)
Programação gratuita e livre

PARCEIROS