PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é marcado por ato político-cultural no Centro Dragão do Mar
Apresentações culturais e manifestações abertas ao público acontecem na Praça Verde, nesta quinta-feira (18).
18/05/23 às 10h14

     No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe um ato político-cultural, iniciativa do Fórum Permanente de ONG's em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Fórum DCA), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. A partir das 13h30, a Praça Verde do Dragão será palco para apresentações artísticas e manifestações de entidades governamentais e não governamentais. O acesso é gratuito e livre.
    Segundo Lídia Rodrigues, da Comissão de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Fórum DCA, não tem sido fácil ter acesso a dados dos casos ocorridos no Ceará: "O maior banco de dados é o Dique 100, que reúne o maior número de denúncias, no entanto, não conseguimos acessar os dados mais recentes. Também não há sistematização de 100% dos casos que chegam ao Conselho Tutelar", afirma. Mesmo com a dificuldade de acesso a informações precisas, os dados existentes são alarmantes, por isso a importância de unir forças para o enfrentamento desse tipo de violência. 

 Banda Vida Nova 

    Quem abre a programação cultural é o Grupo de Percussão do Ponte de Encontro. Em seguida, acontece apresentação da banda Vida Nova. O grupo musical, originado a partir da Associação do Bem Estar Social do Ceará, no Parque São José, em Fortaleza, realiza oficinas de construção de instrumentos e de musicalização para crianças e jovens em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.
     Também tem espetáculo teatral. A Fundação Ana Lima apresenta, em "A Chave". A trama conta a história de Sara, uma adolescente que, devido a abusos e traumas que sofreu, tem sentimentos conturbados, que ela esconde dentro de seu guarda-roupa para que ninguém veja, já que tem vergonha dele. Com a ajuda de seus amigos, que descobrem essa sua condição, Sara consegue combater esse monstro que vinha guardando há tanto tempo. 

 

 Jon Oliveira


    Após a peça teatral, tem apresentação do grupo de violão da Sociedade da Redenção, acompanhada pelo Bloco das poesias. Depois, o músico, produtor cultural e ativista em Direitos Humanos, Jon Oliveira, apresenta um repertório marcado por músicas de enfrentamento às violências, às desigualdades e de exaltação dos diversos amores.


 
Mumutante

     Encerrando a programação artística, a multiartista Mumutante traz ao palco composições autorais feitas nos beats de Emiciomar, transitando por suas experiências sentimentais pela cidade, deixando o mar e a rua a conduzir por momentos raros. Do lo-fi, ao rap e soul, mumutante constrói em seu show "mutação rara" narrativas de uma travesti sonhadora que anda de bike.
 


PROGRAMAÇÃO
 

13:30 Abertura

13:35 Grupo de Percussão do Ponte de Encontro

13:45 Avisos do Cerimonial (Vacinação, Teste Rápido)

13:50 Apresentação Banda Vida Nova (ABEMCE)

14:15 Espetáculo "A Chave" (Fundação Ana Lima)

14:35 Apresentação do grupo de violão da Sociedade da Redenção

14:50 Bloco das poesias

15:20 Show Jon Oliveira

15:35 Encerramento Fórum DCA (Lídia Rodrigues)

15:40 Show Mumutante

 

 

A origem do 18 de Maio

     Instituído em 2000 pelo projeto de lei 9.970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de Maio, em memória ao assassinato de Araceli Crespo. A menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta de Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Leia mais sobre o caso aqui: https://rb.gy/lvmor


 

Serviço: [Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes] Fórum DCA
Data: 18 de maio de 2023
Horário: 13h às 17h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81)
Acesso gratuito e livre.

 

 

PARCEIROS