PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Centro Dragão do Mar abre inscrições para curso gratuito em educação museal
Museu da Cultura Cearense oferta 30 vagas para o público. Inscrições poderão ser feitas até 19 de junho
15/06/20 às 20h51

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense, está com inscrições abertas para o curso on-line gratuito "Diálogo, participação e colaboração dos públicos em projetos de educação museal", que será ministrado pela professora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor. De 15 a 19 de junho, os interessados poderão efetuar inscrição pelo formulário eletrônico: bit.ly/edumuseal ou pelo site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). O curso será realizado de 23 a 25 de junho, em conferência virtual na plataforma Google Meet. 

 

O curso é voltado para profissionais de museus, no geral, com ênfase naqueles que desenvolvem programas de educação museal, e tem como objetivo a análise conceitual e operacional de projetos que mobilizam a ideia de diálogo, participação e colaboração dos públicos, desenvolvidos por museus - nacionais e internacionais. A formação visa desenvolver nos participantes a capacidade de elaborar projetos que sejam ética e politicamente orientados, quando se trata de atuar com e a partir dos diferentes públicos dos museus e instituições culturais.

 

 

Vagas

Para se inscrever no curso, é preciso que o interessado esteja vinculado a algum curso de graduação ou ter nível superior e os participantes receberão certificado digital. Um total de 50 vagas serão ofertadas, sendo 30 delas abertas ao público e 20 delas destinadas a educadores e colaboradores do Centro Dragão do Mar.

 

Metodologia

Os inscritos terão acesso à sala de conferência virtual, onde serão realizados 3 encontros de 2h, com 1h reservada para a exposição do tema, seguida de 1 hora de debate com os participantes. O grupo inscrito receberá indicações de leituras e um dossiê sobre os projetos que servirão de base para as discussões. Nos encontros, serão abordados os temas "Diálogo, participação e colaboração nos museus - dimensões históricas e conceituais", "Do problema do público à dimensão pública" e "Por uma abordagem ética das práticas de colaboração nos museus'.


Quem não efetuar inscrições ou não conseguir vaga, poderá acompanhar as aulas por meio de transmissão ao vivo, no canal do YouTube do Dragão do Mar, mas não receberá os materiais complementares e nem o certificado do curso.

 

 

Sobre a ministrante


Gleyce Kelly Heitor é educadora e pesquisadora. Graduada em História (UFPE), com mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast). Tem experiência com mediação cultural, educação e programas públicos, sobretudo em museus e instituições de arte. Foi coordenadora de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2019), professora substituta do Bacharelado em Museologia da UFG (2017 - 2018) e integrou a equipe de implementação da Escola do Olhar - MAR, onde foi assessora e coordenadora pedagógica (2012-2017). Realizou, ainda, estágio na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016), com bolsa do Programa IBRAM - Escola do Louvre. Atualmente, realiza doutorado em História Social da Cultura - PUC-RJ, onde desenvolve uma tese sobre museus comunitários e direito à moradia, nas cidades do Rio de Janeiro e do Recife. Entre os seus temas de pesquisa estão: as relações entre museus, arte contemporânea e educação; as interfaces entre museologia e pensamento social brasileiro e as relações entre museus e movimentos sociais.

 

 

Serviço: Curso "Diálogo, participação e colaboração dos públicos em projetos de educação museal" com Gleyce Kelly Heitor e transmissão ao vivo no canal do Dragão do Mar no YouTube

Período: De 23 a 25 de junho de 2020 (de terça a quinta)

Horário: 15h às 17h

Local: Conferência fechada na plataforma on-line Google Meet / Transmissão aberta no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Carga horária total: 6h (2h por encontro)

Inscrições: de 15 a 19 de junho via formulário em: bit.ly/edumuseal

Acesso Gratuito

Classificação etária: Livre
Quantidade de vagas: 30 vagas abertas ao público (sujeitas a seleção, caso o número de inscritos seja maior que a quantidade de vagas).

PARCEIROS