A Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está localizada no térreo, em frente ao Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Recebe exposições com diferentes técnicas: pintura, escultura, fotografia. Confira o que está em cartaz.

 

EXPOSIÇÃO “A NOVA CARA DO SERTÃO"
Curadoria: Silas de Paula

A exposição “A Nova Cara do Sertão” integra as atividades celebrativas dos dez anos de atuação da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), no Sertão do Nordeste brasileiro. Consiste na exposição fotográfica sobre a resiliência das pessoas e comunidades do Sertão e a Mostra de Jovens Empreendedores Rurais com produtos desenvolvidos por jovens que estão dando uma nova cara ao sertão a partir das suas vocações e das oportunidades locais.

Com curadoria do fotógrafo Silas de Paula, a mostra surgiu com o desejo de destacar o trabalho da Adel e dar visibilidade às histórias de jovens empreendedores rurais e agricultores que através do empreendedorismo e da cooperação estão mudando suas trajetórias de vida e de suas próprias famílias e comunidades.

A Adel é uma organização sem fins lucrativos sediada no município de Pentecoste/CE, distante cerca de 90 km de Fortaleza, capital do Estado. Tem por missão promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do empreendedorismo e protagonismo social de jovens e agricultores. Surgiu a partir da mobilização de jovens de comunidades rurais do semiárido do Ceará que tiveram a oportunidade de cursar a universidade na capital do Estado, e que optaram por retornar à região onde nasceram e foram criados para investir os conhecimentos e as habilidades adquiridas em prol do desenvolvimento local.

O trabalho da organização com jovens e agricultores foi registrado ao longo destes dez anos através das lentes sensíveis da fotógrafa Lia de Paula e dos fotógrafos Eduardo Queiroz, Drawlio Joca, Renato Stockler e Tamires Kopp que juntos apresentam a beleza do Sertão, resiliência, cooperação e potência das comunidades rurais e de sua gente.

“A Nova Cara do Sertão” busca dar visibilidade as histórias de jovens empreendedores rurais e agricultores de comunidades rurais no semiárido que através do empreendedorismo e da cooperação estão mudando suas trajetórias de vida e de suas próprias famílias e comunidades. O Sertão do Nordeste Brasileiro é uma das regiões com menor IDH e com situações mais graves de vulnerabilidade e de violação de direitos básicos no país. Mas é também o lugar onde encontramos exemplos fantásticos de resiliência, empreendedorismo e de convivência com a realidade do semiárido.

Em cartaz até 7 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

 

 

 

 

 

Visite as mídias sociais do Dragão do Mar
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar
Instagram: @dragaodomar

 

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608