PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
O que ver no DragãoMuseu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)

 

 

 

Estrutura

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará recebe obras de grandes artistas locais, nacionais e internacionais. O MAC conta com trezes salas climatizadas e equipadas com câmeras de segurança. Todos as salas são equipadas com termostato para controle de temperatura e umidade relativa do ar, tudo dentro dos padrões internacionais exigidos pela nova museologia. O sistema de iluminação - projetado pelo designer Peter Gasper, foi elaborado com equipamentos e padrões técnicos atualizados segundo normas luminotécnicas. Algumas exposições do MAC também podem ser visualizadas na parte de fora do museu, como viabiliza o projeto Painel Giratório, que convida artistas para delinear peças na rampa giratória do Centro Dragão do Mar.



MAC Educativo

     A proposta do programa educativo é atuar por meio de estímulos capazes de estabelecer diálogos com os visitantes, tendo como ponto de partida sua percepção, e leitura das obras, para a apreensão e construção de significados e representações possíveis. A ação educativa é composta por dez (10) arte-educadores, estudantes de graduação em diversas áreas: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Letras, Design e etc. Visando a interdisciplinaridade nas mediações e atividades educativas abrangendo diversos campos do conhecimento. Os educadores possuem experiência em mediação, realização de oficinas de criação e planejamento da ação educativa, atuando no Museu de Arte contemporânea do Ceará que a cada bloco de exposições oferece um processo formativo. A formação de educadores compreende diversas áreas a serem desenvolvidos: Educação Museal, Pesquisa sobre Artistas, Encontro com os curadores, Pesquisa Histórica, Acessibilidade e Museu e escola. Entre os projetos desenvolvidos estão; Museu Acessível, com foco na formação em acessibilidade para atendimento ao público com deficiência; Museu em fluxo, traz questões pertinentes às obras da exposição na instituição e no Museu; Meu Museu, trabalha com oficinas de criação vinculadas ao teor das obras com objetivo de aproximar o visitante da obra de arte transmitindo de maneira lúdica conceitos da arte e do artista em questão; Bebê Dadá, estimula a criatividade, por meio de atividades sensoriais relacionadas às obras expostas para bebês de 6 a 24 meses; e Formação de Funcionários, apresenta as atividades técnicas do museu e avança para discutir questões relacionadas à recepção de público, ao patrimônio e à função social do museu. 

Para saber mais entre em contato no e-mail educativo.mac@idm.org.br ou pelo telefone (85) 3488.8622. 


Acervo

     O MAC intensificou sua campanha de ampliação do acervo, coletando doações e adquirindo peças significativas. Atualmente, conta com mais de mil obras em seu acervo, permitindo, além de pesquisas, a realização de exposições temáticas. As peças são de autoria de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros. Também estão sob a guarda do MAC peças da Pinacoteca do Estado e do acervo do pintor Antônio Bandeira.

     Profissionais especializados realizam todo um trabalho de acondicionamento, manutenção preventiva e curativa, embalagem e desembalagem de obras em trânsito e documentação de cada peça. Isto confere ao MAC grande importância nacional.

 


Informações técnicas e acessos:

Área total de 700m²
Treze salões são equipados com sistemas de iluminação, som e segurança.
Climatização - 13 máquinas Split de 7,5 TR sendo 10 com controle de umidade regulada na faixa de 45% a 60% de UR (Unidade relativa do ar) e mais uma máquina Split de 5 TR.
Reserva Técnica - 350m² de área total. É equipada com 04 máquinas SELF de 7,5 TR com controle de umidade para a faixa de 45% a 60% UR (umidade relativa do ar). 
O acesso ao MAC pode ser feito pela entrada principal do Dragão do Mar (Avenida Castelo Branco), pela passarela vermelha ou pelo elevador panorâmico.

 

 

Horário de funcionamento
Visitas de terça a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
Acesso gratuito e livre. 

Informações: 85.3488.8624 

 

Agendamento 
O agendamento de grupos para os museus do CDMAC pode ser feito de segunda a sexta, das 10h às 16h pelo e-mail agendamentosmuseus.cdmac@idm.org.br
Informações: 85.3488.8621 

 

 

EM CARTAZ

 

Reflorestamento

 

 Ativações gênicas (2022), de Batalha. Foto: Luiz Alves

 

     Realizada em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, com curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda, a mostra reúne 79 trabalhos, entre fotografias, pinturas, desenhos, instalações, performances, vídeos e objetos, de 84 artistas cearenses ou radicados no Ceará que passaram pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola ao longo dos últimos 10 anos.    A imagem do reflorestamento norteia o pensamento da exposição a partir da perspectiva de que cada obra e artista é uma semente plantada, e que a exposição é uma plantação de sonhos. Para os curadores, "Reflorestamento" é uma ação coletiva que acontece a partir do encontro entre diferentes modos de vida que, juntos, colaboram para a transformação das paisagens ambiental, social e subjetiva. "A exposição apresenta obras que - a partir do uso de diferentes materialidades, técnicas e linguagens artísticas - abrem caminho para uma zona imaterial de sensibilidade, que é o próprio campo do sensível. E esse sensível se refere ao campo dos afetos, do desejo, do corpo, da percepção, da imaginação, da intuição, da fabulação etc.Saiba mais AQUI.

 

 

PROGRAMAÇÃO EM JANEIRO

 

Ação Educativa - Oficina ''Fantasia: uma tecnologia de invenção da realidade'', com Flávia Holanda e John Coutinho

Dia 14, às 16h, na sala do Educativo MAC CE. Acesso Gratuito. Livre.10 vagas.

 

Ação Educativa - Formação de Professores ''Teatro para não-atores: a relação corpo-voz para professores do ensino básico'', com Mariane Romão

Dia 21, das 14 às 18h, Sala Educativo MAC CE. Acesso Gratuito. Livre.10 vagas.

 

A oficina traz como proposta o desenvolvimento de uma oficina de corpo e voz voltada aos professores - licenciados e/ou em formação - do ensino básico (educação infantil, fundamental e médio). A oficina propõe a investigação de um estado de presença por meio de noções teatrais trabalhadas em jogos e atividades práticas, a partir da importância do desenvolvimento de certas habilidades e conhecimentos tais quais a criatividade, autoestima e consciência corporal e vocal para docentes em atividade ou em período de formação. Esta ação também prevê a apresentação do equipamento cultural Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e de sua nova exposição Reflorestamento, enquanto um espaço de formação cultural importante à nossa cidade.

Mariane Romão é atriz, artivista do feminismo negro e movimento negro e arte educadora no Museu de Arte Contemporânea do Estado do Ceará. Formou-se como Técnica em Artes Dramáticas em 2014 e segue desde 2019 como discente do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará. Atualmente dedica-se à pesquisa da mulher preta em cena e como romper fissuras nos padrões hegemônicos presentes nas artes.

 

Inscrições: As inscrições acontecerão entre os dias 04 a 11 de janeiro de 2023, via formulário eletrônico (google forms): https://forms.gle/htpqdD8P85fZ2WsW8 o resultado será divulgado dia 16/01/2023 nas redes sociais do MAC-CE.

 

Ciclo de conversas "A arte assentada nos territórios da memória", com Eliana Amorim

Dia 26, às 19h, online no Google Meet. Acesso Gratuito. Livre. 

 

Performance OCUPA-AÇÃO: Corpa Preta. Performance 2 "Espetáculo Midiático: Segregação, Sutil e Sublime Apartheid", com Jeff Santos - parte da programação de performances da exposição "Reflorestamento"

Dia 28, às 17h, no MAC-CE. Acesso Gratuito. Livre. 20 min.
 

O espetáculo midiático brasileiro tem atenuado e reforçado o imaginário do branco quanto aos lugares subalternizados que exercem dentro da discussão necropolítica e segurança pública brasileira, que estes endereços com densidade negra são lugares que possuem licença para matar. A Performance Arte foi pensada como protesto contra instituições públicas e privadas que contribuem com a espetacularização das corpas assoladas pela violência institucionalizada.

 

 

Leituras Críticas

 

Dia 29, às 16h, no MAC-CE. Acesso Gratuito. Livre. Duração: 60 min.
 

Realização do Núcleo Educativo MAC-CE, a ação objetiva criar interlocuções entre obras das exposições em cartaz com obras que fazem parte do Acervo do museu. Em janeiro, os educadores Eduardo Moreira, Gi Monteiro e Rafael Aires adentram ao núcleo Alianças Intergalácticas, que faz parte da exposição Reflorestamento, para suscitar questões a respeito das obras em cartaz em um formato de roda de conversa com o público.

 

 

PARCEIROS