PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
O que ver no DragãoMuseu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
 
 
 
Estrutura

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará recebe obras de grandes artistas locais, nacionais e internacionais. O MAC conta com trezes salas climatizadas e equipadas com câmeras de segurança. Todos as salas são equipadas com termostato para controle de temperatura e umidade relativa do ar, tudo dentro dos padrões internacionais exigidos pela nova museologia. O sistema de iluminação - projetado pelo designer Peter Gasper, foi elaborado com equipamentos e padrões técnicos atualizados segundo normas luminotécnicas. Algumas exposições do MAC também podem ser visualizadas na parte de fora do museu, como viabiliza o projeto Painel Giratório, que convida artistas para delinear peças na rampa giratória do Centro Dragão do Mar.


MAC Educativo

     A proposta do programa educativo é atuar por meio de estímulos capazes de estabelecer diálogos com os visitantes, tendo como ponto de partida sua percepção, e leitura das obras, para a apreensão e construção de significados e representações possíveis. A ação educativa é composta por dez (10) arte-educadores, estudantes de graduação em diversas áreas: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Letras, Design e etc. Visando a interdisciplinaridade nas mediações e atividades educativas abrangendo diversos campos do conhecimento. Os educadores possuem experiência em mediação, realização de oficinas de criação e planejamento da ação educativa, atuando no Museu de Arte contemporânea do Ceará que a cada bloco de exposições oferece um processo formativo. A formação de educadores compreende diversas áreas a serem desenvolvidos: Educação Museal, Pesquisa sobre Artistas, Encontro com os curadores, Pesquisa Histórica, Acessibilidade e Museu e escola. Entre os projetos desenvolvidos estão; Museu Acessível, com foco na formação em acessibilidade para atendimento ao público com deficiência; Museu em fluxo, traz questões pertinentes às obras da exposição na instituição e no Museu; Meu Museu, trabalha com oficinas de criação vinculadas ao teor das obras com objetivo de aproximar o visitante da obra de arte transmitindo de maneira lúdica conceitos da arte e do artista em questão; Bebê Dadá, estimula a criatividade, por meio de atividades sensoriais relacionadas às obras expostas para bebês de 6 a 24 meses; e Formação de Funcionários, apresenta as atividades técnicas do museu e avança para discutir questões relacionadas à recepção de público, ao patrimônio e à função social do museu. 
Para saber mais entre em contato no e-mail educativo.mac@idm.org.br ou pelo telefone (85) 3488.8622. 


Acervo

     O MAC intensificou sua campanha de ampliação do acervo, coletando doações e adquirindo peças significativas. Atualmente, conta com mais de mil obras em seu acervo, permitindo, além de pesquisas, a realização de exposições temáticas. As peças são de autoria de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros. Também estão sob a guarda do MAC peças da Pinacoteca do Estado e do acervo do pintor Antônio Bandeira.
     Profissionais especializados realizam todo um trabalho de acondicionamento, manutenção preventiva e curativa, embalagem e desembalagem de obras em trânsito e documentação de cada peça. Isto confere ao MAC grande importância nacional.
 

Informações técnicas e acessos:

Área total de 700m²
Treze salões são equipados com sistemas de iluminação, som e segurança.
Climatização - 13 máquinas Split de 7,5 TR sendo 10 com controle de umidade regulada na faixa de 45% a 60% de UR (Unidade relativa do ar) e mais uma máquina Split de 5 TR.
Reserva Técnica - 350m² de área total. É equipada com 04 máquinas SELF de 7,5 TR com controle de umidade para a faixa de 45% a 60% UR (umidade relativa do ar). 
O acesso ao MAC pode ser feito pela entrada principal do Dragão do Mar (Avenida Castelo Branco), pela passarela vermelha ou pelo elevador panorâmico.
 
 
Horário de funcionamento
Visitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
Acesso gratuito e livre. 

Informações: 85.3488.8624 
 
Agendamento 
O agendamento de grupos para os museus do CDMAC pode ser feito de segunda a sexta, das 10h às 16h pelo e-mail agendamentosmuseus.cdmac@idm.org.br
Informações: 85.3488.8621 
 
EM CARTAZ



 
Aberta no dia 23 de setembro de 2023, "Terra de Gigantes", com curadoria de Daniel Lima, é uma exposição na fronteira entre vídeo-instalação, teatro e cinema. Com uma perspectiva afroameríndia, a exposição divide-se em cenas interativas que apresentam performances, entrevistas e criações audiovisuais, com trabalhos de Katú Mirim, Daiara Tukano, Jota Mombaça, Coletivo Legítima Defesa, Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa. Um passeio no escuro em que o espectador ativa, através de sensores óticos, diferentes cenas. 

Terra de Gigantes nasce das memórias dos parques temáticos: trem fantasma, labirinto de espelhos, montanhas e rodas. Um jogo em que o público é reduzido ou ampliado diante de projeções em diferentes escalas. Um percurso por luzes e vislumbres fantásticos. O universo único espreitando... uma zona autônoma temporária. Entre a vídeo-instalação, teatro e cinema, terra de gigantes é um mundo instaurado pelos dispositivos mágicos e premonitórios da tecnologia. mapping, interatividade de sensores e projeções holográficas... O entretenimento em sua forma viva e crítica. Metalinguagem, sonho e fantasia. aqui o campo referencial indígena e quilombola anuncia uma fonte mitológica afroameríndia contemporânea. entre seres e criaturas fantasmagóricas, anunciamos outro mundo possível. nós mesmos como gigantes! Seres imaginários que brotam como resistência ao nosso contexto protofascista; do controle e da opressão; da violência maiúscula; do fogo e do sangue gritantes. o futuro bloqueado versus o relance da luz que resiste. entre vagalumes, ouvimos as histórias de povos ancestrais inventados e criados no desespero da aparição da força terrosa afro-indígena. 

Saiba mais sobre a exposição
 

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO

Ação formativa
 

Bordado em Fotografia

     No dia 20 (quarta-feira), das 14h às 17h, na Varanda dos Museus, acontece a oficina "Tecendo Memórias - Bordado em Fotografia" com Letícia Cacau. A partir de fotografias trazidas pelos participantes, serão lançados olhares e reflexões sobre ancestralidade, memória e afetos, tecendo bordados que ornamentem essas imagens. Serão ofertadas 30 vagas para pessoas com idade a partir de 14 anos. A oficina é gratuita mediante inscrição através do link bit.ly/tecendomemoriasmacce, entre os dias 4 e 15 de dezembro. 

 

Oportunidade
 
     O MAC abre seleção para vaga de estágio remunerado em arte educação museal. Estudantes de licenciatura, preferencialmente dos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Teatro, Dança ou Música, poderão se inscrever até o dia 22 de dezembro de 2023 (às 17h), via formulário bit.ly/inscriçãoestágiomacce. As pessoas candidatas deverão estar regularmente matriculadas, cursando entre o 2º e o 6º semestre e ter disponibilidade de 30 (trinta) horas semanais sendo 5 (cinco) horas diárias, de terça-feira a domingo, para o exercício das atividades do estágio nos períodos matutino (de 9h às 14h) ou vespertino (13h às 18h). 

     As pessoas selecionados deverão desenvolver ações relativas à mediação, tais como visitas orientadas, oficinas educativas e encontros pedagógicos e receberão bolsa educacional mensal no valor de R$ 870,00. O edital completo pode ser acessado no link: bit.ly/editalestágioremunerado. 

 

CRONOGRAMA
 

Inscrições: de 30 de outubro a 22 de dezembro de 2023 (até 17h)
1ª fase - Divulgação dos classificados para a próxima fase: 8 de janeiro 2024
2ª Fase - Convocação para as entrevistas: 8 a 12 de janeiro de 2024
3ª fase - Entrevistas presenciais: 15, 16 e 17 de janeiro de 2024
4ª fase - Divulgação do resultado final: 22 de janeiro de 2024
Entrega de documentação dos candidatos selecionados para início imediato: 26 de Janeiro de 2024

 

     Os resultados de cada fase serão publicados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) e no perfil do MAC-CE no Instagram (instagram.com/macdragao/). Dúvidas poderão ser encaminhadas pelo e-mail educativo.mac@idm.org.br. 

PARCEIROS