PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
O que ver no DragãoMuseu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
 
 
 
Estrutura

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará recebe obras de grandes artistas locais, nacionais e internacionais. O MAC conta com trezes salas climatizadas e equipadas com câmeras de segurança. Todos as salas são equipadas com termostato para controle de temperatura e umidade relativa do ar, tudo dentro dos padrões internacionais exigidos pela nova museologia. O sistema de iluminação - projetado pelo designer Peter Gasper, foi elaborado com equipamentos e padrões técnicos atualizados segundo normas luminotécnicas. Algumas exposições do MAC também podem ser visualizadas na parte de fora do museu, como viabiliza o projeto Painel Giratório, que convida artistas para delinear peças na rampa giratória do Centro Dragão do Mar.


MAC Educativo

     A proposta do programa educativo é atuar por meio de estímulos capazes de estabelecer diálogos com os visitantes, tendo como ponto de partida sua percepção, e leitura das obras, para a apreensão e construção de significados e representações possíveis. A ação educativa é composta por dez (10) arte-educadores, estudantes de graduação em diversas áreas: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Letras, Design e etc. Visando a interdisciplinaridade nas mediações e atividades educativas abrangendo diversos campos do conhecimento. Os educadores possuem experiência em mediação, realização de oficinas de criação e planejamento da ação educativa, atuando no Museu de Arte contemporânea do Ceará que a cada bloco de exposições oferece um processo formativo. A formação de educadores compreende diversas áreas a serem desenvolvidos: Educação Museal, Pesquisa sobre Artistas, Encontro com os curadores, Pesquisa Histórica, Acessibilidade e Museu e escola. Entre os projetos desenvolvidos estão; Museu Acessível, com foco na formação em acessibilidade para atendimento ao público com deficiência; Museu em fluxo, traz questões pertinentes às obras da exposição na instituição e no Museu; Meu Museu, trabalha com oficinas de criação vinculadas ao teor das obras com objetivo de aproximar o visitante da obra de arte transmitindo de maneira lúdica conceitos da arte e do artista em questão; Bebê Dadá, estimula a criatividade, por meio de atividades sensoriais relacionadas às obras expostas para bebês de 6 a 24 meses; e Formação de Funcionários, apresenta as atividades técnicas do museu e avança para discutir questões relacionadas à recepção de público, ao patrimônio e à função social do museu. 
Para saber mais entre em contato no e-mail educativo.mac@idm.org.br ou pelo telefone (85) 3488.8622. 


Acervo

     O MAC intensificou sua campanha de ampliação do acervo, coletando doações e adquirindo peças significativas. Atualmente, conta com mais de mil obras em seu acervo, permitindo, além de pesquisas, a realização de exposições temáticas. As peças são de autoria de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros. Também estão sob a guarda do MAC peças da Pinacoteca do Estado e do acervo do pintor Antônio Bandeira.
     Profissionais especializados realizam todo um trabalho de acondicionamento, manutenção preventiva e curativa, embalagem e desembalagem de obras em trânsito e documentação de cada peça. Isto confere ao MAC grande importância nacional.
 

Informações técnicas e acessos:

Área total de 700m²
Treze salões são equipados com sistemas de iluminação, som e segurança.
Climatização - 13 máquinas Split de 7,5 TR sendo 10 com controle de umidade regulada na faixa de 45% a 60% de UR (Unidade relativa do ar) e mais uma máquina Split de 5 TR.
Reserva Técnica - 350m² de área total. É equipada com 04 máquinas SELF de 7,5 TR com controle de umidade para a faixa de 45% a 60% UR (umidade relativa do ar). 
O acesso ao MAC pode ser feito pela entrada principal do Dragão do Mar (Avenida Castelo Branco), pela passarela vermelha ou pelo elevador panorâmico.
 
 
Horário de funcionamento
Visitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
Acesso gratuito e livre. 

Informações: 85.3488.8624 
 
Agendamento 
O agendamento de grupos para os museus do CDMAC pode ser feito de segunda a sexta, das 10h às 16h pelo e-mail agendamentosmuseus.cdmac@idm.org.br
Informações: 85.3488.8621 
 
 

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

 

     Tem início no dia 9 de março (sábado), no MAC-CE, a  Mostra Coletiva Cena Ocupa 2024, composta por quatro projetos de diversos artistas, entre individuais e coletivas, selecionados na convocatória Cena Ocupa. Integram a Mostra: "Cansanção em Flor", do coletivo de artistas, com curadoria de Eliana Amorim e Maria Macêdo; "Trava Peste: Linda Quanto Sol", da artista Isadora Ravena, com curadoria de Lucas Dilacerda; "Escuta Sensível das Plantas", de Luz Vedra, com curadoria de Lucas Dilacerda.
        A partir de 21 de março (quinta-feira), o MAC-CE abre a quarta e última exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras Pela Liberdade", sendo uma parceria com o Museu do Ceará.

 

Ações Educativas

[Performance] Prolifera Protocolo Peste

  No dia 6 (quarta-feira), às 16h , no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Isadora Ravena apresenta a ação "Prolifera Protocolo Peste", com a presença de Jota Mombaça.  O projeto desvela uma travestilidade indissociável das ecologias do sertão, tais como a procissão, a migração, a terra, a rachadura, os bichos, os chifres, os galhos, o sol e a lua. 

 

Dia 6 (quarta-feira), às 16h , no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Limite de 30 pessoas por ordem de chegada. 18 anos. Acessível em Libras.

 

[Performance] São Sebastiana das Bixas - A evangelização 

     No dia 17 (domingo), de 15h00 às 17h30, na área externa do Centro Dragão do Mar, Filipe Alves apresenta "São Sebastiana das Bixas - A evangelização", a segunda performance da série de performance intitulada: "Divindade Bixa". Neste trabalho, os performers tem por objetivo imaginar coletivamente uma congregação bixa, onde a divindade que lhes representa não precisa estar relacionada às divindades heterocisnormativas que historicamente foram impostas pelo cristianismo. São Sebastiana das Bixas é um exercício imaginativo de pensar e afirmar a possibilidade de divindade para corpos bixas, ao passo que exercita desnormatizar uma religiosidade que historicamente matou e violentou muitos e muitas ao longo da história. 

Dia 17 (domingo), de 15h00 às 17h30, na área externa do Centro Dragão do Mar. Gratuito. Livre.

 

[Performance]  "Disfagia de Suindara", com Georgia Vitrilis
Cena Ocupa / Entre Performance


     No dia 24 (domingo), Georgia Vitrilis apresenta a performance "Disfagia de Suindara", trabalho que se aprofunda no emergir de uma aparição sobre o fim como um campo próspero. Uma travesti imensa, cordas, pencas de bananas, um grito polifônico amplificado; imagens atritadas intentam um deslocamento de imaginários e linguagens, como os tão absurdos "Freak Shows" circenses como "Monga, a mulher-gorila" se tensionam com a indústria pornográfica, com a lenda da rasga-mortalha (Suindara) e seu canto de morte e com o fetiche do olhar sobre os corpos abjetos.

 

Dia 24 (domingo), às 18h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE). Acesso gratuito. 45min. 16 anos.

 

[Visita Mediada] 

     No dia 22 de março (sábado), das 16h00 às 18h00, acontece  uma visita mediada com as curadoras e pesquisadoras Ana Aline Furtado e Cícera Barbosa, o expógrafo Héctor Isaías e artistas Adriana Clemente, Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clebson Francisco e Paula Trojany sobre a construção da exposição "Anas, Simoas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade". 

 

Dia 22 de março (sábado), das 16h00 às 18h00, no Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE). Acesso gratuito.Livre.

 

[Curso] Conservação e Restauração: A Ética em Questão


     Nos dias 26, 27, 28 de março e 6 de abril (terça, quarta e quinta e sábado), a Sala Experimental Educativo MAC-CE recebe o curso "Conservação e Restauração: A Ética em Questão". Ministrado pelo arquiteto, urbanista e professor Frederico Barros, a formação, além de compartilhar sua vasta trajetória e experiências conosco, também abordará temas como conservação, restauração e preservação de algumas das obras de arte da cidade de Fortaleza, a ética aplicada ao patrimônio cultural, a pátina como testemunho histórico e a contemporaneidade como testemunho do presente. A formação é destinada a pessoas maiores de 18 anos e todos os participantes receberão certificado de participação. Inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/cursoconservaçãoerestauromacce.

 

Nos dias 26, 27, 28 de março e 6 de abril (terça, quarta e quinta e sábado), na Sala Experimental Educativo MAC-CE. Gratuito.Inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/cursoconservaçãoerestauromacce.

 

 

 

PARCEIROS