3 OBÁS DE XANGÔ (Brasil, 2024)
Direção: Sérgio Machado // 77 min. // 14 anos // Gullane
Sinopse: O documentário retrata a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.
A PRAIA DO FIM DO MUNDO (Brasil, 2021)
Direção: Petrus Cariry // 88 min. // 12 anos // Sereia Filmes
Sinopse: Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.
O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025)
Direção: Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.
SUÇUARANA (Brasil, 2024)
Direção: Clarissa Campolina e Sérgio Borges // 84 min. // 12 anos // Embaúba
Sinopse: Dora atravessa uma paisagem devastada pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Guiada por um misterioso cachorro, ela encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura.
SEU CAVALCANTI (2002) - [ESTREIA]
Direção: Leonardo Lacca // 78 min. // 12 anos // Cajuína
Sinopse: Seu Cavalcanti tem noventa e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de enfrentar uma contrariedade que o desafia profundamente, embarcamos na sua aventura em busca de reconquistar sua independência e seu prestígio na sociedade.
GHIBLI FEST - MEUS VIZINHOS OS YAMADAS
Direção: Isao Takahata // 104 min. // 10 anos
Sinopse: Acompanhe as aventuras da excêntrica família Yamada - do hilário ao emocionante - brilhantemente apresentadas em um estilo único de tirinhas visualmente marcante. Takashi Yamada e sua esposa maluca Matsuko, que não tem talento para os afazeres domésticos, navegam pelos altos e baixos do trabalho, casamento e vida familiar com uma avó de língua afiada que vive com eles, um filho adolescente que deseja ter pais mais descolados e uma filha irritante cuja voz alta é incomum para alguém tão pequena. Até o cachorro da família tem problemas!
JEANNE DIELMAN, 23, QUAI DU COMMERCE, 1080 BRUXELLES (Bélgica/França, 1975)
Direção: Chantal Akerman // 193 min. // 14 anos // Filmicca
Sinopse: Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.
DORMIR DE OLHOS ABERTOS (Argentina/Brasil/Alemanha/Taiwan, 2024)
Direção: Nele Wohlatz // 98 min. // 18 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Uma cidade de praia no Brasil. Fu Ang, Kai e Xiaoxin quase não se encontram nessa comédia sutil de mal entendidos. Mas ao longo de um verão longo e quente, relações delicadas são formadas entre eles, como ilhas em águas infestadas por tubarões.
CAMERATA DE CORDAS DA UFC
Abertura da Retrospectiva Studio Ghibli com apresentação de Camerata de Cordas da UFC na Arena Dragão do Mar.
DA COLINA KOKURIKO (2011)
Direção: Hayao Miyazaki // 92 min. // Livre
Sinopse: Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.
O CASTELO ANIMADO (2004)
Direção: Hayao Miyazaki // 119 min. // Livre
Sinopse: Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no castelo animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.
LUIZ GONZAGA - LÉGUA TIRANA (Brasil, 2025) - Estreia
Direção: Diogo Fontes e Marcos Carvalho // 113 min. // 12 anos // O2
Sinopse: Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.
MEU AMIGO TOTORO
Direção: Hayao Miyazaki // 86 min. // Livre
Sinopse: Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.
FORTALEZA LIBERTA (2025)
Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro // 16 min. // Livre
Sinopse: Ao retratar o dia da abolição da escravatura em Fortaleza, em 1883, o quadro "Fortaleza Liberta" perpetua uma narrativa de apagamentos. A partir de múltiplos olhares para a imagem, o filme reflete sobre quem está dentro e fora do quadro e da História.
VERMELHO DE BOLINHAS (2024)
Direção: Joedson Kelvin e Renata Fortes // 19 min. // Livre
Sinopse: Vermelho de Bolinhas aborda aspectos de complexidade em torno da construção da imagem de Benigna Cardoso, jovem sertaneja vítima de feminicídio no interior do Ceará, em 1941.
FAÍSCA (2025)
Direção: Bárbara Matias Kariri // 12 min. // Livre
Sinopse: O desaparecimento das onças do território provoca uma desolação nas pessoas da comunidade. Mulheres de gerações diferentes se encontram diante desse conflito, que requer descobrir segredos antigos para o retorno das onças antes que todas as pessoas também desapareçam.
VERBO SER (2025)
Direção: Nivia Uchôa // 76 min. // Livre
Sinopse: Acompanhamos ativistas feministas no Cariri cearense, no Nordeste do Brasil, que, por meio de relatos pessoais e histórias de resistência, trazem à tona a urgência da luta contra os feminicídios, enquanto refletem sobre o impacto cultural e social do patriarcado nas vidas das mulheres.
PONYO: UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR (2008)
Direção: Hayao Miyazaki // 101 min. // Livre
Sinopse: Um garoto de 5 anos chamado Sosuke fica amigo de uma princesa peixinho-dourado chamada Ponyo, que quer desesperadamente virar humana.
SECUNDÁRIA (2025)
Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena // 16 min. // 12 anos
Sinopse: Diana é uma atriz que está passando por um longo processo de casting para um filme. A vida real e a interação com suas amigas a faz questionar o que ela está deixando de legado nesse mundo.
LÍMITE (2024)
Direção: Lucas Melo e Thamires Coimbra // 13 min. // 12 anos
Sinopse: Uma pessoa misteriosa surge numa rodovia vazia e adentra um edifício abandonado. Apesar de sua aparência comum, o local abriga um universo absurdo. Qual o limite para o silêncio? Filmado inteiramente por um iPhone 14 Pro, o curta intersecciona dependência química e experiências LGBTQIAPN+, passeando entre o surrealismo e terror na estética de espaços limiares.
RESUMO DA ÓPERA (2025)
Direção: Honório Félix e Breno de Lacerda // 92 min. // 14 anos
Sinopse: Guiados por um messias, cosmonautas dominam um planeta, transformando seus habitantes originais em operários de sua obra: a construção de uma nação. Mas Ning, uma consciência coletiva de revolta, surge, trazendo a iminência de uma greve geral.
NA PELEJA (2024)
Direção: Victor Furtado // 20 min. // Livre
Sinopse: Ele inventou mais um palhaço? Raimundo Novato é um falso argentino que sonha em viver de arte enquanto a peleja bate à porta de sua família
O MEDO TÁ FODA (2024)
Direção: Esaú Pereira // 16 min. // 10 anos
Sinopse: Em um deserto ensolarado, Revo faz uma ação que pode lhe trazer problemas que vão além de suas incertezas pessoais. Entre pedaladas e uma névoa misteriosa, nessa jornada de fuga, o protagonista conhece pessoas com conselhos essenciais para superar seu medo.
CENTRO ILUSÃO (2024)
Direção: Pedro Diogenes // 85 min. // 12 anos
Sinopse: Dois músicos, de gerações diferentes, se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música de Fortaleza. Tuca se sente frustrado com sua carreira. Kaio é aspirante a artista e sonha fazer sucesso com suas próprias composições. Eles tentam vaga nesse importante laboratório e jogam suas esperanças e sonhos na possibilidade de serem aprovados.
SUSSURROS DO CORAÇÃO (1995)
Direção: Yoshifumi Kondô // 111 min. // Livre
Sinopse: Shizuku é uma estudante que sonha em ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que ela pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.
ACASO REVISITADO (2025)
Direção: Felipe Camilo // 12 min. // Livre
Sinopse: Um fotógrafo em crise repassa fotografias feitas em parceria com afetos e desafetos ao longo de sete anos. O monólogo se direciona ao seu relacionamento mais duradouro no período: o convívio romântico que desenvolve com sua velha câmera. O fotofilme ensaia um quê de filme-carta, enquanto o narrador tem epifanias inesperadas sobre cidades, corpos, carnavais.
NA ESTAÇÃO DAS MANGAS, ELA ALIMENTA O BAIRRO INTEIRO (2025)
Direção: Carlos Dias Oliveira, Lino Fly, Tiago Coutinho e Yan Tavares // 8 min. // Livre
Sinopse: A partir de fotografias de acervos pessoais, memórias, lembranças e arquivos se misturam e constroem uma ficção experimental. A narrativa desta obra é composta por múltiplas vozes que evocam sensações nostálgicas da infância e da adolescência.
BOM FIM (2024)
Direção: Rafael Vilarouca // 84 min. // Livre
Sinopse: Em Icó, cidade localizada no centro-sul do Ceará, a festa centenária em louvor ao Senhor do Bonfim acontece anualmente entre dezembro e janeiro, cujo ápice é o cortejo de bombas em louvor ao Cristo Crucificado. Na cidade, as tradições estão cercadas por simbolismos e ambiguidades, personagens cujas histórias encontram-se no limiar entre ficção e realidade.
POM POKO: A GRANDE BATALHA DOS GUAXININS (1994)
Direção: Isao Takahata // 119 min. // 10 anos
Sinopse: Os guaxinins das colinas de Tama estão sendo expulsos de suas casas pelo rápido desenvolvimento de casas e shoppings. À medida que fica mais difícil encontrar comida e abrigo, eles decidem se unir e revidar. Eles praticam e aperfeiçoam a antiga arte de transformação até que possam aparecer como humanos. De maneiras muitas vezes hilárias, os guaxinins usam seus poderes para tentar assustar o avanço da civilização. Mas será o suficiente? Ou os guaxinins aprenderão a viver em equilíbrio com o mundo moderno?