NEIRUD (Brasil, 2023)
Direção: Fernanda Faya // 72 min. // 10 anos // Descoloniza
Sinopse: Neirud morreu sem deixar vestígios de seu passado. Confrontando segredos de família, a cineasta reconstrói a vida de sua enigmática tia, que foi lutadora circense em uma trupe feminina clandestina nos anos 60 e descobre uma história de amor que transformará o papel de Neirud em sua própria família.
C.I.C. - CENTRAL DE INTELIGÊNCIA CEARENSE (Brasil, 2025)
Direção: Halder Gomes // 101 min. // 14 anos // Paris Filmes
Sinopse: Wanderley, conhecido como Agente Karkará, é um agente secreto brasileiro que combate os criminosos mais perigosos do mundo representando a C.I.C. - Central de Inteligência Cearense.
A mostra reúne três mini documentários sobre a metodologia de dança aquática Aqua Move, quatro videodanças e um curta de dança, todos produzidos por Ana Mundim. Os filmes abordam o corpo como natureza e discutem abordagens ecológicas a partir do movimento. O evento compõe a programação do Seminário Entre Afluentes, Marés e Correntezas: O Pulso das Águas no Movimento do Corpo, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço em parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Cinema Dragão do Mar. O Seminário é uma ação vinculada à exposição Aquilo que habita em mim.
O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025)
Direção: Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.
NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE (Brasil, 2023)
Direção: Sandra Kogut // 105 min. // 12 anos // O2
Sinopse: Acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023.
LUIZ GONZAGA - LÉGUA TIRANA (Brasil, 2025) - Estreia
Direção: Diogo Fontes e Marcos Carvalho // 113 min. // 12 anos // O2
Sinopse: Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.
CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRAZIL (Brasil, 1995/2025)
Direção: Carla Camurati // 100 min. // 12 anos // Copacabana Filmes
Sinopse: A infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida a D. João VI aos 10 anos de idade. Obrigada a partir para Portugal, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu "prometido" príncipe. Com a morte de D. José, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia: o Brasil
O For Rainbow exibe uma média de 60 horas de filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos entre 06 mostras audiovisuais: Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Longa e Curta-Metragem, Mostra Feminino Plural, com filmes realizados por diretoras mulheres cis e trans, Mostra Educativa Virtual para 750 escolas públicas do sistema de educação à distância do Ceará, com alcance para 350 mil aluno/as, Mostra Duplo Orgulho com filmes produzidos por e sobre LGBTI+ de comunidades tradicionais, Mostra de Filmes Cearenses e Mostra de Filmes Convidados.
AMORES MATERIALISTAS (Filândia/EUA, 2025)
Direção: Celine Song // 109 min. // 14 anos // Sony
App acessibilidade: MovieReading
Sinopse: Os negócios de uma casamenteira de Nova York se complicam quando ela se envolve em um triângulo amoroso com seu ex-namorado ator, que ganha a vida como garçom, e um novo pretendente ricaço.
INTERESTELAR (EUA/Reino Unido, 2014/2025) - Relançamento
Direção: Christopher Nolan // 129 min. // 10 anos // Warner/Universal
Sinopse: Diante da escassez de recursos naturais na Terra, um grupo de exploradores faz uso de um buraco negro recém-descoberto para superar as limitações da viagem espacial tradicional e conquistar grandes distâncias, buscando um possível novo lar para a humanidade.