PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
InstitucionalQuem somos

O Centro Dragão do Mar

 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. O Centro Dragão do Mar está situado num dos mais boêmios bairros de Fortaleza, a Praia de Iracema. São 14,5 mil metros quadrados de área construída para vivenciar a arte e a cultura, visitando exposições no Museu da Cultura Cearense, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e na Multigaleria; se encantando com espetáculos cênicos, no Teatro Dragão do Mar, no Espaço Rogaciano Leite Filho e na Arena Dragão do Mar; assistindo a grandes filmes no Cinema do Dragão; desbravando o Universo no Planetário Rubens de Azevedo; e, ainda, curtindo shows locais, nacionais e internacionais, no Anfiteatro Sérgio Motta, no Auditório e na Praça Verde.

 

 

Cerca de 90% da programação do Centro Dragão do Mar tem acesso gratuito ou preços simbólicos, com o objetivo de formar plateia nas diversas linguagens artísticas. Essa programação reúne, de terça a domingo, apresentações em Circo, Teatro, Dança, Literatura, Fotografia, Performance, Música, Cinema e Pontos de Cultura. Oferecendo opções de arte e cultura para cearenses e turistas, além da programação composta por eventos de produtores locais e nacionais.

 

23 anos de história

 

A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Inaugurado em 28 de abril de 1999, na antiga área portuária da Praia de Iracema, o Dragão do Mar possui hoje em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato, teatros e outros centros de formação e cultura, como a Caixa Cultural, o Porto Dragão e a Escola Porto Iracema das Artes.

 

Espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura, o Centro Dragão do Mar foi idealizado, em 1993, pelo então secretário da Cultura do Ceará, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e o então governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes.

 

 

PARCEIROS