ATENÇÃO!

O Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura encontra-se em manutenção preventiva. Todas as sessões dentro do equipamento estão temporariamente suspensas.

O Dragão do Mar agradece a compreensão.

.............................................................................................................................................................

O Planetário Rubens de Azevedo fortalece as atividades turístico-educacionais do Ceará


Foto: Marina Cavalcante

Localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, o Planetário Rubens de Azevedo está entre os mais modernos do País. Com capacidade para 80 pessoas, o Planetário permite uma fantástica visão dos astros com imagens com qualidade digital. Conta com a avançada tecnologia Zeiss, equipamento de fabricação alemã que reproduz o céu com excelente fidelidade e simula fenômenos astronômicos.

Com poltronas distribuídas em círculo, o Planetário reserva momentos de pura emoção, além de abrir portas para o mundo da informação, ciência e arte e cultura, fortalecendo as atividades turístico-educacionais do Estado.

 


Planetário Rubens de Azevedo

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Sessões do Planetário Ingressos: R$ 8,00 / 4,00

O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min. .

A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial. Tempos depois, um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11. 40min.

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

 Quinta a sexta-feira
18h O ABC do Sistema Solar
19h Explorando o Universo
20h Origens da Vida

 

 Sábado, domingo e feriados
17h O ABC do Sistema Solar
18h Explorando o Universo
19h A Conquista do Espaço
20h Origens da Vida

 

Noite das Estrelas
Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes.
Dias 8 e 9 de fevereiro, às 19h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito.



Homenagem a Rubens de Azevedo


O Planetário foi batizado com o nome do astrônomo cearense que criou, em 1947, a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA). No ano seguinte, 1948, Rubens de Azevedo fundou o primeiro observatório popular brasileiro, o Observatório Popular Flammarion, e a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. Foi responsável por criar associações e clubes de Astronomia e de observatórios e planetários no Brasil, além de ter sido o precursor na luta pela implantação de um planetário no Ceará.

Entre outras contribuições, Rubens desenhou o Primeiro Mapa Lunar Brasileiro, com 80 cm, que se encontra exposto no Museu Nacional de Astronomia. Também descobriu uma vale lunar durante um eclipse lunar, cuja existência fora confirmada por astrônomos, que sugeriram à União Astronômica Nacional a atribuição do nome "Vale Azevedo".

Foi professor de Selenografia na Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, e professor de Geografia Astronômica na Universidade Estadual do Ceará.

Nascido em 30 de Outubro de 1921 na cidade de Fortaleza, Rubens de Azevedo é autor dos livros “Selene, a lua ao alcance de todos”, “Lua degrau para o infinito”, “No mundo da Estelândia”, “Na era da Astronáutica”, “Lenda feita de pedra”, “O cometa de Halley e a Bandeira Nacional”.
O professor Rubens de Azevedo morreu em janeiro de 2008, aos 86 anos.

Informações técnicas e acessos:


 O Planetário Rubens de Azevedo é dotado de um projetor Zeiss Skymaster ZKP4 - Space Gate Quinto, com Power Dome, produzido pela empresa alemã Carl Zeiss Jena, inventora do planetário e que há mais de 70 anos detém a tecnologia dos melhores planetários do mundo.

 É equipado com fontes de vídeo, mesa de som de alta performance, sistema de som acústico que direciona o som por toda a cúpula hemisférica.

 É coberto por uma cúpula de 11 metros de diâmetro abrangendo uma área de 78,5 m².

 O Planetário está localizado no piso superior do CDMAC, ao lado do Anfiteatro.

 O Dragão do Mar possui diferentes acessos ao Planetário, como escadas, rampas e elevadores.

 A bilheteria fica no Espaço Mix.

Outras informações e agendamento de grupos: http://www.dragaodomar.org.br/planetario
Telefone: 85.3488.8639

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608