O MELHOR DO ANO COMEÇA AQUI!

Dragão do Mar apresenta uma super programação para agitar a cidade em janeiro e fevereiro

Receber 2017 com cultura de qualidade, vivenciar a arte e se divertir numa verdadeira festa de retrospectivas e de expectativas. Esse é o convite que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um dos principais cartões-postais do Ceará, faz aos moradores e turistas que ocupam Fortaleza. O “Férias no Dragão – Ceará em Alta” acontece de 6 de janeiro a 18 de fevereiro, reunindo atrações de música, teatro, dança, cinema e artes visuais, com apresentações em sua maioria gratuitas, realizadas nos vários espaços do Dragão do Mar.


Nação Zumbi apresenta Afrociberdelia, no dia 27 de janeiro

O “Férias no Dragão – Ceará em Alta” promete agitar a capital. Serão mais de 20 atrações de teatro e espetáculos de dança, entre elas, grandes estreias da produção cearense, muitas das quais gestadas nos Laboratórios de Pesquisa Teatral e Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Na música, serão dezenas de shows e encontros artísticos, com 11 lançamentos de trabalhos de músicos do Ceará e duas atrações nacionais: Di Melo (19/1) e Nação Zumbi (27/1), homenageando os vinte anos do álbum “Afrociberdelia”.


Exposição do pintor cearense Raimundo Cela abre no MAC-CE

No dia 17 de janeiro, o Dragão abre ainda, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), duas grandes exposições. “Raimundo Cela – Um Mestre Brasileiro” apresenta retrospectiva da trajetória de um dos mais aclamados pintores do Estado, configurando-se como uma exposição essencial para entender a produção contemporânea cearense. O MAC-CE recebe ainda a mostra do Itaú Cultural “A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira”, que reúne 123 obras, produzidas de 1930 a 2014, de autoria de 36 artistas, como os emblemáticos Alcir Lacerda, Gilvan Barreto, Luiz Braga e o cearense Márcio Távora.


Cinema do Dragão-Fundação exibe mais de 80 filmes em mostra

O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, por sua vez, realiza, de 12 a 25 de janeiro, a 3ª edição da Mostra Retrospectiva 2016/ Expectativa 2017, com 85 filmes, oficinas gratuitas, lançamento de livro e debates com os realizadores. As Férias no Dragão vêm temperadas também por tradicionais programas do centro cultural, como o "Brincando e Pintando no Dragão do Mar", "Fuxico no Dragão"e "Planeta Hip Hop".

TEATRO


Ricardo Guilherme exalta a poesia de Belchior em espetáculo

O teatro adulto, infantil, de animação e de rua invadem os palcos do Centro Dragão do Mar com espetáculos inéditos e obras que já são sucesso de público e crítica. Para quem está com saudade do querido Belchior, Ricardo Guilherme promete nos emocionar com o espetáculo “De olhos abertos lhe direi”. Destaque ainda para os espetáculos teatrais "Os Tamboretes”, "Orlando” e “O Cantil”. A programação infantil será sempre aos domingos, com variados espetáculos: “Quatro patas”, “Brincadeiras Perdidas”, e “D. Menina”, esta a primeira e única montagem teatral cearense para bebês a partir de 6 meses.

 

LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO


Imaginário Criador surgiu de projeto da Trupe Motim de Teatro no Porto Iracema das Artes

Outro destaque do "Férias no Dragão – Ceará em Alta" são os espetáculos cujos projetos foram gestados nos Laboratórios de Pesquisa Teatral e Dança da Escola Porto Iracema das Artes, ligada ao Instituto Dragão do Mar: "Ibirapema, o forró que eu faltei", da Omì Cia de Dança; estreia de “Trans-Ohno”, do Coletivo As Travestidas; "Imaginário Criador", da Trupe Motim de Teatro; e a estreia de "Asja Lacis, já não me escreve", do Grupo Terceiro Corpo.

 

DANÇA


Silvia Moura apresenta seu mais novo espetáculo A Dança Nossa de Cada Dia

A dança também marca presença, serão 12 espetáculos. O projeto recebe, por exemplo, a narrativa corporal de “Manchaaa”, com o trabalho ousado de Henrique Castro, Felipe Araújo e Thomas Sanderson, além das montagens “Vel_Cru”, do Centro Coreográfico Leandro Netto, e “Prelúdios para danças caboclas”, da Cia. Balé Baião. Reconhecida na cidade e sucesso de público, Silvia Moura apresenta seu novo trabalho, “A dança nossa de cada dia”. Tem ainda as encenações experimentais da Inquieta Cia, com o espetáculo "Pra Frente o Pior". Os grupos são oriundos de Fortaleza, Itapipoca e Paracuru.

 

MÚSICA


Soledad lança primeiro disco da carreira, no dia 29 de janeiro

A programação está repleta de talentos cearenses com lançamentos musicais. Abrindo as Férias no Dragão, no dia 6 de janeiro, Jonnatan Doll e os Garotos Solventes lançaram o disco “Crocodilo”, às 20h, no Anfiteatro. No mesmo fim de semana, teve ainda apresentação de Andread Jó e, nos demais dias, lançamentos dos discos de Daniel Groove, Soledad, Shalon Israel, Laya e Groovytown.

Dos encontros bonitos, as experimentações sonoras de Vitor Colares, Tributo Brasileiríssimos, Lu D´Sosa e a irreverência do Danchá, no single “Nêga”, com a participação especial de Liminha. Referência nacional como produtor musical, ele foi o tutor da banda durante imersão no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Já o Projeto Rivera lançou o single “Ladrilhar”, que também teve projeto de novo álbum desenvolvido do Porto Iracema, assim como Jonnata e Soledad.


Pernambucano Di Melo entoa clássicos e as novas canções de O Imorrível

Para fazer balançar os corações saudosos, no dia 19 de janeiro, tem Di Melo com lançamento em Fortaleza do seu disco, o Imorrível. No dia 27/01, a Praça Verde será palco da banda pernambucana “Nação Zumbi” com o show "Afrociberdelia 20 anos", numa homenagem ao artista Chico Science. Antes, tem ainda Saulo Duarte e a Unidade, lançando o disco “Cine Ruptura”.

 

EXPOSIÇÕES


Leila Diniz para o fotógrafo Evandro Teixeira. Obra estará na mostra A Arte da Lembrança

Além de abrir duas novas exposições no dia 17 de janeiro – “Raimundo Cela – Um Mestre Brasileiro” e “A Arte da Lembrança: a Saudade na Fotografia Brasileira” –, o Dragão tem ainda outras quatro exposições já em cartaz. São elas: “Miolo de Pote”, “Narrativas e Alteridade” e “Vaqueiros”, no Museu da Cultura Cearense; e “Bestiário Nordestino”, na Multigaleria. No total, serão seis exposições, todas gratuitas e abertas ao público. É para ocupar, se encontrar e se encantar com o melhor da arte e da cultura do Ceará.

 

CINEMA


Aquarius é um dos filmes da Mostra Retrospectiva/ Expectativa

De 12 a 25 de janeiro, está sendo realizada a 3ª edição da Mostra Retrospectiva 2016 / Expectativa 2017, no Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco. Serão exibidos 85 filmes, alguns deles seguidos de debates com os realizadores. Entre os filmes da "Retrospectiva 2016", estão Aquarius, Elle, Eu Daniel Blake, Julieta, As Caça Fantasmas. Já a "Expectativa 2017" traz O Ornitólogo, Martirio, A Cidade onde Envelheço, O Auge do Humano e Elon não Acredita na Morte. Em destaque, o lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” com a presença dos escritores. Tem ainda debates temáticos sobre cinema nacional em 2016 e duas oficinas gratuitas.

 

FUXICO NO DRAGÃO

Feirinha reúne vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia aos sábados e domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Para embalar o fim de tarde, djs completam a programação.

 

BRINCANDO E PINTANDO

Com a orientação de monitores, a criançada e família se divertem na Praça Verde aos domingos, das 16 às 19h. O acesso é gratuito e, nas Férias no Dragão, o Brincando e Pintando terá uma edição especial: no dia 14 de janeiro, a partir das 9h, no Pavilhão Atlântico (Poço da Draga). Na programação, apresentações de circos e artistas populares ligados à cultura circense e ações de cidadania para os moradores.

 

PLANETA HIP HOP

A cultura hip hop agita as noites de sábado, às 18h, sob a cúpula do Planetário. Crews de breaking e outras danças do hip hop promovem encontros para batalhas informais, com DJ tocando ao vivo.

 

O projeto “Férias no Dragão – Ceará em Alta” é uma realização do Instituto Dragão do Mar, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Cagece e da Secretaria das Cidades, e patrocínio do Itaú.



Todos pela Água

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura firmou parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), como forma de apoiar a campanha contra o desperdício de água, tendo em vista que o Ceará enfrenta grave crise hídrica. O Dragão do Mar aproveita a passagem de seus milhares de visitantes, neste período, para conscientizá-los acerca da importância do uso consciente da água, agora mais do que nunca.

Ao longo das Férias, a Cagece está presente no Dragão, realizando ações como a distribuição de água mineral para os artistas, apresentação de Teatro de Fantoches educativo no Brincando e Pintando no Dragão do Mar (nos dias 15 e 22 de janeiro), na Praça Verde, e instalação de stand para distribuição de material de campanha.

 


SERVIÇO
Data: 6 de janeiro a 18 de fevereiro de 2017
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: gratuitas e pagas

Retirada de ingressos
As atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro têm retirada de ingressos disponível 2h antes do início do espetáculo, nas bilheterias do Dragão.

Vendas de ingressos
As vendas dos ingressos para os shows pagos iniciam na terça-feira (3), a partir das 14h, na bilheteria do Dragão do Mar. As bilheterias funcionam de terça a domingo, das 14h às 20h.

Marque presença no evento: Férias no Dragão - Ceará em Alta 2017

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

 

PROGRAMAÇÃO JAN/2017

 

Dia 6 | Sexta 

Jonnata Doll & Os Garotos Solventes - Lançamento de “Crocodilo”
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

Dia 7 | Sábado 

Garage Sounds - Music Festival
A partir das 14h > R$ 40 e R$ 20 (meia) > Praça Verde > 18 anos
Mais informações: www.garagesounds.com.br

Fuxico no Dragão
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito 


“Orlando” (Grupo Expressões Humanas)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 16 anos #teatro 

Andread Jó - Lançamento do CD "Andread Jó Ao Vivo"
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

Dia 8 | Domingo 

Fuxico no Dragão – com DJ Doido
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Brincando e Pintando no Dragão do Mar 
16h às 19h > Praça Verde > Gratuito
+
Contação de histórias “O Mundo Mágico da Leitura” (Grupo Encantos)
17h30 > Praça Verde > Gratuito

“Quatro patas” (Grupo Bricoleiros)
17h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > A partir de 6 anos #TeatroInfantil

Shalon Israel - Lançamento do disco “Fonte em Terra Sagrada”
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

"Cabaré das Travestidas" (Coletivo Artístico As Travestidas)
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia) > 16 anos #teatro

 

Dia 12 | Quinta 

“A dança nossa de cada dia” (Silvia Moura)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #dança

 


Dia 13 | Sexta 

"Manchaaa" (Henrique Castro, Felipe Araújo e Thomas Saunders)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 16 anos #dança

Projeto Rivera - Lançamento do single “Ladrilhar”
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

Dia 14 | Sábado 

Brincando e Pintando no Dragão - Especial Circo de Todas as Artes
9h: Brincando e Pintando
9h às 12h: Ação Cidadania
9h às 9h40: Turminha do Honda
10h às 11h: Quarteto Cearense & Sueli Helena
11h: As 10 Graças de Palhaçaria :
13h30: Circo Mirtes
14h00: Circo Marlin
14h30: Circo Teatro Pimenta
15h00: Circo London
15h30: Circo Meridiano
16h: Circo Tropical
17h: Parahyba & Cia Bate Palmas
18h30: Os Alfazemas
A partir das 9h > Pavilhão Atlântico (Poço da Draga) > Gratuito

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito 

"De olhos abertos lhe direi" (Ricardo Guilherme)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro 

Banda Groovytown - Lançamento do disco “Santo Remédio”
20h > Anfiteatro > Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria do Dragão do Mar > 18 anos #música

 

Dia 15 | Domingo 

Brincando e Pintando no Dragão do Mar - com Teatro de Fantoches (Cagece) 
16h às 19h > Praça Verde > Gratuito

Fuxico no Dragão – com Projeto Ziriguidum 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

“Brincadeiras perdidas” (Betha Produções)
17h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > Livre #TeatroInfantil

Laya - Lançamento do disco “Laya” 
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

Dia 16 | Segunda
Debate "Um processo curatorial: fotografia, literatura e existência", com Diógenes Moura (curador da mostra "A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira") e o fotógrafo Tiago Santana
19h > Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160) > Gratuito > Livre #Pensamento

 

Dia 17 | Terça
Abertura das exposições "Raimundo Cela - Um mestre brasileiro" e "A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira"
19h > Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) > Gratuito > Livre #ArtesVisuais

 

Dia 18 | Quarta
Palestra de Massimo Canevacci: Arte, Cidade e Narrativas Visuais // Lançamento do dossiê especial da Revista de Ciências Sociais (UFC)
19h > Auditório do Dragão do Mar > Gratuito > Livre #Pensamento

 

Dia 19 | Quinta

"Vel_Cru" (Centro Coreográfico Leandro Netto)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 16 anos #dança 

Di Melo - Lançamento do disco “O Imorrível” 
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música 

 

Dia 20 | Sexta 

"Prelúdios para danças caboclas" (Cia Balé Baião)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > Livre #dança

Danchá - Lançamento de single “Nêga” com part. de Liminha
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

Dia 21 | Sábado 

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop 
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

"O Cantil" (Teatro Máquina)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 12 anos #teatro

Festa Tributo Brasileiríssimos
Com banda Salt (cover do Raul Seixas), banda Coda (Legião Urbana) e Luh Lívia Cássia Eller)
20h > Anfiteatro > Ingressos 1º lote: R$ 20 e R$ 10 (meia) | 2º lote: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda na bilheteria do Dragão do Mar e Lojas Chilli Beans (Shopping Benfica e North Shopping) > 18 anos #música 

 

Dia 22 | Domingo 

Brincando e Pintando no Dragão do Mar - com Teatro de Fantoches (Cagece) 
16h às 19h > Praça Verde > Gratuito

Fuxico no Dragão – com Os Imperdoáveis
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

“D. Menina” (K'Os Coletivo
16h e 17h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > Para bebês a partir de 06 meses (lotação: 60 pessoas, incluindo adultos e bebês) #TeatroInfantil 

Daniel Groove - Lançamento do CD "Romance pra depois"
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

► Dia 26 | Quinta 

Freedom Resiste - com Rootz Hifi e Tiano Bless (Chile) e Dada Yute (SP)
18h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito

“Ibirapema, o forró que eu faltei” (Omì Cia de Dança)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > Livre #dança

Vitor Colares - Lançamento do disco “Eu entendo a noite como um oceano que banha de sombras o mundo de sol”
20h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

Dia 27 | Sexta 

“Pra frente o pior” (Inquieta Cia)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 18 anos #dança

Documentário "Chico Science - Um Caranguejo Elétrico"
Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco > sessões 16h e 18h > Gratuito > Retirada de ingressos 2h antes das sessões

Saulo Duarte e a Unidade - Lançamento do disco “Cine Ruptura” 

Nação Zumbi apresenta Afrociberdelia 20 Anos 
20h > Praça Verde > Ingressos 1º lote: R$ 60 e R$ 30 (meia) | Meia solidária: R$ 30 + 5 litros de água* (entregar no dia do show), à venda no  www.ingressando.com.br, bilheteria do Centro Dragão do Mar e Lojas Zefirelli (Shopping Aldeota e North Shopping Jóquei) > 18 anos #música

* O montante de água arrecadado será destinado à Campanha Vidas Secas, que direciona esforços no combate à seca no Ceará.

 

Dia 28 | Sábado

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito 

“O rei dos pés inchados” (Cia do Batente)
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 18 anos #teatro 

Lu D'Sosa com participações especiais de Isaac Cândido, Waldonys, Carlinhos Patriolino e Sérgio Groove (RN)
20h > Anfiteatro > R$ 20 e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria do Dragão do Mar > 18 anos #música

 

Dia 29 | Domingo 

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
16h às 19h > Praça Verde > Gratuito

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Soledad - Lançamento do disco “Soledad”
19h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos #música

 

 

 

PROGRAMAÇÃO FEV/2017

 

Dia 4 | Sábado

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito 

"Trans-Ohno" (Coletivo As Travestidas)
19h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro

 

Dia 5 | Domingo

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
16h às 19h > Praça Verde > Gratuito

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

"Bar Baro" (Paracuru Cia de Dança)
17h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > Livre #dança

 

Dia 9 | Quinta

"Urubus" (Pavilhão da Magnólia e Cia. Prisma de Artes)
19h > Praça Almirante Saldanha > Gratuito > Livre #TeatroDeRua

"Nada como quando começou" (No Barraco da Constância Tem!)
20h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > 16 anos #dança

 

► Dia 10 | Sexta

"Devoração" (Cia. da Arte Andanças)
19h > Teatro das Marias > Gratuito > 14 anos #dança

 

Dia 11 | Sábado

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito 

"Os tamboretes" (Ghil Brandão e Joca Andrade)
19h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro

 

Dia 12 | Domingo

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
16h às 19h > Praça Verde > Gratuito

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

"BJ dança Rosas" (Grupo de Dança Silvana Marques)
17h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > Livre #dança

 

Dia 16 | Quinta

"Imaginário criador" (Trupe Motim de Teatro)
19h > Praça Almirante Saldanha > Gratuito> Livre #TeatroDeRua

"ZOOM" (Luiz Otávio Queiroz)
20h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > 16 anos #dança

 

► Dia 17 | Sexta

“Felizes para sempre” (Clarissa Costa e Jhon Morais)
19h > Teatro das Marias > Gratuito > Livre #dança

 

Dia 18 | Sábado

Fuxico no Dragão 
16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito

Planeta Hip Hop
18h > Arena Dragão do Mar > Gratuito 

"Asja Lacis, já não me escreve" (Grupo Terceiro Corpo)
19h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro

 

 

 

►► PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO [FECHADO PARA MANUTENÇÃO]



Foto: Marina Cavalcante

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. 

 


Sessões aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol. (Sessão Infanto-Juvenil)

Nos Limites do Oceano Cósmico, sempre às 19h
A sessão faz uma alusão às perigosas viagens marítimas de antigamente, onde velejar até à "borda do mundo" era algo temido e perigoso. Mas os corajosos Colombo e Magalhães fizeram a tal viagem e descobriram que a Terra é redonda. A apresentação leva o visitante a uma viagem no tempo e espaço até os limites do Universo, descobrindo sua estrutura e também a nossa pópria gênese. É uma fascinante viagem através de impressionantes efeitos especiais em animações de imagens digitais.

 

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

 

Obs.: Não é recomendada a entrada de crianças com menos de 7 anos sem o acompanhamento de adultos.

 

 

 

 

 

 

 

►► VISITE NOSSAS EXPOSIÇÕES

Além de shows e espetáculos, as Férias no Dragão - Ceará em Alta apresentam ainda seis exposições na Multigaleria e museus do Centro Dragão do Mar. Entre elas, duas tem vernissage no dia 17 de janeiro, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). As demais já estão abertas a visitação. Confira.

 

MUSEU DA CULTURA CEARENSE (MCC)

 

Exposição “Narrativas e Alteridade" [Encontros de Agosto 2016]

A partir do tema “Narrativas e Alteridade”, o festival Encontros de Agosto 2016 propôs que fotógrafos dos nove estados do Nordeste fossem além das próprias fronteiras, trazendo e potencializando imagens de lugares e sujeitos imaginados. O público poderá contemplar na exposição questões universais a partir das realidades locais, percebendo aproximações e diferenças. 

Esta exposição é composta de mostras coletivas de fotógrafos cearenses e dos demais estados do Nordeste. “As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses. É uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local. São mais de 300 fotos”, explica a coordenadora geral do evento, Patricia Veloso.

Os intercâmbios abrem canais de comunicação para circuitos nacionais e internacionais. Após a exibição no Ceará, as mostras serão adequadas para uma exposição itinerante. Mais sobre o festival Encontros de Agosto: www.encontrosdeagosto.com.

Em cartaz até 28 de fevereiro de 2017, no Piso Superior do MCC. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

 

 

 

 

 

Exposição Miolo de Pote: a cerâmica cearense primitiva e atual

Reunindo uma série de peças feitas de barro, a mostra apresenta o dinamismo e vivacidade desta arte ancestral e milenar, no Ceará, além de trazer ainda a contribuição de artistas plásticos e visuais como Bosco Lisboa, Gentil Barreira e Tiago Santana.

Potes, panelas, alguidar, caco de torrar café, brinquedos. A exposição Miolo de Pote revela um Ceará uno e múltiplo, similar e diverso, em dia com as heranças indígenas, africanas, ibéricas. “Primitiva e atual, a arte no barro mantém características próprias em cada localidade ou região, seja no tipo de material, no desenho, nas técnicas, seja no resultado final”, define a curadora Dodora Guimarães. Além dela, a mostra tem ainda a contribuição curatorial da historiadora e diretora de museus do Centro Dragão do Mar, Valéria Laena.

Miolo de Pote reúne, sobretudo, duas coleções públicas: a do Museu da Cultura Cearense (Instituto Dragão do Mar), feita entre 1997 e 1998, que cobriu a Região do Cariri, Saboeiro e Iguatu; e a da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Governo do Estado do Ceará), adquirida em 2005 e 2006, durante o Projeto Secult Itinerante, que percorreu todo o Estado. Algumas peças advindas do Projeto Comida e da exposição O Fabuloso Mundo do Barro, ambos do MCC, enriquecem a mostra que conta ainda com a participação dos artistas plásticos e visuais Bosco Lisboa, Gentil Barreira, Liara Leite, Sabyne Cavalcanti, Tiago Santana, Tércio Araripe, Terry Araújo e Túlio Paracampos.

 

Instalação de Bosco Lisboa

Em julho, o MCC e o artista Bosco Lisboa desenvolveram uma oficina gratuita, aberta ao público, cujas peças produzidas agora são parte de uma instalação inédita, nesta exposição. Nas aulas ministradas de 19 a 22 de julho, no ateliê da Praça Verde do Dragão do Mar, o artista ensinou as técnicas para se trabalhar com argila.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Bosco desenvolveu, por mais de dez anos, uma pesquisa com artesãos do Sítio Touro e do bairro Tiradentes, tradicionais redutos da cerâmica de sua cidade natal. Em 1994, passou a moldar o barro tendo em vista sua relação com o cotidiano. Por seu trabalho, recebeu menção honrosa no Salão dos Novos em 1993, em Fortaleza. Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se 1ª Bienal do Cariri (Juazeiro do Norte, 2001), Bienal Naif’s (Sesc Piracicaba, 2004) e Projeto Abolição Tudo É de Barro, no Centro Cultural do Abolição (Fortaleza, 2005).

Em cartaz até o final de janeiro de 2017, no Piso Intermediário do MCC. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

 

 

 

 

 

Exposição Vaqueiros [exposição de longa duração]

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados e domingos, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

 

 

 

 

 

 

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

 

Raimundo Cela – Um mestre brasileiro
Curadoria: Denise Mattar

Um dos maiores artistas cearenses, o pintor Raimundo Cela tem trajetória representada em retrospectiva imperdível nesta mostra individual. A exposição - que já passou pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP, em São Paulo) e pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA, no Rio de Janeiro) - chega à terra natal do artista, trazendo suas principais obras, entre elas, "Catequese" que, pertencente ao acervo do Governo do Estado do Ceará/ Instituto Dragão do Mar, foi restaurada pelo projeto desta mostra itinerante, idealizada pela Galeria Almeida e Dale de São Paulo.

A retrospectiva abarca a trajetória de Cela a partir de momentos-chave: O prêmio da Escola Nacional de Belas Artes, a viagem à Europa, o retorno a Camocim, a mudança para Fortaleza e a volta ao Rio de Janeiro. Desenhos, gravuras, aquarelas e pinturas, de todas essas fases, permitem compreender o processo criativo do artista. Com curadoria de Denise Mattar, Raimundo Cela - Um mestre brasileiro tem obras pertencentes a coleções particulares, ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e ao Governo do Estado do Ceará, entre outros.

Em cartaz de 18 de janeiro a 26 de março de 2017, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até das 20h30). Gratuito.



A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira

Mostra do Itaú Cultural, A Arte da Lembrança perfaz um percurso iconográfico deste sentimento pessoal e universal, a saudade, registrado nos trabalhos em exibição em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, em variados estilos e linguagens. São nomes de representatividade na produção fotográfica do Brasil, como Alcir Lacerda, Alberto Ferreira, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e o cearense Márcio Távora.

A exposição tem curadoria de Diógenes Moura, pesquisa de Samuel de Jesus e projeto expográfico de Henrique Idoeta Soares e Érica Pedrosa, do Núcleo de Produção do Itaú Cultural. Ela chega a Fortaleza, seguindo uma itinerância iniciada em São Paulo, com passagens posteriores por Belém e Salvador.

No Dragão do Mar, a montagem ocupa todo o primeiro subsolo, com seis diferentes temáticas. Entre elas, o mar, a cidade das décadas de 1940 a 1960 e a morte – esta, abordada não só do ponto de vista humano, mas também material, mostrando o abandono de diferentes espaços.

Em cartaz de 18 de janeiro a 26 de março de 2017, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


 

 

 

 

 

SERVIÇO
Data: 6 de janeiro a 18 de fevereiro de 2017
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: gratuitas e pagas

Retirada de ingressos
As atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro têm retirada de ingressos disponível 2h antes do início do espetáculo, nas bilheterias do Dragão.

Vendas de ingressos
As vendas dos ingressos nas bilheterias do Dragão do Mar, de terça a domingo, das 14h às 20h.

Marque presença no evento: Férias no Dragão - Ceará em Alta 2017

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

 

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

Geral: De segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: De terça a domingo, a partir das 14h.
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: De terça a domingo, das 14h às 22h.
Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

 

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e Bilheterias.


 


VEJA TAMBÉM

CINEMA
Confira a programação de 18 a 24 de maio, no Cinema do Dragão. Estreia de Silêncio
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
As atrações de 23 a 28 de maio estão aqui. Entre os destaques, o show Ultrajante Rock Brasileiro
CURSOS GRATUITOS
Escola de Artes e Ofícios abre inscrições para cursos gratuitos de bordado, cerâmica e couro
CHAMAMENTO
Instituto Dragão do Mar realiza segundo chamamento para uso de loja de café e foyer
EDITAL DE SELEÇÃO
Confira o resultado da segunda fase de seleção para Eletricista e Serviços Gerais
SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608