ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES

Porto Iracema das Artes abre inscrições para Cursos Básicos e Técnicos

Escola de Formação e Criação do Ceará ofertará cerca de mil matrículas em 40 cursos básicos, além de 40 matrículas para o Curso Técnico de Dança

29/07/2013

Depois de abrir as inscrições dos Laboratórios de Criação, no último dia 03 de julho, o presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, lançou nesta segunda-feira (22), as inscrições dos cursos Básicos e Técnicos do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará. São mil matrículas oferecidas em 40 cursos básicos, nesta primeira oferta de vagas, nas diversas áreas do campo cultural (teatro, vídeo, fotografia, música e artes visuais). Ainda em 2013, serão ofertadas cerca de seis (06) mil matrículas nas diversas atividades do Porto Iracema das Artes.

Capoeira

Imagem: Divulgação

O lançamento das inscrições ocorreu no Pavilhão do Atlântico, Rua dos Tabajaras-02, na comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema. Além dos cursos básicos, iniciam-se também as inscrições para o Curso Técnico de Dança. A ocupação do Pavilhão do Atlântico com cursos de profissionalização contam com a parceria da Prefeitura de Fortaleza/SECULT e Universidade Federal do Ceará/Casa Amarela Eusélio Oliveira.

O presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, explica a escolha do lugar do lançamento das inscrições dos Cursos Básicos e Técnicos: “O Poço da Draga tem uma forte representação simbólica para a cidade de Fortaleza, porque é uma comunidade que mora no coração da Praia de Iracema, o nosso mais importante lugar de memória”,afirma o sociólogo, observando que esta compreensão sempre esteve presente em todo o processo de formulação do projeto original do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O projeto do Porto Iracema das Artes tem como um dos objetivos centrais integrar jovens no campo do trabalho simbólico. “O campo cultural – além de ter centralidade no mundo da economia contemporânea – é um espaço de invenção e de criatividade. Os jovens dos grandes centros urbanos estão sufocados numa lógica de trabalho que não os seduz; numa experiência urbana que não oferece oportunidades para o sonho. O campo cultural, na nossa opinião, é este lugar de trocas simbólicas, que favorece a vida”, observa Linhares.

Na ocasião, a diretora da Associação Velaumar, Isabel Lima, observou a importância do diálogo entre o Centro Dragão do Mar e a comunidade. Para Isabel Lima, a possibilidade dos jovens se incorporarem nos programas de formação do Porto Iracema das Artes abrirá novas oportunidades de trabalho e de lazer para eles.

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO BÁSICA

O Programa de Formação dos Cursos Básicos tem o objetivo de introduzir o aluno no mundo da produção cultural, para o desenvolvimento posterior de uma formação técnica e conceitual aprofundadas. Os Cursos Básicos são desenvolvidos seguindo uma estrutura de ciclos de aprendizagem, autônomos, mas articulados entre si, que funcionam na perspectiva de encaminhar o aluno para uma formação que respeite o “estado da arte” de seu repertório de conhecimento nas respectivas áreas de formação.

O programa de formação prevê conteúdos modulares que integrarão a aluno ao processo de aprendizagem, considerando o nível de conhecimento dos mesmos. A estrutura pedagógica dos cursos básicos segue o modelo de referência com carga horária de até 225 horas/aula, divididos em módulos de 45 horas/aula.

Iniciam-se, hoje, também as inscrições para o Curso Técnico de Dança. Ainda em 2013, serão abertas as inscrições do Curso Técnico de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Para 2014, serão implantados os Cursos Técnicos de Cenografia e Edição de Vídeo.

As inscrições para os Cursos Básicos e Técnico de Dança ficam abertas até o dia 22 de agosto, quando iniciará o período das seleções. Os inscritos serão convocados através de mensagem, por email, para as seleções. A aula inaugural do Porto Iracema das Artes será no dia 26 de agosto, na Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.

As inscrições serão feitas via internet, mas durante todo o período, de 22 de julho a 22 de agosto, funcionará uma banca de esclarecimentos de dúvidas no Dragão do Mar, de 9 às 18 horas, sem intervalo de almoço.

PROGRAMA DE CURSOS BÁSICOS E TÉCNICOS

Os cursos que integram o Centro de Formação do Porto Iracema das Artes reúnem experiências formativas em dois níveis de aprofundamento:
Cursos Básicos: introdução do aluno no mundo da produção cultural, para o desenvolvimento posterior de uma formação técnica e conceitual aprofundadas.  Carga horária: até 225 horas/aula, divididos em módulos de 45 horas/aula.
Cursos Técnicos: os cursos técnicos garantem uma formação de alta qualidade, proporcionando o aluno uma qualificação capaz de garantir o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O programa inicia com a abertura de inscrições do Curso Técnico de Dança. Carga Horária: a partir de 800 horas e segue os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional.

OFERTA DE CURSOS - 2013

CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM DANÇA
Objetivo: qualificar e habilitar profissionais em nível técnico para o exercício da função de bailarino e desempenho de atividades ligadas à dança, segundo as bases tecnológicas, competências e habilidades sugeridas pelos referenciais curriculares nacionais de educação profissional.
Carga-horária: 1.316h/a
Pré-requisito: estudantes de dança e pessoas em vias de inserção no mercado da dança.
Período: 26/08/13 a 26/08/15 (segunda a sexta)
Horário: 8h às 12h

 

PROGRAMA DE AUDIOVISUAL E MÚSICA
Tem como objetivo a formação básica em atividades técnicas de suporte à realização audiovisual (música e imagem), além de outras experiências formativas com ênfase na ampliação do repertório conceitual nos campos do audiovisual.

1.Introdução à câmera de vídeo
Objetivo: promover a iniciação à fotografia de câmera de vídeo através do uso de técnicas e equipamentos audiovisuais de captação de imagens digitais.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 26/08 a 13/09
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

2. Câmera de vídeo para documentário
Objetivo: capacitar o aluno para trabalhar na captação de imagens no universo dos documentários, através do uso de técnicas e equipamentos audiovisuais específicos.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado o curso introdução à câmera de vídeo.
Período: 16/09 a 04/10
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

3.Câmera de vídeo para ficção e videoclipe
Objetivo: capacitar o aluno para trabalhar na captação de imagens no universo da ficção e videoclipes, através do uso de técnicas e equipamentos audiovisuais específicos.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado introdução à câmera de vídeo.
Período: 07/10 a 27/10
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)
O que faz um câmera de vídeo?  É o profissional responsável pelo manuseio da câmera de vídeo, pela captação e registro de imagens. O mercado de trabalho do câmera de vídeo: cinema, televisão, agências de publicidade.

4. Introdução à eletricidade e iluminação para vídeo e cinema
Objetivo: promover conhecimentos práticos de eletricidade e iluminação, direcionados ao universo audiovisual (televisão e cinema) utilizando técnicas e equipamentos elétricos e de iluminação.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 26/08 a 13/09
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

5. Plano de iluminação para o vídeo
Objetivo: capacitar o aluno a desenvolver um plano de iluminação utilizando técnicas e ferramentas específicas para um bom iluminador.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado  introdução à eletricidade, luz e cor no audiovisual.
Período: 16/09 a 04/10
Horário: 8h30h às 11h30 (segunda a sexta)
O que faz um iluminador de vídeo e cinema? É o técnico especializado no controle e distribuição de luz para a fotografia (imagem) do vídeo ou filme. O mercado de trabalho do iluminador: cinema, televisão, agências de publicidade.

6. Captação de som direto para cinema e vídeo
Objetivo: introduzir conhecimentos sobre a captação de som direto para cinema e vídeo através de técnicas, equipamentos e softwares de captação, manipulação e tratamento sonoros.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 26/08 a 13/09
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

7. Desenho de som e tratamento sonoro no audiovisual
Objetivo: introduzir conhecimentos sobre desenho de som e tratamento sonoro através de técnicas e equipamentos para o audiovisual.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado captação de som no universo audiovisual.
Período: 16/09 a 04/10
Horário: 8h30h às 11h30 (segunda a sexta)
O que faz o técnico de som? É o profissional que monta e opera equipamentos de áudio, de gravação e reprodução sonora do vídeo ou filme.

8. Introdução à edição de vídeo
Objetivo: promover a iniciação à edição não linear para vídeo utilizando softwares audiovisuais de edição (final cut e adobe premiere), manipulação e difusão de conteúdos imagéticos por meios eletrônicos.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: ensino fundamental em conclusão. Ter cursado captação de som no universo audiovisual.
Período: 26/08 a 13/09
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

9. Edição de vídeo – documentário
Objetivo: qualificar o participante à edição não linear de documentários através da manipulação e difusão de conteúdos imagéticos por meios eletrônicos.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: ensino fundamental em conclusão. Ter cursado introdução à edição de vídeo.
Período: 16/09 a 04/10
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

10. Edição de vídeo – ficção
Objetivo: qualificar o participante à edição não linear de ficção através da manipulação e difusão de conteúdos imagéticos por meios eletrônicos.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado introdução à edição de vídeo.
Período: 07/10 a 25/10   /  Horário: 8h30h às 11h30 (segunda a sexta)
11. Introdução ao processo de finalização em conteúdos digitais
Objetivo: incentivar editores de vídeo ao conhecimento de processos, técnicas, equipamentos e softwares audiovisuais de finalização e tratamento final no processo de pós-produção.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 26/08 a 13/09
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

12. Finalização de vídeo e efeitos visuais
Objetivo: desenvolver competências e habilidades necessárias para finalização de vídeos e efeitos visuais.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado introdução à finalização de conteúdos audiovisuais.
Período: 16/09 a 04/10
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)

13. Finalização de vídeo e controle de som
Objetivo: desenvolver competências e habilidades para finalização de vídeos e controle de ruídos utilizando as ferramentas necessárias para tal.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter cursado introdução à finalização de conteúdos audiovisuais.
Período: 07/10 a 25/10
Horário: 8h30 às 11h30 (segunda a sexta)
O que faz um editor de vídeo?  O editor de vídeo é responsável por organizar as imagens, sons e ruídos de uma narrativa audiovisual.

14. Formação básica de DJ
Objetivo: promover conhecimentos sobre discotecagem e mixagens.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 26/08 a 04/09
Horário (03 turmas): 8h30 às 11h30, 14h às 17h ou 18h às 21h (segunda a sexta)
O que é um dj?  É um profissional que programa repertórios musicais e opera os equipamentos de áudio em eventos diversos.

15. Técnico de palco e roadie
Objetivo: capacitar jovens para atuar na área de espetáculos, nas atividades do palco.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 26/08 a 04/09
Horário (03 turmas): 8h30h às 11h30, 14h às 17h ou 18h às 21h (segunda a sexta)
O que é um roadie? É um profissional que atua no palco dos espetáculos, com a responsabilidade de dirigir as atividades da cena.

PROGRAMA DE ARTES CÊNICAS
Tem como objetivo promover a formação em atividades técnicas de suporte às artes cênicas – teatro, dança, humor, circo – além de outras experiências formativas em vistas à ampliação do repertório conceitual do aluno.

1. Introdução à cenografia
Objetivo: promover a iniciação dos participantes às funções e técnicas básicas relativas à cenografia, como direção de arte, desenho de planta baixa e de croquis.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 11/09 a 02/10
Horário: 8h às 12h (quartas e sextas)
O que faz um cenógrafo? A partir das ideias do diretor, da movimentação dos atores, da história ou tema da peça e do local onde ela vai ser apresentada, o cenógrafo imagina e planeja os objetos que delimitam o espaço cênico e estimulam as ações dos atores. O profissional da cenografia no teatro, cinema, televisão.

2. Introdução à cenotecnia 

Objetivo: promover a iniciação do aluno aos elementos e à compreensão do projeto cenográfico, bem como às noções básicas de cenotecnia.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão. Ter noções de carpintaria.
Período: 10/09 a 10/10
Horário: 18h às 21h (terças e quintas); 14h às 18h (sábados)
O que faz o cenotécnico? Transforma as ideias do cenógrafo em objetos e materiais concretos. É quem constrói o cenário para que ele seja prático e desmontável, mas também resistente. Trabalha com equipamentos de marcenaria e serralheria, com madeira e metal, no teatro, cinema e televisão.

3. Desenho de figurinos
Objetivo: promover a iniciação dos participantes aos elementos, funções e técnicas básicos relativos ao desenho aplicado à criação de figurino.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 10/09 a 31/10
Horário: 08h30 às 11h30 (terças, quintas e sábados)
O que faz o figurinista? O figurinista é o profissional que cria os figurinos, ou seja, as “roupas” que serão usadas pelos atores e bailarinos num espetáculo de teatro, dança, cinema e televisão. Ele imagina, desenha, pesquisa as cores e tecidos mais adequados, pensa em formas práticas e rápidas de vestir os figurinos, tudo isso a partir das ideias do diretor, do texto ou contexto da peça e do corpo dos atores

4. Técnicas da iluminação cênica (teatro)
Objetivo: promover a iniciação do aluno aos conhecimentos básicos e equipamentos iluminotécnicos da arquitetura teatral.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 10/09 a 03/10
Horário: 08h às 12h (terças, quintas e sábados)
O que faz o técnico de luz? Trabalha nos teatros, organizando e montando os equipamentos de luz de acordo com cada espetáculo a ser apresentado; ele também pode trabalhar na mesa de luz, realizando as mudanças de luz que um espetáculo precisa. 

5. Introdução à sonoplastia de espetáculos
Objetivo: promover a iniciação do aluno aos conceitos básicos, funções e tecnologias de sonoplastia e sonorização de espetáculos.
Carga horária: 45h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 13/09 a 18/10
Horário: 14h às 18h(sextas e sábados)
O que faz o sonoplasta? Imagina, escolhe e cria os sons e músicas da cena. O som e a música são muito importantes no teatro, pois eles ajudam a criar climas e emoções para o ator e para o espectador. O sonoplasta não precisa ser músico, basta ter sensibilidade e curiosidade musical.

06. Percursos poéticos da encenação teatral
Objetivo: oportunizar aos alunos uma visão ampla dos movimentos que romperam com a tradição teatral clássica, a partir do estudo das poéticas dos principais encenadores da modernidade e da contemporaneidade.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima de 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 07/09 a 05/10
Horário: quartas e sábados - 8h às 12h
Para que serve o módulo percursos poéticos da encenação? Se você gosta de teatro, mas não entende muito bem como ele funciona e não teve a chance de ver muitas peças, participe do módulo integrador “percursos poéticos da encenação”. Nele você vai aprender um pouco da história do fazer teatral a partir de importantes encenadores do Brasil e do mundo. Vai assistir e debater vídeos de peças e ter a oportunidade de entender como os grandes diretores concebem os espetáculos, seus figurinos, cenários, músicas e iluminação.

07. Introdução à maquiagem
Objetivo: promover conhecimentos sobre técnicas de maquiagem utilizando produtos cosméticos, cores e tons adequados ao vestuário e a diferentes ocasiões.
Carga horária total: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 23/09 a 11/10
Horário (02 turmas): 08h às 11h ou 14h às 17h (segunda a sexta)

08. Maquiagem cênica
Objetivo: promover conhecimentos sobre técnicas de maquiagem e caracterização de personagens, utilizando produtos e materiais diversos para as mais variadas linguagens cênicas: teatro, cinema, televisão, circo, dança, ópera, shows.
Carga horária total: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ter cursado introdução à maquiagem.
Período: 14/10 a 01/11
Horário (02 turmas): 08h às 11h ou 14h às 17h (segunda a sexta)

PROGRAMA DE ARTES VISUAIS E MULTIMÍDIAS
Tem como objetivo promover a formação em artes visuais, com ênfase na relação entre arte e tecnologia, estruturado em dois eixos: o fazer artístico e a estruturação do sistema de artes.

1. Introdução à fotografia digital
Objetivo: capacitar o aluno no uso da câmera digital de fotos, através de conteúdos teóricos e práticos.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 02 a 20/09/13
Horário (03 turmas): 8h30 às 11h30, 14h às 17h ou 18 às 21h (segunda a sexta)

2. Edição em fotografia digital – I
Objetivo: capacitar o aluno na prática da edição de fotos digitais, através de conteúdos teóricos e práticos.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Data: 23/09/13 11/10/13
Horário: 14 às 17 horas (segunda a sexta)

3. Edição em fotografia digital – II
Objetivo: aprofundar os estudos em edição e tratamento de imagens digitais.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ter cursado fotografia digital I
Período: 14 a 30/10
Horário: 14 às 17 horas (segunda a sexta)

4. Introdução à animação gráfica digital
Objetivo: iniciar os alunos na arte da animação gráfica, a partir de conteúdos teóricos e práticos.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 02 a 20/09
Horário: 14 às 17 horas (segunda a sexta)

5. Animação gráfica digital – I
Objetivo: aprofundar os estudos na arte da animação gráfica, na prática da edição de fotos digitais, através de conteúdos teóricos e práticos.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ser iniciado nas técnicas da animação.
Período: 23/09 a 11/10
Horário: 14 às 17 horas (segunda a sexta)

6. Pintura e desenho digital
Objetivo: capacitar o aluno nas noções básicas do desenho digital, através de conteúdos teóricos e práticos, e do uso de softwares necessários aos exercícios de linhas e cores.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 23/09 a 11/10
Horário: 08 às 11 horas (segunda a sexta)

7. Pintura e desenho digital – II
Objetivo: aprofundar os estudos das técnicas do desenho digital, através do uso de softwares.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ter cursado pintura e desenho digital I
Período: 23/09 a 11/10
Horário: 14 às 17 horas (segunda a sexta)

8. Assistente em espaços museológicos
Objetivos: promover conhecimentos básicos sobre processos de organização, de conservação, de pesquisa e de difusão de documentos e de objetos de caráter histórico, científico, artístico, literário ou de outras naturezas, em museus e em instituições afins.
Carga horária: 45 h/a
Pré-requisito: idade mínima 16 anos. Ensino fundamental em conclusão.
Período: 23/09 a 11/10
Horário (02 turmas): 08h às 11h ou 14h às 17h (segunda a sexta)          

Serviço:
Mais informações
(85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

VEJA TAMBÉM

CINEMA
Confira a programação de 23 a 29 de outubro. Estreia de Relatos Selvagens
FESTIVAL CULTURAL
Festival Ponto.CE reúne música, dança e audiovisual de 6 a 9 de novembro, no Dragão do Mar
BIENAL DE DANÇA
Bienal Internacional de Dança do Ceará se realiza de 24 de outubro a 23 de novembro
PREGÃO ELETRÔNICO
Instituto Dragão do Mar convoca para contratação de serviço

 

 

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608