PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Festival Elos anuncia line-up de shows e grandes novidades para edição 2023
Quinta edição do Festival Elos acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
16/11/23 às 13h05

     Promover a diversidade, acolher a novidade e permitir experimentar sensações que somente a arte, a música e a natureza em sua magnitude podem propiciar são algumas das missões abraçadas pelo Festival Elos 2023. Apresentado pela Enel Distribuição Ceará e pelo Governo do Ceará, o evento já está consolidado no calendário cultural de Fortaleza e chega à 5ª edição com vigor e fôlego para inovar com uma programação mais diversificada, contemporânea e multissensorial. O Festival terá uma ampla programação gratuita e acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Comunidade do Poço da Draga, onde ocorrerá a Estação Marítima/Elos, com diversas atividades esportivas.

     Desde 2018, o Festival Elos traz para a capital cearense grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Gal Costa, Chico César, Luiza Nobel, Vanessa da Mata, Mateus Fazeno Rock, Emicida, Luísa e os Alquimistas e Silva, que abrilhantaram a ideia de um festival diverso, inclusivo, gratuito e sustentável, que dialoga com pautas importantes para a sociedade, como a democratização do acesso às artes e ao lazer urbano, e a difusão da produção cultural regional e de tecnologias sociais de economia criativa.

 

 

Festival contemporâneo, diverso e impulsionador

 

     Este ano, o festival reunirá nomes de destaque da música nacional e regional em programação que ocupará os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em um abraço a este tradicional palco multicultural cearense. Serão dois dias com doze atrações musicais que despontam na cena nacional e revelações da música regional, que se apresentarão nos palcos do Festival Elos. Além dos shows musicais na Praça Verde, o evento ocupará o Dragão do Mar com espetáculos de teatro, festas com discotecagem e desfile no Espaço Rogaciano Leite, feira de economia criativa e espaço de jogos. 

   A programação do Festival Elos 2023 começará no sábado, 25 de novembro, com o pernambucano Johnny Hooker, apresentando o show "Clube da Sofrência", onde o pop de Hooker encontra o sertanejo da eterna rainha do gênero, Marília Mendonça. Em tributo ao sujeito de sorte que nos ensinou a amar e mudar as coisas, o artista cearense Silvero Pereira interpreta as letras marcantes de Belchior. Também se apresentarão no palco do Festival Elos as cantoras Nayra Costa e Mumutante.

     A primeira noite de atividades ainda contará com discotecagens dos DJs do Mambembe, Silas Costa e Bugzinha, na Praça Verde, e o funk da Palo$a Baile, com as DJs Negona, Fuga e Nandi, sacudindo o Espaço Rogaciano Leite.

     No Teatro do Dragão do Mar, será apresentado o espetáculo de dança contemporânea Ultrópico, da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e professores de Danças do Ceará (Prodança) e Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC). Paralelamente aos eventos, acontecerá a Feira Casa de Xicas, de economia criativa, a partir das 16h, no espaço Hub Elos.

     Já no domingo, 26 de novembro, será a vez da cantora Filipe Catto subir ao palco do Elos, em celebração ao repertório de Gal Costa, em releitura rock potencializada pela sua voz inigualável. Soma-se ao line-up a revelação potiguar Juliana Linhares com o show "Nordeste Ficção", que promete embalar a noite ao som da nova MPB. Com todo seu pop-rock, a banda Selvagens à Procura de Lei comemora os 10 anos do disco homônimo que deslanchou o grupo no cenário nacional, com turnês, premiações e apresentações em grandes festivais nacionais.

     A festa não vai parar por um segundo sequer com as apresentações do Baile do Agê, do Mambembe, desta vez com os DJs Maarji e Estácio Facó, e do coletivo de sound system e reggae Baile "Come inna di dance", com os DJs Coka Vibration e Vládia Soares.

     No Teatro do Dragão do Mar, acontecerá o espetáculo de dança contemporânea Babaloo, apresentado pela Prodança e pelo CIDC. Paralelamente aos eventos, a Feira Casa de Xicas, de economia criativa, estará aberta ao público a partir das 16h, no espaço Hub Elos.

     O Festival Elos 2023 é apresentado pela Enel Distribuição Ceará e pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero e produção da Peixe Mulher, da Rocks e da WM Cultural. Tem apoio cultural do Instituto Dragão do Mar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

 

Elos e Dragão:  uma conjunção de inquietudes e pluralidades

 

     "O Elos é um festival do 'agora', que entende, dialoga e acolhe seus diversos públicos", destaca Paulo Feitosa, curador do evento e diretor da Quitanda Soluções Criativas, empresa responsável pela realização do festival. "O desejo que nos move é realizar um festival criativo e diversificado, que apresenta o novo, atravessa de peito aberto questões contemporâneas, provoca inquietações e discute a relação das pessoas com os espaços públicos da cidade", diz.

     Para Feitosa, a chegada do Festival Elos ao Centro Dragão do Mar é um marco e uma celebração para a história do evento. "Ocupar este equipamento tão vital e importante da cultura cearense, que está sempre presente no imaginário da cidade, representa uma dupla celebração da vida e das artes. É o encontro de experiências estéticas e sensoriais do Elos com a legitimidade e a potência inerente ao Dragão do Mar", reflete.

     A superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Helena Barbosa, manifesta sua alegria por receber o evento. "O Dragão do Mar se destaca por agregar manifestações artísticas diversas. Seu espírito, estrutura e pensamento é o lugar do encontro, das convergências e múltiplas conexões. Nesse sentido, o Festival Elos, com toda sua energia, chega para compor essa rede de  articulação, promoção e projeção dos agentes culturais da nossa cena. É uma alegria ter como parceiro um Festival que fortalece, amplia e enriquece nossa programação", comemora.

 

 

Campanha de arrecadação de alimentos

 

     Mantendo a tradição, o Festival Elos 2023 segue 100% gratuito em todas as suas atividades e sugere ao público participante que realize um gesto de gentileza ao doar, voluntariamente, 1kg de alimento não perecível na entrada do festival. A iniciativa é uma campanha de arrecadação de alimentos para serem destinados às cozinhas solidárias do Instituto Pensando Bem, da Favela do Inferninho, que promove atividades, oficinas e programas em educação, esporte, empreendedorismo, assistência e inclusão social para mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Fortaleza.

 

Inclusão e acessibilidade

 

     Os shows terão acesso fácil para pessoas com deficiência visual, motora ou com mobilidade reduzida, plataforma elevada para garantir visibilidade do palco e intérprete de libras fazendo a tradução dos shows. O próprio Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, casa do Festival Elos 2023, também possui amplo espaço, rampas de acesso com corrimão, piso tátil direcional e de alerta.

     Os posts das redes sociais do evento contam com texto alternativo e o site terá libras e leitura de tela, a fim de proporcionar espaços para experiências multissensoriais.

 

 

Aquecendo o mercado da música e da economia criativa

 

     Outro aspecto relevante nesta quinta edição do Festival Elos é o fortalecimento e capitalização do mercado criativo local, aponta Paulo Feitosa. Este ano, um hub de produtoras está envolvido na construção do evento, multiplicando o acesso aos recursos entre trabalhadores da cultura.

     Além disso, duas das artistas que sobem ao palco, Mumutante e Nayra Costa, passaram pela capacitação e impulsionamento oferecido pelo LAB Elos, um laboratório de talentos musicais cearenses desenvolvido ao longo do ano. Ao todo, oito artistas foram selecionados para a fase de clínicas criativas e receberam convites para participarem de festivais em todo o Brasil.

     O Festival Elos também irá expor ações de criatividade local e apresentações de projetos culturais realizados na capital cearense. É o caso da Feira Casa de Xicas, iniciativa de economia criativa e solidária que reúne 15 marcas de empreendedores e empreendedoras negras em diferentes linhas de vestuário, calçados, acessórios, artesanato e itens de decoração.

 

PROGRAMAÇÃO

25/11 - Sábado

16h - Feira Casa de Xicas
No Hub Elos

 

18h - Desfile Ancestralidade Memória Transversal
No Espaço Rogaciano Leite

 

18h - Mambembe a Festa, com DJs Silas Costa e Bugzinha
Na Praça verde

 

19h - Nayra Costa
Na Praça verde

 

20h - Palo$a Baile
No Espaço Rogaciano Leite

 

20h30 - Mambembe a Festa, com DJs Silas Costa e Bugzinha
Na Praça verde


21h- Silvero Pereira interpreta Belchior
Praça verde

 

21h - Ultrópico
No Teatro Dragão do Mar

 

22h30 - Mambembe a Festa, com DJs Silas Costa e Bugzinha
Na Praça verde

 

23h - Mumutante
Na Praça verde

 

00:00 - Mambembe a Festa, com DJs Silas Costa e Bugzinha
Na Praça verde

 

00h30 - Johnny Hooker - canta Marília Mendonça
Na Praça verde

 


26/11 - Domingo

16h - Feira Casa De Xicas
No Hub Elos

 

17h30 - Baile Do Agê
Na Praça Verde

 

18h - Baile "Come Inna Di Dance" - Coka Vibration E Vládia Soares
No Espaço Rogaciano Leite

 

18h30 - Mambembe A Festa - Com Djs Maarji e Estácio Facó
Na Praça Verde

 

19h - Filipe Catto
Na Praça Verde

 

20h30 - Mambembe A Festa - Com Djs Maarji E Estácio Facó
Na Praça Verde

 

21h - Juliana Linhares
Na Praça Verde

 

21h - Babaloo
No Teatro Dragão do Mar

 

22h - Mambembe A Festa - Com Djs Maarji E Estácio Facó
Na Praça Verde


22:30 - Selvagens A Procura De Lei
Na Praça Verde

 

 

Sobre a Enel Distribuição Ceará

 

     A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.


 

Sobre o Centro Dragão do Mar

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

 


Serviço: 5º Festival Elos
Data: 25 e 26 de novembro de 2023 (sábado e domingo)
Horário: a partir das 16h
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acesso gratuito mediante doação de 1kg de alimento não-perecível

PARCEIROS