PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Em defesa da liberdade, Festival Curta o Gênero é destaque da programação do Dragão
Evento ocorre até o dia 8 e recebe exposições fotográficas, mostra audiovisual, espetáculos cênicos e muito mais
01/11/19 às 17h56

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura deu início à VIII edição do Festival Curta o Gênero. O início foi nesta quinta (31) com a abertura da VII Exposição Fotográfica Contrastes e III Exposição de Ilustrações, ambas na Multigaleria do Dragão. Além disso, no Cinema do Dragão, aconteceu uma sessão gratuita do filme Greta, seguido de debate com o diretor Armando Praça.

 

A VIII edição do Curta O Gênero propõe em meio a um cenário de retrocesso civilizatório ancorado no fundamentalismo moral, no neoliberalismo econômico e numa subserviência colonial emergente, um chamado ao acolhimento e à resistência social, política e cultural.

 

O evento ocorre até o dia 8 de Novembro, com seminários, mostra internacional audiovisual, exposições fotográficas e de ilustrações, espetáculos cênicos, feira de economia solidária, de livros e agroecológica, Flash Tattoo, atividades para crianças e lançamento de livros.

 

VIII Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero

Essa será a maior edição da Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero. 76 curtas-metragens estarão distribuídos em 14 sessões, sendo 04 dessas, especialmente dedicadas ao público infantil e fazem parte do II Colorindo o Gênero. Nas outras 10 sessões do programa audiovisual, destaque para as sessões "Paratodes" e para as sessões especiais, dentre elas, "Pequeno Panorama Cearense" e "O que pode o corpo? Desejo, poder e política".

 

"Torre das Donzelas", como era chamada a ala feminina do Presídio Tiradentes em São Paulo, traz o depoimento de cerca de 30 mulheres, dentre elas a ex-presidenta Dilma Rousseff, todas acusadas pelo "crime" de lutar contra a ditadura. O documentário dirigido por Susanna Lira, será exibido gratuitamente no dia 06/11, às 19h, no Cinema do Dragão. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora.

 

Expressões de Gênero

Um concurso também realizado nas redes sociais, recebeu 70 trabalhos de vários lugares do Brasil e de alguns países da América Latina, no qual foi selecionado o trabalho da cearense Vitória Sena, sendo a ilustradora responsável pela identidade visual do Curta o Gênero 2019.

 

A Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero, além de contar com 09 trabalhos de Vitória Sena, traz ainda obras de 06 ilustradoras com foco em temáticas feministas e descoloniais.

 

Colorindo o Gênero

O Colorindo o Gênero ocorre em segunda edição com o objetivo de promover atividades lúdicas e interativas, articulando gênero, direitos humanos, cidadania e infância. Com a parceria de núcleos de extensão da UFC e UNILAB, o II Colorindo o Gênero recebe crianças a partir de seis anos autorizadas pelos pais e (ou) responsáveis e traz inovações como brincadeiras infantis, amarelinha africana, cama de gato, intervenções colaborativas em murais, oficinas de abayomis, ciranda africana e mostra audiovisual infantil.

 

Clique aqui para conferir a programação completa do Curta o Gênero.

PARCEIROS