PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Confira 16 sites e aplicativos para observação espacial
Tour virtual com com grandes experiências visuais é a dica do fim de semana do #NaRedeComDragão
31/05/20 às 13h27

A saudade do Planetário Rubens de Azevedo tá grande, né?! Mas enquanto não podemos receber ninguém, nós do Centro Dragão do Mar preparamos uma lista de sites e aplicativos GRATUITOS que podem nos ajudar a encontrar constelações, planetas e estações espaciais em uma tour virtual.

 

Na nossa lista separamos desde grandes experiências visuais, até sites mais informativos. Uma das sugestões traz o universo em escala comparativa de tamanho e pode ser bem interessante para acompanhar com as crianças. A maior parte do conteúdo está em inglês,porém com um conhecimento básico da língua é possível navegar, ou até mesmo usando o site Google Tradutor para auxiliar nessa busca por novos conhecimentos.

 

Se você, assim como a gente, ama astronomia, fica ligado nessas dicas de sites e aplicativos para fazer aquela viagem espacial #EmCasa:

 

Sites:

Stellarium

Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.

 

The Sky Live

É um guia para o sistema solar e o céu noturno. Nele é possível encontrar informações sobre planetas, cometas e asteróides, além de disponibilizar um mapa 3D interativo para visualizar posições relativas do sistema solar a qualquer momento até o ano de 2099.

 

Solar System Scope

O Solar System Scope é um simulador 3D e interativo do nosso sistema solar. Isso significa que você pode visualizar o Sol e os planetas de qualquer ângulo, ajustando a visão com o cursor do mouse.

 

Sky Map Online

O Sky Map Online permite a visualização do céu com as constelações observáveis em vários lugares do mundo, em tempo real.

 

Google Sky

Google Sky é um recurso do Google Earth para visualizar o espaço. Além disso, o site permite visualizar imagens de satélites da NASA, o Sloan Digital Sky Survey e do Telescópio Hubble.

 

The Size of Space

Esse é um bônus, traçando um comparativo de tamanho, desde um astronauta, até as grandes galáxias. Uma boa forma de entender a imensidão do universo observável.

 

Aplicativos:

Nasa App

Uma ótima opção para quem quer ficar por dentro das descobertas da NASA. O app é atualizado diariamente com informações sobre missões e até lives da Nasa TV. Além disso, todos os dias o aplicativo também recebe novas imagens do universo, que podem ser utilizadas como papéis de parede.

Download: Android | iOS

 

Star Chart

O aplicativo, que pode ser encontrado para Android e iOS, nos mostra a localização de estrelas e constelações ao apontar a câmera na direção do céu. O aplicativo ainda dá opção de mudar a localização e apreciar o céu noturno de outros pontos da Terra.

Download: Android | iOS

 

Sky Map

Equipado com o Google Sky Map, o aplicativo usa dados da bússola e do GPS para identificar corpos celestes em que você aponta o celular. Ele ainda pode lhe direcionar a um objeto que você queira observar e fazer uma "viagem no tempo" para mostrar onde ele vai estar em outra hora da noite.

Download: Android

 

Night Sky Lite

O app conta com uma comunidade que indica os melhores locais para observar as estrelas ao redor do mundo. Ele ainda checa as condições do tempo para aquela noite, para indicar se vale a pena observar o céu em determinado horário.

Download: Android | iOS

 

Satellite AR

O app é para quem quer observar e rastrear satélites ao redor da Terra em vez de objetos naturais. Você pode procurar em um banco de dados pelo satélite que quiser e apontar o dispositivo para o céu para que o aplicativo te mostre.

Download: Android

 

SkEye Astronomy

O aplicativo funciona como um guia para telescópios, indicando para onde olhar para observar objetos específicos. Ele conta com um banco de dados de 180 objetos e permite saber onde eles estarão em outros momentos.

Download: Android

 

Sky View Free

O aplicativo usa a câmera traseira para dar informações sobre objetos no céu e seus nomes. Você também pode procurar e localizar estrelas específicas, estações espaciais e compartilhar suas descobertas no Facebook, Instagram ou Twitter.

Download: iOS

 

GoSkyWatch

O aplicativo mostra informações sobre qualquer estrela ou planeta que pode ser visto a olho nu. Ao tocar qualquer objeto espacial na tela, abre-se um pop up que mostra suas informações.

Download: iOS (apenas iPad)

 

ISS Detector

Poucas pessoas sabem, mas é possível ver a Estação Espacial Internacional a olho nu! O ISS Detector emite um alarme 5 minutos antes que a Estação Espacial Internacional esteja acima da sua localização.

Download: Android

 

Star & Planet Finder

Escolha estrelas, planetas e satélites na lista do aplicativo para que ele te mostre onde os astros estão por meio da câmera traseira do smartphone, te colocando na direção certa. A versão gratuita vem com apenas alguns planetas, outras estrelas e satélites devem ser comprados dentro do aplicativo.

Download: iOS

PARCEIROS