PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza episódio gratuito online neste sábado (13)
Iniciativa visa possibilitar aos frequentadores continuarem acessando em casa os conteúdos educativo do espaço
12/06/20 às 09h50

Seguindo as recomendações do Governo do Estado do Ceará para manter o isolamento social, no enfrentamento ao coronavírus, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue fechado, mas sempre ofertando conteúdos de arte, cultura e conhecimento promovidos pelos seus equipamentos. Neste sábado, 13 de junho, às 11h, o Planetário Rubens de Azevedo lançará ao público mais uma sessão online gratuita, o terceiro da coletânea "De Olho no Céu". O episódio "O Valor da Tecnologia", que conta a história da utilização do telescópio, desde sua invenção até os dias atuais, é indicado para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferido a seguir.

 

"O Valor da Tecnologia"
 

Com o avanço da tecnologia, novos telescópios foram construídos com espelhos gigantes, utilizando a "Óptica Adaptativa". Essa tecnologia permite a correção de distorções nas imagens astronômicas provocadas pela atmosfera da Terra. Esses "olhos gigantes" foram instalados em montanhas muito altas e de clima seco, como o Monte Mauna Kea, no Havaí, e no Deserto do Atacama, no Chile. Os resultados dessas novas tecnologias foram de "tirar o fôlego". Ao cair da noite, quais os alvos desses "olhos gigantes"? Um par de galáxias a bilhões de anos-luz de distância? Imagens um estrela morrendo, exalando seu último suspiro em forma de nebulosa planetária? Planetas fora do Sistema Solar que podem abrigar vidas? Ou os efeitos dos assustadores Buracos Negros?

CONFIRA A SEGUIR

 

A série "De Olho no céu" é composta por 7 episódios, desenvolvidos pelas instituições ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), feitos especialmente para comemorar os 400 anos que Galileu apontou pela primeira vez o telescópio para o céu e o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009. 

 

Serviço: Disponibilização do episódio online "O Valor da tecnologia" pelo Planetário Rubens de Azevedo

Data: 13 de junho (sábado)

Hora: 11h

Local: Site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

PARCEIROS