PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
#NaRedeComDragão convida público a assistir o Concerto Especial ''Humberto Teixeira- Viva a Memória do Doutor do Baião'', disponível na íntegra no youtube da TV Ceará
O musical foi realizado em 2016 na Praça Verde e homenageou a obra do compositor cearense que criou versos marcantes dos festejos juninos
23/06/20 às 20h13

Cearense nascido no Iguatu, em 1915 - mesmo ano de uma das mais devastadoras secas que o Ceará já viu -, Humberto Cavalcanti Teixeira partiu no rumo do Rio de Janeiro para, junto de Luiz Gonzaga, formatar e inserir o Baião e todo seu sertão na Indústria Cultural do País, nas décadas de 1940 e 1950. Nesse movimento, o poeta de Asa Branca ajudou a compor também um dos painéis mais ricos e diversificados da música brasileira.

 

Teórico e ideólogo do baião, Teixeira foi muito mais que o parceiro brilhante de Luiz Gonzaga. Foi um músico respeitável, que merece ser conhecido em razão das iniciativas que tomou, da luta pelos direitos autorais, pela atuação política (foi Deputado Federal pelo Ceará, eleito em 1954) e por conta de um sem número de composições gravadas por vários intérpretes. Em 2015, o poeta de Iguatu completou centenário de nascimento.

 
"Quando olhei a terra ardendo, quão fogueira de São João. Eu perguntei a Deus do céu, uai! Por que tamanha judiação?" é um de seus mais famosos versos,  a música "Asa Branca", que caracteriza tão bem a história de luta e resistência do povo sertanejo brasileiro  e se tornou um hino dos festejos juninos. E como estamos em clima de São João, o #NaRedeComDragão convida você a relembrar o Concerto Especial '' Humberto Teixeira -  Viva a Memória do Doutor do Baião'', realizado na Praça Verde em 2016 e transmitido ao vivo pela TV Ceará. 
 
A apresentação contou com a virtuosa Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) sob regência e direção artística do maestro Alfredo Barros com as participações dos músicos  Adelson Viana, Calé Alencar, Marcus Caffé, Paulo Belim e Marina Cavalcante. O concerto é uma obra que nos traz alegria e contemplação e pode ser conferido na íntegra no link abaixo, clica e aproveita!
 
 
PARCEIROS