PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museus do Dragão do Mar participam da 15ª Primavera dos Museus entre 21 e 26 de setembro
Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Ceará se unem a outros equipamentos da Secult Ceará para compor a programação que neste ano reunirá ações museológicas em torno do tema "Museus - perdas e recomeços".
17/09/21 às 14h47

     Anualmente realizada no mês de setembro, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, a Primavera dos Museus chega à sua 15ª edição, unindo instituições museológicas do Brasil, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Em 2021, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, compõem a programação do dia 21 ao dia 26. Neste ano, a semana tem como tema "Museus - perdas e recomeços". Com vistas à reflexão sobre a situação dos museus neste contexto prolongado de pandemia, as programações poderão ser acompanhadas nos canais do Dragão e da Secult-CE ou nas redes sociais dos próprios Museus.

     Na terça-feira (21), a partir das 13h30, o Museu da Cultura Cearense, por meio do Núcleo Educativo, realizará mais um encontro virtual voltado para professores e estudantes do ensino regular, promovendo um diálogo entre o acervo da exposição Vaqueiros e as produções e intervenções sociais dos Mestres da Cultura Dina Martins e Espedito Seleiro. Mediadoras: A ação educativa será mediada pelas educadoras do MCC Thaís Freitas, Mirella Mirla e Júlia Fekete. Interessados podem se inscrever via formulário online bit.ly/MVEonline e acompanhar a ação em plataforma fechada para inscritos. 

     Também na terça-feira (21), em parceria com o programa Cinema nas Redes, da MPC Filmes,  o MCC realizará um debate virtual a partir do curta-metragem "Carne", premiado documentário de Camila Kater. Com mediação da educadora Ana Paula Braga, a também educadora Renata Frota e os professores, pesquisadores, artistas e ativistas Paulo Belim, Alexsandra dos Santos Barbosa e Daniele Teotônio discutirão questões em torno da discriminação, do apagamento e da violência do corpo da mulher, bem como a importância da sua presença e representação na arte e na educação.

     Por meio do projeto Acesso, o MCC também realizará duas lives com pessoas surdas para debater o tema "Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas". Na quarta (22), às 18h, no canal da Secult-CE no YouTube, a professora, educadora, produtora em eventos acessíveis, contadora de histórias, e tradutora/intérprete Lara Gomes e o arte educador e professor Cleyton Santos conversarão sobre suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. Na quinta (23), no mesmo horário e local, Cleyton Santos recebe Matheus Oliveira, estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para um bate-papo sobre as suas vivências na universidade pública.

     Para o final de semana, além das ações virtuais, o MCC traz ações presenciais. Na sexta-feira (24), a partir das 18h30, em plataforma fechada para inscritos, será realizada outra edição do projeto Museu vai à Escola (online), que desta vez terá como temática "Manifestações culturais tradicionais cearenses - continuidade dos fazeres e transmissão de saberes". Mediada pelo educador Amadeu Batista, a atividade contará com a participação de alunos do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará. No sábado (25) e no domingo (26), a partir das 14h, o Museu realizará visitas mediadas à exposição Vaqueiros. Para participar, basta efetuar inscrição por meio do link bit.ly/visitamediadavaqueiros.

     No sábado (25), a partir das 14h30, no Instagram do MAC Dragão (@macdragao), a educadora Andrea Dalveroni ministrará a oficina "A Tridimensionalidade das Memórias". Inspirada em obra Sem Título de 1936 presente na exposição 'Um Atlas Para Hélio Rôla', no MAC Dragão, a facilitadora convida o público a unir suas memórias e objetos afetivos à prática experimental artística.     

     No domingo (26), a partir das 16h, o MAC Dragão realizará no seu Instagram a live "Relatos de Arte-Educadores do MAC: Recomeços e Adaptações". Andrea Dalveroni, Antonio Jarbas, Ka Moreira e Gabriel Ferreira se encontram na plataforma virtual para compartilhar suas experiências durante o estágio no Museu.

 

PROGRAMAÇÃO

 

21 de setembro (terça-feira)


13h30 - [MCC] Projeto Museu vai à Escola (online) - "Mestres e mestras na exposição Vaqueiros"
Em plataforma fechada para inscritos

18h - [MCC] Cine Debate do Filme "Carne", com o tema "O corpo da mulher e suas representações".
No YouTube da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov)
Classificação: 12 anos


22 de setembro (quarta-feira)

18h - Live "Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas", com Lara Gomes e Cleyton Santos
No YouTube da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov)
Oficina em Libras com tradução em Português

 

24 de setembro (sexta-feira)


18h30 - [MCC] Projeto Museu vai à Escola (online) - "Manifestações culturais tradicionais cearenses - continuidade dos fazeres e transmissão de saberes"
Em plataforma fechada para inscritos

18h30 - [Primavera dos Museus] Live "Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas", com Matheus Oliveira e Cleyton Santos
No YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
Oficina em Libras com tradução em Português

 

25 de setembro (sábado)

14h - [MCC] Visita mediada à exposição "Vaqueiros"
Atividade presencial - vagas limitadas para inscritos. 18 vagas. Livre

14h30 - [MAC] Oficina "A Tridimensionalidade das Memórias"
No Instagram @macdragao


26 de setembro (domingo)

14h - [MCC] Visita mediada à exposição "Vaqueiros"
Atividade presencial - vagas limitadas para inscritos. 18 vagas. Livre

16h - [MAC] Live Relatos de Arte-Educadores do MAC: Recomeços e Adaptações
No Instagram @macdragao. 14 anos.

 

Serviço: Programação dos Museus do Dragão do Mar na 15ª Primavera dos Museus - "Museus - perdas e recomeços".
Data: De 21 a 26 de setembro de 2021
Ações virtuais no canal da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov)
, em plataforma fechada para inscritos e no Instagram @macdragao
Visitas presenciais à Exposição Vaqueiros com mediação no Museu da Cultura Cearense

 

 

PARCEIROS