PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar recebe 4ª edição do Festival Delícias do Mundo neste final de semana
Além de trazer pratos da gastronomia mundial a preços acessíveis, o festival ocupará a Praça Verde com palestras de chefs renomados, oficinas e apresentações artísticas com acesso gratuito mediante apresentação do passaporte vacinal completo..
25/11/21 às 10h48

Além da culinária nacional e internacional, o Festival traz oficinas e palestras gratuitas. Foto: Luiz Alves

 

     De 26 a 28 de novembroo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, receberá a quarta edição do festival gastronômico Delícias do Mundo, que das 16h às 23h ocupará a Praça Verde com o melhor da gastronomia nacional e internacional, com pratos que variam entre R$ 5,00 e R$ 40,00, além de palestras, oficinas técnicas e apresentações musicaisentrada no evento cultural é gratuita, sendo exigida a apresentação do passaporte vacinal completo há pelo menos 15 dias acompanhada de documento de identificação com foto.

 


Uma viagem gastronômica
 

     Cerca de 40 renomados chefs levarão ao Delícias do Mundo pratos de 14 países, possibilitando aos visitantes do Dragão uma verdadeira viagem gastronômica. Entre os convidados estão o chef Albertino Araújo, expert na culinária espanhola, que obteve o Grand Diplôme Le Cordon Bleu. Especialista em confeitaria internacional, o chef Bruno Carvalho, apresentará pratos que são "paixão nacional": coxinhas e churros.

     A chef Kazumy Miura, a Japa da Ostra, levará ao festival comidinhas asiáticas que caíram no gosto brasileiro, como guiozas e harumakis, além de suas famosas ostras, que serão armazenadas em um aquário para garantir o seu frescor, além de um stand com vinhos finos tintos, brancos e espumantes no "mèthode traditionnelle". A culinária japonesa estará representada com a participação do chef Élcio Nagano e sua filha Bia Nagano, que vão oferecer alguns pratos do Kina Restaurante, como o Poke Hawai, Yakissoba e a novidade Tehot.

     Já a chef Miriam Muniz, que hoje está à frente do Reino Gourmet e que presta consultoria usando técnicas da cozinha terapia, levará para o Festival pratos especiais da Itália. A Villa Girasole, que tem à frente a chef Grazi Facundes, também vai representar a região apresentando a tradicional comida de rua napolitana, como a famosa Frittatine Napoletana e a irresistível Pizza à Portafoglio. Portugal estará bem representado pela chef Nice Silva, que promete deixar o público com água na boca com seu bacalhau com natas, pastéis de Belém, travesseiro de Cintra e os famosos bolinhos de bacalhau. O chef André Adjafre vai representar a culinária árabe com as suas deliciosas kaftas.

     A culinária norte-americana será representada pelo chef Felipe Farias, que vai preparar pratos irresistíveis, como porco no rolete, brisket, frango defumado e, para sobremesa, um delicioso brownie. Tem ainda o chef Lucas Donadel com os clássicos hambúrgueres Donadel. O Baptista Defumados, com o chef Lucas no comando, servirá sanduíches no pão ciabatta artesanal.

     O estande da It´s True Food Bar também estará presente com sanduíches inusitados, inspirados a partir de experiências adquiridas em viagens por diversos lugares, como Índia e França. A culinária grega também estará representada no Festival com a participação do chef Saulo Donsouzis do Olimpo. Falando na terra do croissant, a chef Debora trará a Crepitos Creperia, uma empresa de crepe francês com toque brasileiro. E tem doces especiais com a chef Karyny Goes, da Pra Sentir, e a Chef Larissa Martins, da Donna Chocolatier. O chef Luhen Aquino preparará pratos da culinária mexicana como Chilli Dog com chips de batata, Chilli de caju com nachos e a deliciosa Smoked Porcheta en Fuego. 

     Os sabores do Brasil poderão ser degustados com bebidas e produtos à base de café do Atelier 1913, da nutricionista e barista Isabelly Giffony, da quarta geração da família do sítio São Roque de Mulungu, referência em café sombreado, e vai levar para o Festival. A comida afetiva cearense também marcará presença com o chef Carlos Henrique Sarmento, gestor de gastronomia do grupo Pinheiro, do restaurante do grupo Pirata e proprietário do Cordel Gastronomia.



Debates e oficinas
 

     Entre as novidades, debate "Gastronomia e comunicação: os desafios para vender seu peixe", no sábado (27), às 19h, que reunirá os renomados chefs Edil CostaPatrick Alex Kazumy Miura para compartilhar suas experiências com as mídias sociais para gerar engajamento e vendas. O bate-papo será mediado pelo jornalista Alberto Perdigão.

     O Festival é também uma oportunidade para aprender mais sobre gastronomia e o que é melhor: de graça. Sob a coordenação do Espaço Edil Costa, as oficinas serão iniciadas às 18h da sexta-feira (26), com o chef Felipe Farias apresentando o "Churrasco na Frigideira". Logo após, às 19h, é a vez do chef Élcio Nagano mostrar a Gastronomia Molecular - espumas e fumaças. No sábado (27), às 18h, o chef Edil Costa apresentará o delicioso prato da cozinha Italiana: ragu de calabresa com polenta gratinada e, às 19h, o chef Luiz de França vai fazer o tradicional prato da cozinha francesa, o ratatuille. No domingo (28), às 18h, o Chef Edil Costa conduz o público a conhecer os sabores da cozinha nordestina e o seu espetacular escondido de carne de sol com abóbora e, em seguida, às 19h, uma deliciosa moqueca de peixe com farofa cítrica.

 


Apresentações artísticas
 

     A programação do Festival Delícias do Mundo também inclui apresentações musicais. Além do Dj Residente Cau Borges, que estará no comando do som durante os três dias de evento, a noite de sexta-feira (26) será embalada com o melhor do pop rock nacional da banda O Verbo, a partir das 20h. Já no sábado (27), também às 20h, tem Tributo a Tim Maia Racional com o quinteto cearense formado por Léo Suricate na voz, DJ Kerensk Barata nos scratches, Pepeu na bateria, Plínio Câmara na guitarra e Gustavo Portela no baixo. Encerrando o festival, no domingo (28), às 19h, o M&M Duo, formado por Marcelo Justa na voz e violão e Marco Holanda também na voz, no violão e no baixo, toca os clássicos do country e blues.  


PROGRAMAÇÃO


Dia 26/11 (sexta-feira)

Dj residente: Cau Borges
18h - Oficina: Churrasco na Frigideira - Chef Felipe Farias
19h - Oficina: Gastronomia Molecular - Chef Elcio Nagano - espumas e fumaças

20h - Show: O Verbo - Pop Rock Nacional


Dia 27/11 (sábado)

Dj residente: Cau Borges
18h - Oficina: Cozinha Italiana - ragu de calabresa com polenta gratinada - Chef Edil Costa
19h - Debate: "Gastronomia e comunicação: os desafios para vender seu peixe"
19h - Oficina: Cozinha francesa - ratatuille - Chef Luiz de França
20h - Show: Tributo a Tim Maia Racional


Dia 28/11 (domingo)

Dj residente: Cau Borges
18h - Oficina: cozinha nordestina - escondido de carne de sol com abobora - Chef Edil Costa
19h - Oficina: pescado - moqueca de peixe com farofa cítrica - Chef Edil Costa
19h - Show: M&M Duo - Clássicos Country e Blues

 

O Festival
 

     Com apresentação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), o 4º Festival Delícias do Mundo é uma realização da produtora cultural Liége Xavier e conta com consultoria gastronômica do Chef Élcio Nagano. Agradecimento: Solar Coca-Cola, que apoia com incentivos através do XII Mecenato Estadual do Ceará. 

     O Festival conta ainda com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dos Mercadinhos São Luiz, da Japa da Ostra, Granja Regina e do Espaço de Gastronomia Edil Costa.

 

Serviço: 4ª edição do Festival Delícias do Mundo
De 26 a 28 de novembro de 2021
Horário: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Shows musicais: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Atrações (shows e palestra) e oficinas no espaço Edil Costa:
Acesso gratuito e livre mediante a apresentação do Passaporte da Vacina por meio físico ou digital e documento de identificação com foto.

PARCEIROS