EDUCAÇÃO E MEMÓRIA

Jovens estudam o patrimônio cultural do bairro Jardim Iracema

06/08/2012

Na primeira passagem do projeto “Patrimônio Para Todos” neste ano por Fortaleza, jovens de 15 a 25 anos estudam a memória de um bairro com forte população negra na capital.

Capoeira

Foto: Francisco Flor

Os jovens do bairro Jardim Iracema recebem, a partir da próxima segunda-feira, 6 de agosto, até sábado, 11, as atividades do projeto “Patrimônio Para Todos – uma aventura através da memória”. Com oficinas voltadas à educação patrimonial e preservação da cultura, os jovens de 15 a 25 anos desta localidade, já selecionados, serão os primeiros de Fortaleza a participar do projeto, que já passou por 7 municípios do interior. Este ano, as atividades enfocam a cultura das comunidades quilombolas e indígenas.

Considerado pelos especialistas como um dos bairros de forte presença da população negra, o Jardim Iracema foi escolhido pela significativa referência cultural das matrizes africanas. A capacitação inclui 100 horas de oficinas divididas em cinco módulos com o intuito de desenvolver nos participantes habilidades relacionadas à prática da educação patrimonial, ao uso das novas tecnologias no registro dos bens culturais; além de conceitos básicos de linguagem audiovisual aplicada ao patrimônio cultural.

As oficinas vão ocorrer no prédio da União dos Moradores do Jardim Iracema (Unjir) em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os monitores e facilitadores que integram o projeto são do Programa de Qualificação Profissional, Valorização e Difusão do Patrimônio Cultural do Ceará, desenvolvido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Próximos bairros

Em Fortaleza, o projeto vai oferecer 10 oficinas para contemplar 180 jovens de 5 bairros escolhidos devido às fortes relações das culturas afrodescendentes e/ou indígenas em suas formações e manifestações tradicionais. Depois do Jardim Iracema, as oficinas seguem para os bairros Joaquim Távora/Piedade (De 13 a 18), Pici e Montese (20 a 25); e Sabiaguaba (27/08 a 01/09).

Registro

Nas oficinas de iniciação a cultura patrimonial, os estudantes aprendem que Patrimônio é também a cultura dos povos, que passa de pai para filho, de geração a geração. As atividades incluem aulas de campo, onde os adolescentes aprendem a valorizar a diversidade étnica que existe na cidade. Os próprios alunos registram suas descobertas e o relato de suas experiências é publicado nas redes sociais do Projeto, como o blog:www.patrimonioparatodos.wordpress.com. No blog, os jovens fazem registros como este, dos participantes de Aratuba: “Crescemos bastante. Estamos remexendo, interligando e ganhando consistência em nós mesmos, como ingredientes de um caldeirão fervilhante de tradições e costumes”.

Balanço

Este ano, a etapa do projeto em comunidades do interior atendeu a cerca 330 jovens em 8 comunidades de 7 municípios. Com resultados plenamente alcançados, o Projeto passou pelo Sertão de Crateús, com ações nas cidades de Poranga(etnias Tabajara e Kalabaça) e Monsenhor Tabosa (Potiguara, Tabajara, Gavião e Tubiba-Tapuia); pelo Litoral Extremo Oeste, na cidade de Itarema (Tremembé); Região Metropolitana de Fortaleza, em Horizonte (comunidade Quilombola); Vale do Curu, na cidade de Tururu (Quilombola); Vale do Jaguaribe, na cidade de Iracema (Quilombola); e Maciço de Baturité, em Aratuba (etnia Kanindé).

Site: www.patrimonioparatodos.com
Blog: www.patrimonioparatodos.wordpress.com
Flickr: www.flickr.com/photos/arteseoficiosceara/

Serviço: Bairro Jardim Iracema recebe o projeto “Patrimônio Para Todos – uma aventura através da memória” – De 6 a 11 de agosto no prédio da Unjir – União dos Moradores do Jardim Iracema (Rua da Misericórdia, nº 34 - Jardim Iracema). As oficinas ocorrem em dois turnos: 8h às 12h e 14h às 18h.

VEJA TAMBÉM

NOSSA SEMANA
As atrações de 20 a 26 de novembro estão aqui. Entre os destaques, o 4º Festival Concreto e a Agenda Potências
CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 23 a 29 de novembro. Estreia de O Outro Lado da Esperança
BIENAL SP
Dragão do Mar recebe itinerância da 32ª Bienal de São Paulo, pela primeira vez em Fortaleza

PROGRAMAÇÃO DO TEATRO
Teatro Dragão do Mar recebe sete espetáculos de teatro e dança, no mês de novembro
RESULTADO
Dragão do Mar divulga resultado da 2ª fase do Edital 003/20017

SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608