Conselho Consultivo da Escola Porto Iracema das Artes reúne hoje importantes personalidades do campo cultural brasileiro

22/10/2012



Juca Ferreira, Secretário de Cultura de São Paulo, já se encontra em Fortaleza para participar da reunião do Conselho Consultivo

Logo mais, às 15hrs, o Conselho Consultivo da Escola Porto Iracema das Artes se reúne no Centro Dragão do Mar. O objetivo é estabelecer um canal de diálogo com instituições e atores importantes do campo cultural brasileiro, como uma forma de construir propostas que contribuam para o fortalecimento das ações do Dragão do Mar e da cultura produzida no Ceará.

Segundo a Diretora de Formação e Criação do IACC, Bete Jaguaribe, a programação do Porto Iracema das Artes envolverá recursos da ordem de R$ 11 milhões, com uma oferta de 7.140 matrículas somente no segundo semestre de 2013.

De acordo com Paulo Linhares, esta é a oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo o potencial criativo do cearense, oferecendo aos profissionais dessas áreas qualificação e atualização técnica e conceitual, de forma permanente. "Com o Instituto Dragão do Mar experimentamos uma verdadeira ebulição no campo da formação e tivemos a satisfação de ter a experiência reconhecida nacionalmente, como uma das ações mais representativas da área. Para trazer de volta este ambicioso projeto, com vistas a alcançar o prestígio internacional, estamos contando com a colaboração dos mais reconhecidos profissionais de cada campo artístico", afirma o diretor-presidente do IACC.

Confira a lista completa do Conselho Consultivo da Escola:

Antônio Grassi

Ex-presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Foi secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Executivo Adjunto do Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico – Inhotim.

Beatriz Lindenberg

Fundadora do Instituto Marlin Azul. Atua na gestão de projetos culturais de formação, produção e difusão audiovisual. Coordenadora geral do projeto Revelando os Brasis, criadora do Projeto Animação e do Núcleo Animazul.

Dellano Rios

Editor- Chefe de Cultura do jornal Diário do Nordeste. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestre em Sociologia pela mesma Universidade.

Eduardo Saron

É Diretor do Itaú Cultural. Membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, como representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Leonel Kaz

Curador do Museu do Futebol / SP – Instituto da Arte do Futebol Brasileiro.

Fausto Nilo

Cantor e compositor. Arquiteto – formado pela Universidade do Ceará – UFC e entre seus projetos, se destaca o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Felipe Araújo

Editor – Chefe de Cultura do jornal O Povo

Isabel Lustosa

Escritora Brasileira. Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Pesquisadora da Casa de Rui Barbosa (RJ). Também dirigiu a área de pesquisa do Museu da República (1989/1990) e trabalhou no Patrimônio Histórico (1991/1992).

Izolda Cela

Secretária da Educação do Estado do Ceará. É Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Sérgio Burgi

Coordena a área de fotografia e a Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles (IMS), principal instituição voltada para a guarda e preservação de acervos fotográficos no Brasil. Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991. É membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Jesualdo Farias

Reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC, mas já desempenhou as funções de chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Pós-Graduação, Vice-Diretor de Centro, Diretor de Centro e Vice-Reitor da mesma Universidade.

João Alegria

Gerente de Programação, Jornalismo e Engenharia no Canal Futura, na Fundação Roberto Marinho. Atua também como professor colaborador no Curso de Artes e Design da PUC-Rio, onde está ligado ao desenvolvimento de projetos em Mídias Digitais.

Juca Ferreira

Ex-ministro da Cultura e atual Secretário de Cultura de São Paulo.

Lino Villaventura

Estilista. Figurista de cinema e teatro. Entre outros, fez os figurinos do filme Bocage, o Triunfo do Amor, e da peça teatral Dorotéia, uma Farsa Irresponsável em Três Atos, de Nelson Rodrigues, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de 1996.

Lira Neto

Jornalista. Duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti na categoria biografia. Escreveu, entre outros livros, as biografias de Getúlio Vargas (o primeiro tomo lançado em 2012), Padre Cícero (Companhia das Letras, 2009), Maysa (Globo, 2007), O Inimigo do Rei (Globo, 2006) e Castello (Contexto, 2004)

Magela Lima

Secretário de Cultura de Fortaleza. Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mário Lúcio

Multi- instrumentista e arranjista de vários álbuns de solistas caboverdeanos. Fundador e Diretor da Associação Cultural Quintal da Música. Compositor, membro da SACEM (Societé française des Droits d'auteur), com temas gravados por Cesária Évora e outros artistas caboverdeanos.

Mário Magalhães

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É autor da biografia "Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo". Trabalhou nos jornais "Folha de S. Paulo", "O Estado de S. Paulo", "O Globo" e "Tribuna da Imprensa". Recebeu mais de 20 prêmios.

Adélia Borges

Jornalista formada pela Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua na imprensa desde 1972, tendo trabalhado em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Fundação Carlos Chagas, TV Globo, TV Cultura, entre outros. Foi editora de design e colunista do jornal Gazeta Mercantil, entre 1998 e 2001. É autora ou co-autora de mais de 10 livros, entre eles "Designer não é personal trainer", da Editora Rosari.

Orlando Senna

Cineasta, escritor, jornalista. Repórter e comentarista de política internacional, atuou na América Latina, África e Europa. Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de lós Baños, da qual é um dos fundadores, e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará. De 2003 a 2007 foi Secretário Nacional do Audiovisual.

Danilo Miranda

É sociólogo, diretor do Departamento Regional do Servico Social do Comércio (Sesc) no Estado de São Paulo. Especialista em ação cultural, tem formação em Filosofia e Ciências Sociais, com especialização em gestão empresarial no International Institute for Management Development (IMD), na Suíça.

Peter Gasper

Um dos pioneiros do lighting design brasileiro. Iniciou sua vida profissional como cenógrafo de teatro, televisão e cinema. A vontade de estudar iluminação veio nos anos 1970, quando ele percebeu que a luz poderia ser uma ferramenta para a cenografia, uma aperfeiçoando a outra. Hoje Gasper atua também iluminando obras arquitetônicas, com destaque para as de Oscar Niemeyer.

Prof. Pinheiro

Secretário da Cultura do Estado do Ceará. Ex-vice governador do Ceará, durante a primeira gestão Cid Gomes. Como vereador de Fortaleza, Pinheiro foi líder da Câmara Municipal de Fortaleza. É graduado em História, na Universidade Federal do Ceará; especialização em História da Igreja na América Latina, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestrado em História Social na Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História Social, na mesma Universidade.

Ricardo Resende

Diretor geral e divisão de curadoria e programação do Centro Cultural de são Paulo. De março de 2005 a março de 2007, foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceará. Mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), tem carreira centrada na área museológica.

Roberto Cláudio

Prefeito de Fortaleza Já foi Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará. É médico-sanitarista, formado pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado e PhD em saúde pública pela Universidade do Arizona (EUA).

Silvana Meireles

Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Graduada em Engenharia Eletrônica com especialização em Políticas Culturais.

Tiago Santana

É diretor do IFOTO - Instituto da Fotografia em Fortaleza, Ceará - BRASIL. Atualmente desenvolve projetos editoriais na Editora Tempo d'Imagem em São Paulo-SP e Fortaleza-CE. Atua desde 1989, como fotógrafo profissional trabalhando com fotografia documental. Fundador da Editora Tempo d'Imagem (1994), editora especializada em livros de fotografia.

Xico Sá

Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo, participa do programa Saia Justa, da GNT e Cartão Verde, da Cultura. Estreou recentemente o blog "Xico Sá: o cronista, o repórter, o homem, o mito, a fraude", no site da Folha. Já colaborou com a revista Trip e foi apresentador da MTV. É autor de uma dezena de livros, dentre os quais Divina Comédia da Fama e Modos de Machos & Modinhas de Fêmea.

Karim Aïnouz

Cineasta e roteirista cearense. Bacharel em Arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília (1988), tem mestrado em Teoria e História do Cinema pela New York University (1991). Trabalhou como curador, assistente de direção e assistente de montagem em vários projetos, como Veneno (1994), de Todd Haynes, e Arizona dream (1993), de Emir Kusturica. Em 2005, colaborou nos roteiros de Cidade Baixa, de Sérgio Machado e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes. Seu longa-metragem de estreia, Madame Satã (2002), foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e, em seguida, premiado nos festivais internacionais de Chicago (EUA) e Huelva (Espanha).

Irlys Barreira

É professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1 B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pósdoutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Cências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de antropologia e política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais.

Tarcísio Pequeno

Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. Professor titular da Universidade de Fortaleza, é formado em Engenharia Civil pela UFC, com Mestrado em Ciência da Computação pela PUC do Rio de Janeiro e Doutor em Teoria da Programação, também pela PUC/Rio e Universidade de Waterloo, no Canadá. Pós-Doc no Imperial College de Londres.

Regina Leitão

Diretora Regional do Serviço Social do Comércio (SESC Ceará). Graduada em Ciências Sociais pela UFC. Tem MBA em APG: Gestão Avançada pelo Grupo AMANAKEY e em Gestão Social pela Fundação Getúlio Vargas. Doutoranda em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra – Portugal. Randal Martins Pompeu Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza. Aderbal Freire Diretor, ator e dramaturgo.

Élcio Batista

Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela UFC. Trabalhou na gestão de Organização Não-Governamental entre 2004 e 2008. Tem larga experiência na gestão e ensino de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas. Pertenceu a Unidade de Gerenciamento de Programa UGP do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID/ Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atuou na elaboração e execução de projetos do Grupo de Comunicação O Povo, foi apresentador e debatedor de programas de televisão na TV O Povo e Rádio O Povo/CBN. Trabalhou como Coordenador de gestão do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará INESP e foi secretário executivo da Academia Estadual de Segurança Pública - CE. Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência-LEV/UFC/INCT, cursando o Doutorado no Programas de Pós-Graduação em Sociologia.

Ana Quezado

Jornalista, professora, chefe de redação da TV Verdes Mares.

 

 





VEJA TAMBÉM

NOSSA SEMANA
As atrações de 20 a 26 de novembro estão aqui. Entre os destaques, o 4º Festival Concreto e a Agenda Potências
CINEMA DO DRAGÃO
Confira a programação de 23 a 29 de novembro. Estreia de O Outro Lado da Esperança
BIENAL SP
Dragão do Mar recebe itinerância da 32ª Bienal de São Paulo, pela primeira vez em Fortaleza

PROGRAMAÇÃO DO TEATRO
Teatro Dragão do Mar recebe sete espetáculos de teatro e dança, no mês de novembro
RESULTADO
Dragão do Mar divulga resultado da 2ª fase do Edital 003/20017

SOLICITAÇÃO DE PAUTA
Saiba os critérios e as datas de submissão de pautas no Teatro Dragão do Mar
PREGÃO ELETRÔNICO
Quer prestar serviços para o Dragão? Veja aqui como participar do pregão
REGULAMENTO
Confira regras de contratação do Instituto Dragão do Mar


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - CEP: 60060-390 - Fortaleza/CE - CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608