PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Confira a programação até 21 de agosto
Festival Multicultural, oficinas e cursos gratuitos, visitas mediadas, sessões no Cinema e no Planetário e apresentações artísticas compõem a agenda da semana.
12/08/22 às 20h22

"A Rainha" tem apresentações gratuitas neste final de semana. Foto: Fábio Caffe

 
 

     Ao longo dos próximos dias, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz uma programação repleta de atrações gratuitas, entre oficinas e cursos gratuitos, visitas mediadas, mostra de cinema, sessões do Planetário e apresentações cênicas e musicais. Mais detalhes sobre essas e outras atrações podem ser conferidos no site (www.dragaodomar.org.br). 

     Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus. 

 

 

Museus

 

Museu da Cultura Cearense

 

     O Museu da Cultura Cearense (MCC) segue com visitas abertas às exposições "Bestiário Nordestino", com curadoria dos artistas visuais Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, e "Vaqueiros", com curadoria de Margarita Hernandez. As visitações são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30).

   No sábado (20), às 17h, será realizada mais uma visita mediada com os curadores da mostra Bestiário Nordestino. Entre o grotesco e a arte da xilogravura, o público irá conhecer as histórias, a viagem e as andanças que reuniram o acervo que compõe a exposição, enfatizando o fantástico que permeia o imaginário criativo dos gravadores nordestinos presentes na mostra, tendo o sertão absurdo e delirante como uma fonte infinita de inspiração.

     No domingo (21), às 16h, o Núcleo Educativo do MCC realiza a oficina "Brincando de Rimar com o Bestiário Nordestino". O educador Renan Brito buscará aproximar o público da arte do cordel e suas diferentes formas de representar os monstros e bestas que povoam a imaginação popular, convidando os participantes a elaborar um cordel coletivo em diálogo com a exposição. 

     Ao longo da semana, o MCC segue ainda com as aulas dos cursos de "Libras para Museus e Espaços Culturais" e "Libras para iniciantes" para os inscritos já selecionados. Dando continuidade à série de formações, o Museu inicia também nesta quarta-feira (17) a "Formação para o mercado profissional da Fotopintura", que será ministrada pelo mestre Júlio Santos entre os meses de agosto e novembro, com inscrições também já encerradas.

 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará
 

    A mostra "DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", do artista visual fortalezense Eduardo Frota, com curadoria de Jacqueline Medeiros, segue em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), com visitações de terça a domingo, nos mesmos horários. Aos sábados e domingos, às 11h, o público pode participar de visitas mediadas no Museu, sem necessidade de agendamento prévio, bastando que os interessados se apresentem na recepção do Museu e aguardem a formação do grupo.

 

 

 

Planetário

 

 

     O Planetário Rubens de Azevedo mantém sessões gratuitas de quinta a domingo. Aos sábados e domingos, às 17h, o Planetário exibe "ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras". A sessão "A Quinca, o Pititi e o Albireu" é apresentada às quintas e aos sábados e domingos, às 18h. "Até as Fronteiras do Universo" segue exibida às sextas, 18h, e aos sábados e domingos, às 19h, e "A Procura pela Vida. Estamos Sozinhos?" aos sábados e domingos, 20h.

     Os ingressos gratuitos para as sessões são distribuídos no dia de cada uma das exibições, por ordem cronológica das sessões, na bilheteria física do Planetário, uma hora antes do início das sessões, sendo a distribuição limitada à ocupação de 45 lugares por sessão.

 

Festival

 

     De 18 a 28 de agosto, espaços diversos do Dragão recebem o X Curta o Gênero, festival plural  que traz, entre atividades virtuais e presenciais, como debates, mesas, palestras, apresentações de trabalhos, mostras artísticas, lançamentos de livros, shows, flash tattoos, entre outros, com foco sobre temáticas de gênero, classe, raça e sexualidades. Com o tema "Desafios feministas e de outros campos contra-hegemônicos frente aos cenários sociopolíticos latino-americanos e globais atuais", o evento propõe diálogos voltados para a democracia, política, lutas de povos originários e do campo, economia solidária e perspectivas anti-capitalistas e decoloniais assim como perspectivas sobre educação, cultura, comunicação, políticas públicas e políticas afirmativas. A programação é inteiramente gratuita, mediante retirada de ingressos uma hora antes de cada ação, na Bilheteria do Dragão.

 

 

Cinema


 

      O destaque da 420ª cine-semana do Cinema do Dragão, com início a partir da próxima quinta-feira (18) é a X Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero, que apresentará filmes curta-metragem de documentário, ficção, animação, experimentais e infantis, na sala 2 e no Auditório do Dragão. A programação é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria a partir de uma hora antes das sessões.

     Na grade regular, permanecem 'Crimes do Futuro', de David Cronenberg, 'Os Primeiros Soldados', de Rodrigo de Oliveira, e 'Memoria', de Apichatpong Weerasethakul. Os ingressos, R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira), podem ser adquiridos no Ingresso.Com ou na bilheteria física do Cinema. 

 

  

Teatro Dragão do Mar

 

     Com circulação nacional, o espetáculo "A Rainha - experiências extraordinárias para a primeira infância", com direção de Andrea Jabor e Flávio Souza, chega ao Teatro Dragão do Mar conduzindo o público infantil por uma viagem ao universo onírico, mágico e efêmero de fábulas e contos maravilhosos. Mesclando dança, teatro e música, o espetáculo será apresentado nos dias 20 e 21 de agosto (sábado e domingo), às 16h e 17h30. O acesso é gratuito mediante a retirada de ingressos (até dois por pessoa) na Sympla Bileto a partir das 15h do dia anterior às apresentações. Caso haja disponibilidade, ingressos poderão ser distribuídos na bilheteria física do Teatro, uma hora antes das apresentações.

 


Arena Dragão do Mar

 

     No sábado (20), das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar, acontece a tradicional feirinha Fuxico no Dragão, que neste final de semana contará ainda com a apresentação do Coletivo Somos Sarau. A partir das 17h, na apresentação "Nós Somos Saraus", o grupo traz interpretações musicais e poéticas autorais por Eugênia Neri, Joh Soarez e João Pirambu, e as intervenções cenopoéticas de Alan Mendonça, acompanhado pelos músicos Junior Lobo e Paulo Soares. 

     Em mais um domingo dedicado à programação infantil, o programa Brincando e Pintando no Dragão, que acontece das 15h às 18h, na Arena Dragão do Mar, traz, além de brincadeiras e atividades lúdicas para a criançada, a oficina gratuita "Isogravura para crianças", a partir das 15h. A multiartista Dione Morais convida a criançada a experimentar a técnica que é uma variação da xilogravura, utilizando matrizes de isopor para a impressão. Em seguida, a partir das 16h30, o grupo Encantos apresenta "Encantos do Nordeste", apresentação que combina contação de histórias e música numa linda e envolvente homenagem à cultura nordestina. 

 

 

Espaço Rogaciano Leite Filho

 

     Na próxima sexta-feira (19), a partir das 18h, o palco aberto do Dragão sediará a retomada do projeto Batalha do Dragão, duelo de rimas entre MCs comandado pelo rapper Erivan Produtos do Morro. A primeira edição do ano será uma pré-seletiva para o Duelo de MCs Nacional 2022 e promete agitar a cena hip-hop com muita rima, improviso e rapidez de raciocínio. Serão disponibilizadas 16 vagas para a disputa da pré-seletiva, com inscrição gratuita, a partir das 17h30, por ordem de chegada.

 


Dança

 

     No domingo (21), a partir das 16h, na Varanda dos Museus, o programa Dança na Varanda promove mais um Tango na Praça, projeto que reúne tangueiros e pessoas adeptas ao tango para praticar o ritmos e conferir apresentações artísticas de professores e dançarinos profissionais de Tango. Para participar, é só chegar. 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

17 de agosto (quarta-feira)

 

8h30 às 11h30 - Início da "Formação para o mercado profissional da Fotopintura", com mestre Júlio Santos
Quartas e sextas, de 17/08 a 16/11/2022
Local: Escola Porto Iracema das Artes

Acesso gratuito para inscritos selecionados (inscrições encerradas)

 

18 de agosto (quinta-feira)

 

[X Curta O Gênero]
16h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes I.
No Auditório do Dragão do Mar
18h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes II. No Cinema do Dragão
19h45min - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes III.
No Cinema do Dragão



18h - A Quinca, o Petiti e o Albireu (sessão infantil)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 17h
Limite de 45 lugares por sessão

 

 

19 de agosto (sexta-feira)

 

[X Curta O Gênero]
14h às 17h - Colorindo o Gênero. Oficina Objetos e tradições dos Povos Originários, com Telma e Beatriz Tremembé.
No Auditório do Dragão e na Arena Dragão do Mar

16h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes IV.
No Auditório do Dragão
18h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Das Violências de Cada Dia. 

No Cinema do Dragão
19h45min - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes V.
No Cinema do Dragão

 

18h -  Até as Fronteiras do Universo (sessão juvenil-adulta)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 17h
Limite de 45 lugares por sessão

 

18h - Batalha no Dragão - pré-seletiva para o Duelo de MCs Nacional 2022
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito. Livre. 
 Inscrições a partir das 17h30

 


20 de agosto (sábado)

 

[X Curta O Gênero]

14h às 15h30min - Colorindo o Gênero. Oficina de Produção de Mudas, com Edinaldo Felipe.
No Auditório do Dragão e na Arena Dragão do Mar

15h30min às 17h - Colorindo o Gênero. Oficina Mitos e Lendas - Mulheres da Encantada: Contos sobre o protagonismo feminino das mulheres indígenas Jenipapo-Kanindé, com Glaubiana Alves e Raquel Jenipapo.
Na Arena Dragão do Mar

16h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes VI. 
No Auditório do Dragão
18h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Envelhecimentos.
No Cinema do Dragão
19h45min - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes VII.
No Cinema do Dragão

 

16h às 20h - Fuxico no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

16h e 17h30 - Espetáculo A Rainha - Andrea Jabor
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso na Sympla Bileto

 

 
17h - Fuxico Musical com Coletivo Somos Saraus - Show "Nós Somos Saraus"
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre. Duração: 60 minutos.

 

17h - Fuxico Musical com Coletivo Somos Saraus - Show "Nós Somos Saraus"
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre. Duração: 60 minutos.

 

17h - Visita Mediada com curadores na exposição Bestiário Nordestino
Na exposição Bestiário Nordestino (sala 2 do MCC).
Gratuito mediante inscrição no link bit.ly/VisitaMediadaBestiario. Livre. Acesso gratuito. Duração: 60 minutos. 20 vagas. 

 

17h - ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras  (sessão infantil)
18h - A Quinca, O Pititi e o Albireu (sessão infanto juvenil)
19h - Até as Fronteiras do Universo ( sessão juvenil - adulto)
20h - A Procura Pela Vida. Estamos sozinhos? ( sessão juvenil - adulto)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 16h
Limite de 45 lugares por sessão

 

21 de agosto (domingo)

 

[X Curta O Gênero]
16h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes VIII.
No Auditório do Dragão
18h - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Para Florescer o Mundo.
No Cinema do Dragão
19h45min - Mostra Internacional Audiovisual Sessão Paratodes IX.
No Cinema do Dragão

 

[X Curta O Gênero]
15h às 18h - Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

15h - Oficina de Isogravura para crianças - Dione Morais
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

16h e 17h30 - Espetáculo A Rainha - Andrea Jabor
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso na Sympla Bileto

 

16h - Oficina "Brincando de Rimar com o Bestiário Nordestino"
Na exposição Bestiário Nordestino, no MCC
Gratuito mediante inscrição no link bit.ly/RimarBestiarioNordestino. Livre. 10 vagas. Classificação: 12 anos:

 

16h - [Dança na Varanda] Tango na Praça
Na Varanda dos Museus
Gratuito. Livre. 4 horas. 

 

16h30 - Espetáculo "Encantos do Nordeste" - Grupo Encantos
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

17h - Sessão ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras (sessão infantil)
18h - A Quinca, O Pititi e o Albireu (sessão infantil)
19h - Até as Fronteiras do Universo (sessão juvenil-adulta)
20h - A Procura pela Vida - Estamos Sozinhos?
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 16h
Limite de 45 lugares por sessão

 

Cinema do Dragão
Sessões de terça a domingo, das 14h às 21h30

 

Museu da Cultura Cearense
Exposição "Vaqueiros" e "Bestiário Nordestino"
De terça a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (com acesso até as 18h30)
Acesso gratuito. Livre

 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Exposição "DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas"
De terça a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (com acesso até as 18h30)
Acesso gratuito. Livre

 

 

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura até 21 de agosto de 2022
Horários diversos
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br

 

 

PARCEIROS