PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Segunda edição da Ocupação Parque Dragão traz apresentações artísticas gratuitas neste sábado (27) 
Projeto fruto da parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Centro Cultural Porto Dragão e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, traz grupo de cultura popular, DJ e músicos cearenses.
23/08/22 às 11h25

Luana Florentino e Orlângelo apresentam o projeto "Forró do Fico". Foto: Joélia Braga



     Neste sábado (27), acontece a segunda edição do "Ocupação Parque Dragão", projeto colaborativo entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Centro Cultural Porto Dragão e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), que convida o público a fruir de uma agenda cultural nas áreas abertas que interligam esses equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), com uma programação plural gratuita protagonizada por artistas cearenses. Neste dia, o Espaço Rogaciano Leite Filho, palco localizado abaixo da passarela vermelha do Centro Dragão do Mar, receberá apresentações do grupo Coco de Praia do Iguape, da DJ Kaká Di Paula e de Luana Florentino e Orlângelo, com o show "Forró do Fico". 



Sobre as atrações




     A Dança do Coco de Praia do Iguape atravessa gerações, tradição passada de pai para filho, heranças de seus antepassados. A dança é envolvida pelo som do carrom com seu sapateado quente, não deixa ninguém ficar parado. Seus integrantes são pescadores e suas roupas são rústicas pintadas na mata, com tinta extraída da casca do cajueiro. Os versados são raízes trazidas de longe e sua letra conta a vida do cotidiano dos pescadores. O grupo mantém a tradição e sua originalidade pois assim representam a cultura do seu povo, maior motivo de orgulho pra eles. A missão do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira é manter e repassar para as novas gerações a sua cultura.

 
     

     Kaká Di Paula é DJ e professora de atividades aquáticas, natural de Juazeiro do Norte (CE). Traz da sua terra a bagagem musical de um povo capaz de transcender a dor com amor, festa e devoção. Kaká é uma mulher lésbica e nordestina, que expressa seu lugar de fala com a pluralidade da música nordestina.

 

     O show "Forró do Fico" é a primeira experiência juntos em palco de Luana Florentino e Orlângelo, esses dois "cantautores" interioranos, instigados após o resultado da união dos dois na gravação da música de mesmo nome, de autoria de Orlângelo e Flávio Paiva, lançada em maio de 2022. Já se pode imaginar a resenha performativa deste duo que promete encantar a plateia com suas canções autorais, poesias, bem como nas releituras de clássicos da música nordestina e Brasileira. Com o apoio de loops e samples, a dupla se reveza entre percussões, guitarras e violões. Suas vozes têm origem nas artes cênicas, suas "corpas" nas danças de terreiro, e a gaiatice Cearense o amálgama perfeito para esta união cenomusical. Neste dia, a dupla contará com o acompanhamento do percussionista Rossano Cavalcante. 

     Para manter o pique e acompanhar a sequência de shows, o público poderá consumir os lanches e bebidas comercializados por empreendedores locais do Poço da Draga.


 

Programação


17h30 - Coco de praia do Iguape
18h30 - Luana Florentino e Orlângelo - Forró do Fico
19h45 - DJ Kaká di Paula




SERVIÇO: 2ª Ocupação Parque Dragão, com Coco de Praia do Iguape, Forró do Fico e DJ Kaká di Paula
Data: Dia 27 de agosto (sábado)
Horário: 17h30 às 21h30
Local: Palco Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre

 

PARCEIROS