PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar recebe 16º For Rainbow a partir desta quarta-feira (14)
Até 21 de dezembro, o Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero traz mostras audiovisuais, apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, exposição, premiação e feira de artesanato.
12/12/22 às 14h31

     De 14 a 21 de dezembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, receberá o For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, evento multicultural realizado pela Cenapop que chega à sua 16ª edição com uma ampla e diversificada programação gratuita. Reconhecido internacionalmente como espaço de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual, o festival traz lançamentos literários, oficinas, apresentações artísticas, homenagens, mostras audiovisuais, feira temática, exposição de artes visuais e a entrega do tradicional troféu Elke Maravilha. É necessário retirar ingressos para as programações do Teatro Dragão do Mar e do Cinema do Dragão, nas suas respectivas bilheterias, uma hora antes do início das atividades. 

     Em decorrência do aumento do número de casos de coronavírus, o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara. 

     Segundo Verônica Guedes, diretora-executiva do festival, o festival representa uma importante frente de promoção ao respeito à diversidade humana e de construção de ações afirmativas para a comunidade LGBTI+, historicamente marginalizada.  "É necessário incentivar, valorizar e visibilizar uma cultura específica de populações que historicamente são postas à margem.", afirma a cineasta. 

     A cerimônia de abertura, que acontecerá nesta quarta-feira (14), a partir das 18h30, na sala 2 do Cinema do Dragão, será seguida da Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens, com exibição do filme "Corpolítica". Com filmes nacionais e estrangeiros, a Mostra selecionou oito longas e 25 curtas, produções de países como Brasil, Alemanha, Argentina, Colômbia, Chile, Guiana, Bélgica, Botswana, Burkina Faso, Espanha, Irã e Estados Unidos. A comissão de seleção foi formada pela realizadora e atriz paraibana, Cristiane Fragoso; pelo jornalista, pesquisador e crítico de cinema cearense, Diego Benevides, e pela atriz e realizadora Julia Katharine (SP).

     Os curtas e longas concorrem ao Troféu Elke Maravilha, premiação que acontecerá no dia 21 de dezembro, às 19h, na Arena Dragão do Mar. O prêmio será conferido nas categorias Melhor Filme (Nacional e Estrangeiro), Direção, Roteiro, Ator, Atriz, Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Desenho Sonoro e Trilha Sonora. Nesta 16ª edição, o For Rainbow passará também a contemplar artistas LGBTI+ pelo conjunto da obra. Os homenageados deste ano são o ator e diretor teatral Silvero Pereira e o bailarino e coreógrafo Bayard Tonelli. 

     Serão ainda conferidos o Prêmio João Nery, em reconhecimento às produções que abordam essencialmente a militância LGBTI+, e o Troféu Artur Guedes, que destaca a luta pela defesa dos direitos humanos e pelo respeito à diversidade sexual e de gênero, que este ano agraciará a psicóloga Luiza Cela e a assistente social Mãe Kelma de Yemanjá. 

     Um júri especial elegerá o Melhor Longa do 16º For Rainbow. Entre os jurados estão o cineasta Bertrand Lira (professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o ator Cláudio Jaborandy, Kênia Freitas (curadora do Cinema do Dragão), o jornalista e cineasta Émerson Maranhão, além de Gá Dias, trans não-binare e realizadora audiovisual.



 

Mostras Paralelas


     Além da Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens, o festival também contará com a Mostra de Filmes Convidados ("A Mãe de Todas as Lutas" e "Serial Kelly", a Mostra Educativa, a Mostra "Olho D´água" e a Mostra Feminino Plural. Verônica Guedes destaca que a Feminino Plural tem como principal objetivo dar visibilidade à fala de mulheres através da arte, a fim de disseminar e multiplicar estratégias, com o intuito de fortalecer a luta contra o  machismo, o silenciamento e as violências. Na mostra, serão exibidos oito filmes e o espetáculo teatral "Solo do Meu Interior", da Cia. Bravia. O júri da Mostra Feminino Plural é formado pela comunicadora e multiartista Ella Monstra e pelas cineastas Lays Antunes e Sara Benvenuto.



Oficinas 
 

    A 16ª edição do For Rainbow inclui também oficinas gratuitas no Auditório do Dragão. De 15 a 20 de dezembro, das 14h às 17h, a pesquisadora e assistente de direção Joana Galetti conduzirá a oficina "Pesquisa para filmes e séries documentais (Personagens e Conteúdos)". Nos dias 17 e 18/12, das 14h às 17h, no Auditório do Dragão, será ofertada a "Oficina de Realização Audiovisual - Vídeo e Design em Celular como Ferramenta de Ativismo e Empreendedorismo para LGBTI+", que será ministrada pela especialista em novas mídias e empreendedorismo virtual Anna Gomes. As inscrições para as oficinas estão esgotadas. 



Múltiplas Linguagens


     Tem programação musical gratuita todos os dias do festival. Os encontros acontecem sempre após a exibição dos curtas e longas da Mostra Competitiva Internacional, a partir das 22 horas, na Arena Dragão do Mar.  Entre as atrações estão a cantora e compositora Mumutante, a Dj Bugzinha, o cantor e compositor Rafael Amora, a cantora Angell History, a dupla Val e o Paraíso (vocal e guitarra), o Dj Uirá dos Reis, o projeto musical Sapatinder - com os DJs Lolost e Adora -, além do show de encerramento do festival, com a cantora, compositora, atriz e modelo, Luisa Nobel.

    Além da música, outras linguagens são contempladas na programação. Neste domingo (18), às 17h, no Teatro Dragão do Mar, integrando a Mostra Feminino Plural, a Cia. Bravia apresentará "Solo do Meu Interior". Na segunda-feira,19 de dezembro, às 22h, na Arena Dragão do Mar, Yasmim Salvador apresentará o espetáculo de dança "Transmargem".

     Durante o festival, serão lançadas duas obras literárias ligadas ao universo LGBTI+: "Cartilha do Orgulho LGBTQIAPN+ de Asé", do coletivo Ayoká e Aladê Produções, no dia 19 de dezembro, e "Cores entre versos", de Tomzé Silva, no dia seguinte, ambos às 17h30, no hall da sala 1 do Cinema do Dragão.

 

 

Sobre o For Rainbow

     Nas quinze edições anteriores, o For Rainbow exibiu mais de mil filmes, alcançou mais de 600 espaços culturais de todo o Brasil, capacitou mais de 800 pessoas, produziu 20 filmes e atingiu um público médio de 60 mil pessoas. Realizado pela Via de Acesso à Arte e Cultura (VAAC), pelo Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (Cenapop) e pelo Criar - Comunicação e Cultura, o festival tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE) e da Casa Civil, e conta com a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

14 de dezembro (quarta-feira)

 

18h30 - Abertura 
Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"Corpolítica" (LGBT+, 102', Brasil, 2022). Dir.: Pedro Henrique França
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 


22h - Show Mumutante
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 

 
 

15 de dezembro (quinta-feira)

 

14h às 17h - Início da oficina "Pesquisa para filmes e séries documentais (Personagens e Conteúdos)", com Joana Galetti 
No Auditório do Dragão
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

17h - Performances + Feira Rainbow de Artesanato
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 

 

18h30 - Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"Comer Mamão à Beira-Mar / Eating Papaw on the Seashore" (GAY, 18', Guiana, 2022). Dir.: Rae Wiltshire e Nickose Layne
"Capim-Navalha" (H TRANS, 17', Brasil, 2021). Dir.: Michel Queiroz
"Cabiluda" (LGBT+, 20',Brasil, 2022). Dir.: aColleto e Dera Santos
"Nem o Mar Tem Tanta Água" (LÉSBICA, 21',Brasil, 2022).Dir.: Mayara Valentim
"Um Pedaço do Mundo" (LGBT+, 75', Brasil, 2022).Dir.: Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

22h - Festa - DJ Bugzinha
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 

 


16 de dezembro (sexta-feira)

 

14h30 - Mostra Feminino Plural
"Bege Euforia" (LÉSBICA, 19'52, Brasil, 2022). Dir. Anália Alencar
"Eu Te Amo é no Sol" (LÉSBICA, 19'30, Brasil, 2021). Dir.: Yasmin Guimarães
"Sobre Elas" (M TRANS, 14'07, Brasil, 2022). Dir.: Bruna Arcangelo
"Futuros Amantes" (M TRANS, 14'55, Brasil, 2022). Dir.: Jessika Goulart
"Crescer onde Nasce o Sol" (M TRANS, 12'33, Brasil, 2021). Dir.: Xulia Doxágui
''Megazord'' (LGBT+, 20'58 Brasil,2021). Dir.: Luciana Wilm e Tyago Thompson
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

17h - Performances + Feira Rainbow de Artesanato
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

18h30 - Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"Procura-se Bixas Pretas" (LGBT+, 25',Brasil, 2022).Dir.: Vinicius Eliziário
"Rosa Neon" (M TRANS, 19',Brasil, 2022).Dir.: Tiago Tereza
"Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor" (LGBT+, 11',Brasil, 2021). Dir.: Liv Costa e Sunny Maia
"Promessa de um Amor Selvagem" (LGBT+/GAY, 23',Brasil, 2022).Dir.: Davi Mello
"Quando Chegar a Noite, Pise Devagar" (LÉSBICA, 20',Brasil, 2021). Dir.: Gabriela Alcântara
"Eu Sou Alma / I Am Alma" (M TRANS, 72',Alemanha/Argentina, 2022). Dir.: Mariana Manuela Bellone
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

22h - Festa - Show Rafael Amora
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 

 

 
17 de dezembro (sábado)

 

14h às 17h - Início da "Oficina de Realização Audiovisual - Vídeo e Design em Celular como Ferramenta de Ativismo e Empreendedorismo para LGBTI+", com Anna Gomes
No Auditório do Dragão
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

14h30 - Mostra Feminino Plural
"Isso Não é Tudo" (LÉSBICA, 9'34, Brasil, 2022). Dir.: Stefane Eskelsen
Filme convidado: "Serial Kelly" (85' Brasil, 2022). Dir.: René Guerra
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

17h - Feira Rainbow de Artesanato
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

18h30 - Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"Possa Poder" (LGBT+, 19',Brasil, 2022).Dir.: Victor di Marco e Márcio Picoli
"Prazer / Jouissance" (GAY, 22',Irã, 2022). Dir.: Sadeq Es-haqi
"Uma Pessoa Comum / Ordinary" (H TRANS, 12',EUA, 2022). Dir.: Atlas O Phoenix
"Quinze Primaveras" (M TRANS, 16',Brasil, 2022).Dir.: Leão Neto
"Tá Fazendo Sabão" (LÉSBICA, 6',Brasil, 2022). Dir.: Ianca Oliveira
"Projeto Fantasma / Proyecto Fantasma" (GAY, 97',Chile, 2022). Dir.: Roberto Doveris
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

22h - Show Angel History
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 

 

18 de dezembro (domingo)

 

14h30 - Mostra Feminino Plural
"Mora"(LÉSBICA, 10'51, Brasil, 2022). Dir.: Sissi Betina Venturin
Filme convidado: "A Mãe de Todas as Lutas" (84' Brasil, 2020). Dir.: Susanna Lira
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

17h - Mostra Feminino Plural
Solo do Meu Interior, da Cia. Bravia 
Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. Duração: 60 min. 

 

17h - Feira Rainbow de Artesanato
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

18h30 - Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"Esta Terra Nobre / This Noble Land" (LGBT+, 14',Botswana, 2022). Dir.: Theo Silitshena
"Pedro Faz Chover" (GAY, 25',Brasil, 2022). Dir.: Felipe César de Almeida
"Elusão" (M TRANS, 22',Brasil, 2022).Dir.: Taís Augusto
"Luazul" (LÉSBICA, 20',Brasil, 2022). Dir.: Letícia Batista e Vitória Liz
"No Céu" / In Heaven" (BI, 13',Espanha, 2022).Dir.: Manuel Gomar
"Germino Pétalas no Asfalto" (H TRANS, 79',Brasil, 2022).Dir.: Coraci Ruiz e Julio Matos
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

22h - Show Val e o Paraíso
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 


 

19 de dezembro (segunda-feira)

 

17h - Feira Rainbow de Artesanato
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.


17h20 - Filme convidado: "Panteras" (38' Brasil, 2022). Dir.: Breno Baptista
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

17h30 - Lançamento da "Cartilha do Orgulho LGBTQIAPN+ de Asé" (Coletivo Ayoká e Aladê Produções, Brasil, 2022)
Hall da sala 1 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

18h30 - Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"Fantasma Neon" (GAY, 20',Brasil, 2021). Dir.: Leonardo Martinelli
"Lute pela sua Liberdade / Fight for YourFreedom" (H TRANS, 8',Burkina Faso, 2022). Dir.: Canisius Avéko
"Míssil - Parte 1" (LÉSBICA, 14',Brasil, 2022). Dir.: Roberta Marques
"NósOutres / We, the Others" (NÃO-BINÁRIE,12',Chile, 2022). Dir.: Mato Ariel Torga
"Ela é a Protagonista / She'stheProtagonist" (LGBT+, 14', Bélgica, 2021). Dir.: Sarah Carlot Jaber
"A Filha do Palhaço" (GAY, 104',Brasil, 2022). Dir.: Pedro Diógenes
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

22h - Espetáculo de dança "Transmargem" com Yasmim Salvador + Festa com DJ Uirá dos Reis
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 


 

20 de dezembro (terça-feira)

 

17h - Feira Rainbow de Artesanato
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

17h30 - Lançamento do livro "Cores entre Versos" (Tomzé Silva, Brasil, 2022)
Hall da sala 1 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

18h30 - Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Longas-Metragens:
"UÝRA - A Retomada da Floresta" (NÃO-BINÁRIE, 72',Brasil/EUA, 2022). Dir.: Juliana Curi
"Petit Mal" (LÉSBICA, 90',Colômbia, 2022). Dir.: Ruth Caudeli
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria do Cinema, uma hora antes). Classificação: 16 anos. 

 

22h - Festa Sapatinder
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 


 

21 de dezembro (quarta-feira)

 

19h - Cerimônia de Encerramento e Premiações
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.

 

20h - Show Luiza Nobel 
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos. 

 

 

Serviço: 16º FOR RAINBOW - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero
Data: 14 a 21 de dezembro de 2022
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza/CE)
Todas as atividades são gratuitas, com retirada de ingresso para as programações no Teatro Dragão do Mar e no Cinema do Dragão
Classificação: 16 anos
Mais informações no site forrainbow.com.br e no Instagram: @festivalforrainbow

 

 

PARCEIROS