PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Shows gratuitos no Teatro e na Praça Verde do Dragão do Mar marcam 24 anos do complexo cultural
Fausto Nilo, Don L, Mateus Fazeno Rock, Os Transacionais, Assun, Mel Mattos, Bloco Mambembe e DJ Lolost fazem a festa nesta sexta-feira (28).
27/04/23 às 10h16

    Nesta sexta-feira (28), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), completa 24 anos a serviço da democratização do acesso à arte e à cultura. Com uma intensa e diversificada programação durante toda a semana do aniversário, uma série de shows marcam, neste dia, a celebração da data e da potência da cena musical cearense. 

     A partir das 19h30, no Teatro Dragão do Mar, o arquiteto, urbanista e letrista Fausto Nilo, personagem vital na história do complexo cultural, apresenta "Esquina do Brasil". Acompanhado pelos músicos Thiago Almeida (piano e teclados) e Cristiano Pinho (cordas de guitarra e violão), o artista traz no repertório canções que destacam a diversidade de suas parcerias musicais, formadas ao longo dos seus 51 anos de trajetória. A distribuição de acessos à apresentação será iniciada uma hora antes do evento, com capacidade limitada a 271 lugares. 

     Antes do show, a partir das 19h, acontece também na antessala do Teatro Dragão do Mar a exibição de "Linhas de Fausto Nilo", exposição com curadoria da bordadeira Iara Reis que apresenta trabalhos bordados de artistas cearenses inspirados nos desenhos de Fausto Nilo. As obras são resultado da culminância do Curso de Iniciação ao Bordado ofertado pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, e que ficará em cartaz somente este dia.

     Outro aguardado momento da programação comemorativa é o show "Mar de Liberdade", que acontece a partir das 20h, na Praça Verde. "Mar de Liberdade" reúne artistas de gêneros musicais diversos, como a DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Mateus Fazeno Rock lançando o álbum "Jesus Ñ Voltará"; e Don L e Banda com o show "RPA2". Com classificação de 18 anos, o show é gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) na entrada do evento.

     Segundo a superintendente do Dragão, Helena Barbosa, a Praça Verde é um espaço privilegiado de difusão na cidade. "Essa programação reafirma o papel do Dragão enquanto vitrine e aceleração de artistas cearenses", afirma a gestora. 

 


Sobre os shows

 

Fausto Nilo apresenta "Esquina do Brasil"


 Foto Luiz Alves
 

     A apresentação do compositor letrista Fausto Nilo no show denominado "Esquina do Brasil" celebra o aniversário do equipamento cultural, desenhado pelo também arquiteto e autor do projeto original, juntamente com a parceria arquitetônica de Delberg Ponce de León. O título do show é referido a uma das canções elaborada por Fausto em parceria com o compositor Evaldo Gouveia e que tem o bairro da Praia de Iracema como uma referência romântica da letra. O bairro é também a zona urbana de localização do Dragão e lugar de vida noturna da geração de pioneiros artísticos da Cidade, como Evaldo, e local de convergência da juventude dos anos setenta. 

     Em alguns dos intervalos entre canções Fausto pretende falar sobre as histórias que envolvem algumas delas e seus parceiros amigos. Outro destaque será a apresentação pública de uma canção inédita componente de uma conjunto de 40 canções elaboradas nos tempos de pandemia, realizada com seu novo parceiro Chico Cesar e inspirada numa poética relacionada com a vida indígena brasileira e intitulada "Quererê". Em resumo, o propósito principal da apresentação é apresentar uma lírica concentrada do repertório de Fausto Nilo, hoje composto de cerca de 500 canções realizadas com mais de uma centena de parceiros.

 

 

Don L e Banda apresentam "RPA2"


O espetáculo de RPA2 é uma celebração. O mais recente trabalho do MC e produtor Don L, Roteiro pra Aïnouz, Vol 2, que traz versões propositivas de sonoridades contemporâneas como o rap, o funk, o trap e o drill, além de soul e MPB, despertou paixões. O disco usa a vinda de Don L para São Paulo - seu antecessor trata de sua chegada à cidade - para discutir passados, presentes e futuros possíveis do Brasil, englobando colonialismo, organização popular, amor e revolução. Além de garantir ao músico os prêmios de Artista do Ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e melhor álbum no Prêmio Arcanjo, a obra figurou no pódio das principais listas de lançamentos de 2021 e fez muito barulho nas redes sociais. Sua versão ao vivo traz adaptações dinâmicas das canções para o palco, emolduradas por projeções e uma cenografia de cinema de Terceiro Mundo. Após algumas apresentações utilizando um cenário cinematográfico, assinado por Camila Schmidt, Don L agora propõe um novo modo de mostrar suas músicas para o público, com formas e sons inéditos. Acompanhado não apenas de DJ Roger, AltNiss e Terra Preta, o último bom malandro convida para o palco a baixista Beatriz Lima (Coruja BC1 e DJ Nyack), o guitarrista Fernando Catatau (Cidadão Instigado) e a tecladista Tamiris Silveira (Funmilayo Afrobeat Orquestra). 

 

 

Mateus Fazeno Rock lança o álbum "Jesus Ñ Voltará"


 Foto: Jorge Silvestre

 

 

Cria da Sapiranga, bairro na periferia de Fortaleza, Mateus Fazeno Rock, 28 anos, é ator, performer, músico, compositor e letrista. Ele é o elo fundador e criativo do Fazeno Rock, potente rede de produção cultural formada por artistas ligados pelo rock de favela que busca contrapor às formas hegemônicas de criar rock sob as influências do grunge, punk, funk br, rap, reggae/dub e r&b.  Acompanhado de um trabalho visual com vídeos especiais, Mateus Fazeno Rock será acompanhado por Mumutante (@mumutante), Bianca Ellen/Bugzinha (bugzinha_) e Jocasta Britto (@jocastabritto) como backing vocal; Roberta Kaya (@robertakaya), vocais e guitarra; Eric Lennon (@eric_lennon_), no baixo; Glhrmee (@glhrmee), na bateria; Dj Viúva Negra (@djviuvanegra); e os dançarines Larissa Ribeiro (@larissaribeiro), Rafael Lima (@__rafaellima) e Rafael Tomás (@raffatomaz). 

 


Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun
 


 

     Os Transacionais Jolson Ximenes (voz/baixo), Juninho Torres (teclado/vocais), Miguel Basile (voz/guitarra), Filipe Almeida (percussão) e Dangelo Feitosa (bateria) convidam o seu animado público a reverenciar a memória musical do Brasil, através de um trabalho sério de pesquisa e experimentação. Um apanhado dentre variados estilos, ritmos e temáticas provenientes das mais diversas regiões do país. Contando com as participações especiais de Assun e Mel Mattos, trazem um espetáculo musical que buscar reverenciar o "Carnaval Retrô Brasileiro", com foco nas marchas carnavalescas dos tradicionais clubes dos anos 60, passeando pela origem do Trio Elétrico de Dodô e Osmar, celebrando o frevo pernambucano, sem deixar de fora os tradicionais carnavais de praia do Ceará. Um misto de Petrúcio Maia, Zé Keti, Fausto Nilo e Moraes Moreira, sem deixar de fora Luis Caldas e cia ltda. Arte, diversão e celebração a memória musical do nosso Brasil.

 

 

Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf


 Foto: Micaela Menezes

 

As drag queens Mulher Barbada e Deydianne Piaf fazem puxam a alegria do carnaval da diversidade. Acompanhada de banda e bailarines, a dupla promete fazer o coração dos foliões pular fora do peito e o corpo saracotear.

 

 

DJ Lolost


 Foto: Flávia Almeida


     Desde 2016, resgata a cultura da música periférica e levando para os grandes meios. É também produtora e Dj da Numalaje e Dj residente das festas Crioula e Sapatinder.

 

 

Campanha Ingresso Solidário

     A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), a Secretaria da Proteção Social e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, unem forças em prol da segurança alimentar da população cearense. Visando amenizar os efeitos das fortes chuvas que vêm afetando todo o Estado, a Secult Ceará lançará, no dia 28 abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a campanha Ingresso Solidário, uma ação de arrecadação e doação de alimentos nos eventos culturais da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). O lançamento acontecerá no show de Fausto Nilo, com a presença da primeira dama Lia Freitas. A primeira arrecadação da campanha Ingresso Solidário acontecerá em seguida, como forma de ingresso para o show "Mar de Liberdade" na Praça Verde do Dragão.

     A campanha Ingresso Solidário tem o propósito de arrecadar alimentos não perecíveis nos grandes eventos culturais do Estado. "Somaremos todos os esforços, tendo como prioridade o combate à fome no Estado do Ceará, assim como determinado pelo Governador Elmano de Freitas", destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

     A campanha Ingresso Solidário da Cultura do Ceará arrecadará alimentos nos eventos da Rece, sendo uma ação que conta também com a parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM) e do Instituto Mirante, que são as Organizações Sociais habilitadas para gerir parte dos equipamentos culturais da Secult.

 


PROGRAMAÇÃO 
 


19h -Exposição "Linhas de Fausto Nilo", com curadoria da bordadeira Iara Reis  [Culminância do Curso de Iniciação ao Bordado da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho]
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre


19h30 - Show "Esquina do Brasil", de Fausto Nilo 
No Teatro Dragão do Mar
Duração: 60 minutos
Retirada de ingresso na bilheteria do Teatro, 1 hora antes do evento
271 lugares

 

20h - Show "Mar de Liberdade" com DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Show de lançamento do álbum "Jesus Ñ Voltará" de Mateus Fazeno Rock; e Don L e Banda com "RPA2"
Na Praça Verde
Acesso gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível, (exceto sal) na entrada do evento. Classificação: 18 anos

 

Serviço: [24 anos Dragão do Mar]  Shows "Esquina do Brasil", de Fausto Nilo, e "Mar de Liberdade", com Don L e Banda com "RPA2", Mateus Fazeno RockDJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Mateus Fazeno Rock lançando o álbum "Jesus Ñ Voltará";
Data: 28 de abril de 2023 (sexta-feira)
19h30 - Fausto Nilo com o show "Esquina do Brasil", no Teatro Dragão do Mar. Gratuito e livre.
20h - Show "Mar de Liberdade", na Praça Verde. Gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Classificação 18 anos. 
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

 

PARCEIROS