PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museus do Dragão do Mar integram a 21ª Semana Nacional de Museus
Entre 16 e 21 de maio, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará realizam ações educativas presenciais e virtuais, entre roda de conversa, palestra, visitas mediadas, oficinas, exibição de filme e feirinha.
09/05/23 às 20h23

    Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) celebra o Dia Internacional dos Museus, efeméride do dia 18 de maio, com a Semana Nacional de Museus, programação educativa que este ano chega à sua 21ª edição, sob o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar". O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), espaços museológicos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), integram a programação entre os dias 16 e 21 de maio, com uma intensa e diversificada agenda gratuita que discute a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas. Para o período, os Museus do Dragão trazem ações virtuais e presenciais, a maioria delas acessível em Libras. Além de visitas mediadas, a programação inclui live, oficinas, roda de conversa virtual, exibição de filme e feirinha.


 

Museu da Cultura Cearense
 

     A assessora de Museus Valéria Laena revela que, para esta semana, especialmente, o MCC pensou atividades que relacionam conhecimento e fruição para todos os públicos. "Desta forma, fortalecemos nosso campo de atuação, sempre com respeito à troca de experiências", afirma a gestora.

     A programação do Museu da Cultura Cearense começa na terça-feira (16). Para assegurar participação nas atividades, é indicado efetuar inscrição através do link: bit.ly/semanademuseus1. A partir das 15h, uma live do Museu da Cultura Cearense no Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) discute a necessidade de reavaliar os recursos de acessibilidade implementados em diferentes espaços culturais, a fim de contribuir para o bem-estar e a saúde das pessoas com deficiência que visitam esses locais. Lara Lima, Igor Girão e Vitória Sâmea, profissionais de núcleos de promoção à acessibilidade, participam do debate virtual, que será mediado por Carlos Viana, jornalista, membro do Projeto Acesso, do MCC, e integrante do GT Cultura do Acesso da Secult Ceará.

     Na quinta-feira (18), das 9h às 11h e das 14h às 17h, o MCC realizará as visitas mediadas "Memória como promoção do bem-estar", conduzidas pelo Mestre Júlio Santos na exposição Retrato de Mestre. Ao conhecer o estúdio do mestre da fotopintura, o público poderá fazer um passeio por memórias, afetos e subjetividades.

    Na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 9h às 11h e das 14h às 17h, no Ateliê dos Museus, o xilografurista Carlos Henrique facilitará a oficina "Xilogravura e Sustentabilidade: da umburana de cambão às práticas sustentáveis de impressão". Na atividade, os participantes aprenderão como produzir lambes em xilogravura de forma sustentável, utilizando outros materiais que substituem a umburana de cambão, madeira ameaçada de extinção que é tradicionalmente utilizada para formar as matrizes para a impressão em xilogravura. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 15 anos e efetuar inscrição prévia pelo link: bit.ly/semanademuseus1. As inscrições poderão ser feitas até 18 de maio, limitadas a 15 vagas.

    No sábado (20), às 17h, no auditório do Dragão, a museóloga Antônia Kanindé ministrará a palestra formativa "Museus Indígenas, sustentabilidade e território para promoção do bem-estar". Na ocasião, será enfatizado o papel da museologia social promovida pelos povos indígenas do ceará e sua importância para a sustentabilidade e manutenção do bem-estar coletivo dentro do território cearense.

    Também no sábado (20), às 18h, na sala 1 do Cinema do Dragão, será exibido o filme "Um outro Francisco", da produtora, diretora e roteirista Margarita Hernandez. A sessão lança uma reflexão sobre o estado da fotografia como promoção do bem-estar quando inserida dentro de contextos únicos e simbólicos. Na trama, dois fotógrafos italianos viajam à cidade de Canindé, no interior do Ceará,  pra iniciar um ensaio fotográfico durante uma peregrinação dedicada a São Francisco de Assis. Ao chegar eles se deparam com algo que os surpreende: a fotografia tem uma presença muito forte na pequena cidade. O encontro entre o ponto de vista profissional e o popular põe em xeque o conceito de ''fotografia artística'' e também traz revelações entre os fotógrafos locais. O acesso é gratuito mediante a retirada de convite a partir das 14h, no dia da sessão, na bilheteria do Cinema. 

    No domingo (21), às 15h, as educadoras Júlia Moreira e Bárbara Abril conduzem a oficina "Moldura de Mestre: uma oficina de molduras sustentáveis". Após um passeio pelo Ateliê do Mestre Júlio, na exposição Retrato de Mestre, os participantes seguirão para a varandinha dos museus, onde poderão exercitar sua criatividade na arte de emoldurar com uso de material sustentável. A oficina será iniciada com um processo de contação de histórias sobre a fotografia e a importância do ato de emoldurar. Em seguida, serão apresentados alguns modelos de molduras e formas de criá-las. O acesso é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, sendo limitado a pessoas com idade a partir de 12 anos ou crianças acompanhadas de adultos.


 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará
 

     Assim como a Semana de Museus, em maio acontece também a comemoração dos 117 anos do Poço Draga, comunidade centenária situada no entorno do Dragão do Mar, e o MAC-CE, que desde 2020 realiza atividades em parceria com artistas, pesquisadores e moradores do Poço, traz uma programação especial, fruto de parceria com a ONG Velaumar

     No sábado (20), às 16h, no MAC-CE, o Núcleo Educativo do Museu realiza o Leituras Coletivas, programa que propõe criar interlocuções entre as obras das exposições em cartaz com obras que fazem parte do acervo do Museu. Neste dia, os educadores Edu Moreira e Rafael Aires conversam com o público sobre o acervo de fotografias dos artistas Felipe Camilo e Álvaro Graça que versa sobre a comunidade Poço da Draga. 

     No domingo (21), às 14h, na sala experimental do Núcleo Educativo MAC-CE, a artista Ivoneide Gois, liderança da comunidade Poço da Draga, facilita a oficina Educação Ambiental, convidando o público a exercitar a criatividade na confecção de embalagens com o uso de materiais recicláveis. A participação é limitada a 10 vagas por ordem de chegada. 

     Na sequência, a partir das 15h, tem dobradinha das feirinhas Varandinha do MAC e Feirinha do Poço. Os transeuntes que circularem entre o MAC-CE e a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) poderão conferir trabalhos de artistas e empreendedores, a maioria mulheres, que produzem peças que versam sobre sustentabilidade, preservação e resistência. Participam: Fátima Brechó, @mary_brigadeiro_gourmet, Dona Lourdes, @jmflorrs_oficial, @coletivocfc, @lugarartevistas, 
@mundorosa_kids, @marcellaeli, @belrodrigues.art, @oraculosabores e @_martabrecho.

 

 

PROGRAMAÇÃO


Dia 16 de maio (terça-feira)


15h - [MCC] Live "Acessibilidade e bem-estar nos museus" com Carlos Viana, Lara Lima, Igor Girão e Vitória Sâmea
No Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro).
Acesso gratuito e livre. Acessível em Libras. Duração: 60 a 120 min. 



Dia 18 de maio (quinta-feira)
 

9h às 11h e das 14h às 17h - [MCC] Visita mediada "Memória como promoção do bem-estar" com Mestre Júlio na exposição Retrato de Mestre
No MCC
Acesso gratuito e livre. Acessível em Libras. Duração: 60 a 120 min. 


19 de maio (sexta-feira)


9h às 11h e das 14h às 17h - [MCC] Oficina "Xilogravura e Sustentabilidade: da umburana de cambão às práticas sustentáveis de impressão" com o xilografurista Carlos Henrique
No Ateliê dos Museus
Acesso gratuito mediante inscrição prévia pelo link: bit.ly/semanademuseus1 até 18/05. 15 vagas. Classificação: 15 anos. Acessível em Libras. 


20 de maio (sábado)

9h às 11h e das 14h às 17h - [MCC] Oficina "Xilogravura e Sustentabilidade: da umburana de cambão às práticas sustentáveis de impressão" com o xilografurista Carlos Henrique
No Ateliê dos Museus
Acesso gratuito mediante inscrição prévia pelo link: bit.ly/semanademuseus1 até 18/05. 15 vagas. Classificação: 15 anos. Acessível em Libras. 


16h - [MAC-CE] Leituras Coletivas: projeto de leitura do acervo fotográfico de Felipe Camilo e Álvaro Graça sobre a comunidade Poço da Draga
No MAC-CE
Acesso gratuito e livre. Duração: 60 min. 


17h - [MCC] Palestra "Museus Indígenas, sustentabilidade e território para promoção do bem-estar" com Antônia Kanindé
No Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Acessível em Libras. Duração: 60 a 120 min. 


18h - [MCC]  Exibição do filme "Um outro Francisco" de Margarita Hernandez
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante a retirada de convite a partir das 14h, no dia da sessão, na bilheteria do Cinema. Duração: 60 a 120 min. 

 

21 de maio (domingo)
 

14h - [MAC-CE] Oficina de Educação Ambiental com a artista Ivoneide Gois
Na sala experimental do Núcleo Educativo MAC-CE
Acesso gratuito e livre. Duração: 180 min. 10 vagas.


15h - [MCC] Oficina "Moldura de Mestre: uma oficina de molduras sustentáveis" com Júlia Moreira e Bárbara Abril
Na exposição Retrato de Mestre no MCC
Acesso gratuito e livre. Classificação: 12 anos. Acessível em Libras. Duração: 60 a 120 min. 


15h - [MAC-CE] Varandinha do MAC + Feirinha do Poço
No percurso entre o MAC-CE e a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece)
Acesso gratuito e livre. Duração: 240 min.

 


A Semana Nacional de Museus 
 

       Coordenada anualmente pelo IBRAM, a Semana de Museus une instituições museológicas de todo o país para realizar, durante uma semana, atividades para todos os públicos. A iniciativa, que comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM, visa aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.

 

 

Serviço: Museus do Dragão do Mar na 21ª Semana Nacional de Museus
Período: 16 a 21 de maio de 2023
Local: Ações presenciais no Museu da Cultura Cearense (MCC) e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Programação virtual no Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) 
Programação gratuita e livre

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel