PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Núcleo de Articulação Territorial do Centro Dragão do Mar e parceiros realizam novas ações no entorno do complexo cultural
Além de encontro para debater a segurança da região, serviços de saúde e programação cultural foram ofertados para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades próximas.
01/06/23 às 09h22

Cinema na Praça. Foto: Luiz Alves

 

     Dando continuidade ao plano estratégico e executivo de cuidados com o entorno do Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), o Instituto Dragão do Mar, através da sua Diretoria de Articulação Institucional, e parceiros realizaram, nestes dias, novas ações em prol de melhorias para a área da Praia de Iracema que circunda o complexo cultural, em particular iniciativas voltadas para a promoção da segurança, da saúde e do lazer.      

     Durante a manhã da última terça-feira (30), gestores culturais do CDMAC, do Centro Cultural Porto Dragão e da Caixa Cultural, empresários do entorno, flanelinhas, ambulantes, moradores das comunidades circunvizinhas, donos de food trucks e profissionais que integram o Grupo de Segurança Cidadã (GSC - COPAC), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e o Projeto Iracema, da Vice- Governadoria, estiveram reunidos no auditório do Dragão para discutir soluções e planejar novas ações conjuntas. 


 
Cerca de 15 atendimentos foram realizados na última quarta (31)
 

     Na tarde de quarta-feira (31), na Praça Almirante Saldanha, praça pública localizada ao lado do Dragão, pessoas em situação de rua receberam atendimento de profissionais de saúde do Instituto Cysne e do programa Consultório Na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Após passar por triagem, na qual enfermeiras realizaram a escuta de eventuais sintomas e verificados temperatura, glicemia, pressão, peso e oxigenação, as pessoas atendidas foram cadastradas para acompanhamento e, na sequência, foram encaminhadas para atendimento médico, psicológico e/ou assistencial social, conforme as avaliações individuais. Na noite deste mesmo dia, com apoio do Cinema do Dragão, o NAT realizou a segunda edição no Cinema na Rua, com a exibição gratuita do filme "Cine Holliúdy", do cineasta cearense Halder Gomes, no Espaço Rogaciano Leite Filho. 


 Foto: Luiz Alves.

 

     Segundo a assessora do Núcleo, Andreza Magalhães, a ideia é ampliar a ação e implementar um calendário com a oferta desses benefícios. "A próxima ação coletiva será realizada até o fim do mês de junho", afirma a articuladora. Pessoas e entidades interessadas em colaborar com as ações voltadas ao entorno do Dragão do Mar podem entrar em contato com o Núcleo de Articulação Institucional através do e-mail: nat.cdmac@idm.org.br.

     

PARCEIROS