PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Rubens Matuck homenageia Aldemir Martins em nova exposição no Museu da Cultura Cearense, a partir da próxima quarta-feira (27)
Com acesso gratuito, o "Museu da Mão" convida o público a conhecer a arte popular de diferentes regiões do Brasil, acervo colecionado por Matuck ao longo de 40 anos, agora doado ao Museu.
20/03/24 às 17h43

Foto de Igor Ribeiro

 

     Museu da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Interplanetária (MAI) abrem, na próxima quarta-feira (27), às 18h, na sala 1 do MCC, a exposição "Museu da Mão". Concebida pelo artista paulistano Rubens Matuck, a mostra reúne mais de 400 itens, entre ferramentas, esculturas em madeira, pinturas, desenhos, gravuras, cadernos de viagens, HQs no formato de livros, peças em geral feitas à mão, fruto de trocas, reciclagens e compras que fez em viagens pelo Brasil e pelo exterior nos últimos 40 anos, muitas delas compartilhadas com o artista visual cearense Aldemir Martins, homenageado na exposição como seu mestre e grande incentivador da arte brasileira. Em espaço dedicado ao amigo e tutor, o público poderá ver trabalhos e livros de Aldemir e objetos que remetem a viagens compartilhadas entre eles.

     Após a abertura, as visitações podem ser feitas gratuitamente até setembro de 2024, de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, sempre com último acesso até as 17h30.

     A mostra é uma apresentação inédita da coleção doada pelo artista-curador ao MCC. Para Valéria Laena, assessora do Museu, "os objetos no Museu da Mão são o ponto de partida para várias discussões e entendimentos sobre a produção de significados nada estáticos. Sendo assim, a doação de uma coleção construída com respeito ao ofício do artesão e artista, como a do Rubens Matuck, funciona para o MCC como um portal que se abre para recalibrar e revitalizar sua prática em relação à compreensão e a complexidades desses objetos para o museu, a cidade e seus visitantes", reflete a gestora.

 

 

Sobre o artista

 

     Nascido em São Paulo, Rubens Matuck é escritor, ilustrador, gravador, pintor, aquarelista, escultor, desenhista, designer gráfico, quadrinista e professor de arte. Criado em uma família de artistas, formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 1977. Começou sua formação artística nos anos 70, com o artista plástico moldávio Samson Flexor, e o multiartista Aldemir Martins. Com Evandro Carlos Jardim e Renina Katz, estudou gravura, e com Van Acker foi iniciado na escultura. Nos anos 80, teve contato com novas técnicas, como a fotogravura de Thereza Miranda e com Cláudio Kubrusly aprendeu a linguagem fotográfica. Fez cursos de fabricação de papel artesanal com Otávio Roth e também com o artista Jorge Mori, do qual foi aluno de pintura a óleo. Ao longo da sua carreira, Rubens Matuck realizou inúmeros Cadernos de Viagens, com aquarelas e desenhos acerca dos lugares e culturas que conheceu, hoje somados em mais de 300 unidades, dos quais 17 versam sobre o Nordeste. 

 



Serviço: Abertura da exposição "Museu da Mão", de Rubens Matuck
Data: 27 de março de 2024 (quarta-feira)
Horário: 18h

Local: Sala 1 do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Av. Pres. Castelo Branco, S/N, em frente à Praça Cristo Redentor)
Após a abertura, as visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30). Em cartaz até setembro de 2024.
Acesso gratuito e livre.
Mais informações: (85) 3488.8624 ou pelo site www.dragaodomar.org.br

 

PARCEIROS