PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Espetáculo "Egoísta" estreia curta temporada no Teatro Dragão do Mar neste sábado (15)
Monólogo inspirado em história real, com a atriz cearense Ana Marlene, terá apresentações apenas neste fim de semana.
11/06/24 às 08h15

Espetáculo "Egoísta"/Foto: Karla Brights  

 

     Nos dias 15 e 16 deste mês (sábado e domingo), no Teatro Dragão do Mar, às 20h, a atriz Ana Marlene debate maternidade, etarismo e vida nômade no espetáculo teatral "Egoísta". A peça nasce do desejo de levar ao teatro a história de uma mulher negra que decidiu driblar as regras e dizer não a tudo o que se espera de alguém na terceira idade. 

     Mochileira, viajante, passageira do mundo. É assim que se define Josefa Feitosa, cearense que inspira o espetáculo "Egoísta". Jô, como prefere ser chamada, nasceu em Juazeiro do Norte, é mãe, avó e assistente social por formação. Há sete anos "vive onde a sua mala está". Depois de se aposentar, decidiu viver viajando, conhecendo novos lugares, novas pessoas, sem destino certo, guiada sempre pelo mistério e pelo encantamento de viver o inédito. Aos 64 anos, já percorreu mais de 50 países e compartilha suas andanças pelo mundo nas redes sociais, cujo uso aprendeu com os jovens durante suas viagens. Jô não troca por nada a sua liberdade e o desfrute de viver na companhia de sua mochila. Para ela, nada de ficar em casa ou cuidar de netos, a vida está no movimento que se faz para viver no mundo. Porém, nem sempre foi assim. 

     "Egoísta" é o novo espetáculo da produtora Peixe-Mulher, idealizado e dirigido por Juracy de Oliveira. "Conhecer a Jô foi uma surpresa. A história de vida dela é inacreditável e, por ter sido criado em uma família com uma maioria de mulheres, a coragem dela me atravessou e me fez lembrar das mulheres que são referência para mim. Essa peça parte de um desejo genuíno de homenagear pessoas enquanto estão vivas, ainda que não sejam famosas", explica o diretor.

     Essa é a primeira experiência de Ana Marlene com uma peça solo. A coragem de Jô fez com que a atriz aceitasse viver essa aventura inédita após 45 anos de carreira. "A Jô me inspira. A história dela conta também uma parte da minha: uma mulher negra que saiu de casa para viver um sonho e que não teve medo de enfrentar o preconceito, não teve medo de ousar e de se aventurar. Mesmo no alto dos seus 50, 60 anos, quando tudo o que a sociedade quer é que você se esconda, ela fez o contrário, apareceu mais ainda e pintou o cabelo de azul", conta a atriz.

     A peça tem temporada confirmada no Rio de Janeiro durante o mês de julho, pelo Sesc Pulsar - edital de cultura da instituição.


 

Sobre Ana Marlene

 

     Atriz e diretora, natural de Fortaleza - CE, casada, 60 anos, formada pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura. Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fundadora da Trupe Caba de Chegar, o primeiro grupo de teatro de rua de Fortaleza, com 33 anos de atividade. É uma das homenageadas do Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) deste ano, que acontece entre 10 e 21 de junho.

 

Sobre o Dragão do Mar

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

 

 

 

Serviço: Espetáculo "Egoísta", com a atriz Ana Marlene

Datas: 15 e 16 de junho de 2024 (sábado e domingo)

Horário: 20h

Local: Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Ingressos: R$ 25,00 (meia) e R$ 50,00 (inteira), à venda na bilheteria física e na bilheteria virtual (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/).

Duração: 60 min. Classificação: Livre.

Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @dragaodomar

PARCEIROS