PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museus do Dragão celebram Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Estadual da Preta Tia Simoa com ações educativas gratuitas
Compondo o ciclo especial Férias no Dragão, até o fim de julho, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará trazem oficinas, roda de conversa e interações com artistas que refletem sobre questões de gênero e raça.
18/07/24 às 11h41

Exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade"/Foto: Ana Raquel.

 

     No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data instituída por meio da lei 12.987/2014, e também o Dia Estadual da Preta Tia Simoa e da Mulher Negra, instituído por meio da lei 17.688/2021. Como forma de ecoar as lutas dessas mulheres em defesa de seus direitos, sobretudo contra todas as formas de violência contra as mulheres negras, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), museus que integram o Centro Dragão do Mar, trazem uma programação especial de ações educativas que promovem o debate sobre a emancipação das mulheres negras e o fim da desigualdade étnico-racial, todas gratuitas. 

 


Museu da Cultura Cearense

 

     No último sábado (13), o MCC realizou a vivência educativa "Boneca Abayomi: entre tecidos e ancestralidade", ministrada pela pedagoga especialista em Arte Educação e Cultura Popular Samia Holanda.

     Neste sábado (20), às 16h, via programa No Ceará Tem Disso Sim: Patrimônios Culturais Africanos e Indígenas, o MCC realiza a roda de conversa "Me Gritaram Negra!", encontro que dialoga com a exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade", em cartaz no MAC-CE. Composta pela professora Drª Vera Rodrigues, as curadoras da exposição Cícera Barbosa e Aline Furtado, e a pesquisadora e escritora quilombola Joseli Cordeiro, a roda versará sobre a presença das lutas das mulheres negras do estado do Ceará, os seus desdobramentos históricos, políticos e sociais e a relação com as mulheres negras quilombolas do nosso território. O acesso é gratuito mediante inscrição via formulário disponibilizado pelo museu (bit.ly/inscricoesnomcc) ou na administração do MCC.

      Já no dia 27, às 15h30, na Varanda dos Museus, o MCC realizará a vivência educativa "No Arrasta-pé do Forró Ancestral", com o bailarino e professor Éder Soares. Herdeiro de um legado forrozeiro familiar, é a terceira geração da família e foi quem didatizou a metodologia nomeada de Forró Ancestral. É yawo de Omolu do Ilé À?? Ojú Oyá dirigido pelo Babalori?a Valdo de Oyá, com mais de 23 anos de pesquisa nas danças afro-ancestrais. Com acesso livre, a participação é gratuita mediante inscrição via formulário disponibilizado pelo museu (bit.ly/inscricoesnomcc) ou na administração do MCC.



 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará

 

     Neste sábado (20), às 16h, o MAC-CE traz a oficina de contação de estórias "ìtáns, Odús e Antepassados: Brincando de Pintar Sagrado", que será ministrada pelas arte educadoras Ana Paula Braga e Vitória Vaz. O que contam sobre nossos antepassados, como contam e o porquê de contarem é algo que vem sendo refletido, especialmente quando nos referimos ao povo negro. Os mais velhos nos relatam os "ìtáns" maravilhosos e fantásticos, que influenciaram os modos de vida e as cosmovisões de diversos povos da antiguidade. A palavra nagô ìtán designa não apenas qualquer tipo de conto, mas também, essencialmente, os ìtán àtowódówó, que são histórias de tempos imemoriais, mitos e recitações transmitidos oralmente de geração em geração, especialmente pelos babaláwo, sacerdotes do oráculo ifá. A oficina propõe dois momentos de muita diversão: contação de ìtáns e mitos africanos e oficina de desenho e pintura, com acesso gratuito, dirigido a pessoas com idade a partir de 10 anos.

     Já no dia 25, às 18h, o MAC-CE realiza a roda de conversa "Encantamento e Poder: Mulheres Negras nas Artes Visuais", com Adriana Clemente e Cecília Calaça, artistas participantes da exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade". Motivada pela afirmação "Mulheres negras criaram encantamentos, realezas e resistências em nosso território antes de 25 de março de 1884", da pesquisadora Cícera Barbosa, as curadoras convidam as artistas para apresentar suas pesquisas e processos criativos..

     No dia 28 (domingo), entre 13h e 18h, o MAC-CE traz mais uma atividade em alusão à efeméride do dia 25, e que marca o encerramento da exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade". Na programação, música e proposições interativas com artistas para a criação de poéticas racializadas, com Alexia Ferreira, trancismo do estúdio Nzinga, campeonato de videogame, som com DJs e fala pública de Hector Isaias sobre "Expografia como jogo de (des)montar em 'Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade'". 


 

PROGRAMAÇÃO

 

 

20 de julho (sábado)

 

16h - Oficina de Contação de Estórias: "ìtáns, Odús e Antepassados: Brincando de Pintar Sagrado", com Ana Paula Braga e Vitória Vaz
Na exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras Pela Liberdade" e na varanda da Biblioteca Leonilson, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Acesso gratuito e livre. Classificação: 10 anos. 20 vagas.

 

16h - Roda de conversa "Me gritaram negra!", com a professora doutora Vera Rodrigues, as curadoras Cícera Barbosa e Aline Furtado e a escritora quilombola Josi Cardoso
Na Varanda dos Museus
Acesso gratuito e livre mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. 40 vagas.

 

 

25 de julho (quinta-feira)

 

18h - Roda de Conversa "Encantamento e Poder: Mulheres Negras nas Artes Visuais", com Adriana Clemente e Cecília Calaça, artistas participantes da Exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade". 
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará.
Acesso gratuito. Classificação: 12 anos. 30 vagas.

 

 

27 de julho (sábado)

 

15h30 - Vivência educativa "No Arrasta-pé do Forró Ancestral", com Éder Soares
Na Varanda dos Museus
Acesso gratuito e livre mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. 20 vagas.

 

 

28 de julho (domingo)
 

13h às 18h - Festa de Encerramento "Falar de nós ganhando" (frase de Nêgo Bispo), com música e proposições interativas com as artistas - Oficina "O Agir da criança", com Alexia Ferreira, trancismo com o estúdio Nzinga, campeonato de videogame, som com DJs e fala pública de Hector Isaias sobre "Expografia como jogo de (des)montar em "Anas, Simôas e Dragões: lutas negras pela liberdade",  
Na exposição "Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade", no Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Acesso gratuito e livre
 

 

 

Sobre o Centro Dragão do Mar

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

 

 

 

Serviço: Férias no Dragão - Museus do Dragão celebram Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra com ações educativas
Dias 20, 25 e 28 de julho
Horários diversos

Local: Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Entrada pela Av. Presidente Castelo Branco s/n (Av. Leste-Oeste), em frente à Praça Cristo Redentor
Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @dragaodomar



 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel