PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
MAC-CE, Bienal de SP e Centro Frei Humberto promovem encontro cultural com movimentos sociais
Agenda inclui feira com produtos agroecológicos, cozinha coletiva, debates, criação de faixas com artistas cearenses e apresentação artística.
08/11/24 às 17h41

Ação educativa na Ocupação Cozinha 9 de julho - MSTC

 

     Desde o dia 10 de setembro, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Museu localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue com visitas gratuitas à itinerância da 35ª Bienal de São Paulo, intitulada coreografias do impossível. Seguindo com atividades educativas que dialogam com as obras, o MAC-CE, a Fundação Bienal de São Paulo e o Centro de Formação Frei Humberto realizam, neste final de semana, um grande intercâmbio cultural relacionado à Cozinha Ocupação 9 de Julho, instalação do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) que compõe a exposição. Integrantes do coletivo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), do Movimento Sem Terra do Ceará (MST-CE) e artistas cearenses têm encontro marcado por uma série de atividades conjuntas, com acesso gratuito, que visam dar visibilidade aos propósitos e lutas dos movimentos. 

     No sábado (9), a partir das 9h, o encontro acontecerá no Centro de Formação Frei Humberto Frei. Além da Feira Cultural da Reforma Agrária, Carmen Silva (Cozinha Ocupação 9 de Julho - SP) e Luciana Lobo (Cozinha Centro de Formação Frei Humberto - MST-CE) estarão cozinhando juntas. Também haverá intervenção com faixas, com a mediação dos artistas cearenses Ton Almeida e Marina de Botas, debate sobre "Vigilância Popular e Saúde" e apresentação da banda Manga Rosa. 

     Já no domingo (10), o encontro acontecerá no próprio MAC-CE, a partir das 15h, com cortejo com faixas e a roda de conversa "Possíveis encontros: O afeto como política e a formação da rede para construção de outros mundo", integrada por Carmem Silva, Edouard Fraipont, Cacá Mousino e Clarice Rodrigues, ocasião em que as lideranças dos MSTC e do MST-CE conversam sobre suas formas e possibilidades de trabalho.

     A gestora do MAC-CE, Cecília Bedê, destaca a importância das ações para extrapolar os limites físicos do espaço museológico e, assim, ampliar o seu alcance, promover o intercâmbio artístico e cultural e provocar a sociedade a refletir sobre questões sociais relevantes a partir do acervo em exposição. "É também é uma oportunidade de dar apoio e visibilidade a esses movimentos sociais e debater caminhos para a economia solidária, segurança alimentar, alimentação saudável e sustentabilidade", afirma a gestora.




Sobre os convidados


Carmen Silva é liderança do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), Conselheira Municipal e Estadual de Habitação e ativista pelo direito à cidade. Mulher preta e nordestina, é uma urbanista prática, já tendo lecionado em cursos de Arquitetura e mantendo discussões com autoridades dos setores público, privado e acadêmico. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles o FNA, APCA e ARCHcine. Com o MSTC, retirou quase 3 mil pessoas de moradias precárias e de baixo de viadutos, promovendo inclusão social, acesso à saúde, educação e cultura.

Cacá Mousinho é artista visual, arte educadora e ativista. Nasceu no Recife, mora e trabalha em São Paulo. Participou de exposições individuais e coletivas em Recife, São Paulo, Brasília e Frankfurt e de programas de residência artística em Recife, São Paulo, Brasília e Genk na Bélgica. Estudou desenho e pintura no Espaço Vitruvio e na London of Arts. Atua junto ao MSTC - Movimento Sem Teto do Centro em São Paulo nas áreas de cultura, arte e educação.


Edouard Fraipont é fotógrafo, artista visual, produtor e ativista cultural. Nasceu e mora em São Paulo. Desde 1997 participa de exposições individuais e coletivas. Desde 2017 trabalha com o MSTC, Movimento Sem Teto do Centro, sendo um dos fundadores do projeto da Cozinha Ocupação 9 de Julho, atuando desde sua inauguração na sua organização e articulação além de outros projetos culturais e sociais na Ocupação 9 de Julho como o Cine Ocupa, a Galeria Reocupa e a Horta da Ocupação 9 de Julho.

 

Clarice Rodrigues é assentada da reforma agrária, administradora de formação e doutoranda em agroecologia. Atualmente, faz parte da direção estadual do MST-CE e coordena o Centro Frei Humberto.

 

Luciana Lobo é chef de cozinha formada em Gastronomia pela UFC com pesquisa em comida de santo. Por ser filha de Oyá aprendeu que o quente do dendê opera milagres e alquimias nas panelas e na vida. Cozinhar torna-se, então, um ato político e devocional para a abundância.     

 

Marina de Botas nasceu em São Paulo e cresceu e vive em Fortaleza. Produziu uma série de vídeo- performances sobre questões das mulheres, opressões cotidianas, maternidade e realidades paralelas. Desenvolveu projeto sobre moradias feitas por pessoas que vivem nas ruas da cidade e começa agora um novo projeto com a Escola do Campo do Assentamento Maceió em Itapipoca. Seus desenhos, vídeos e pinturas flertam com as histórias em quadrinhos e narrativas cinematográficas. Foi selecionada para o Rumos visuais do Itaú em 2009. Participou da coletiva "À Nordeste", no SESC 24 de maio, em 2019, sob curadoria de Clarissa Diniz, Marcelo Campos e Bitú Cassundé. Teve duas obras incorporadas ao acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará. Ficou em cartaz, em 2023, na exposição "Se Arar" nesse mesmo espaço.

 

Ton Almeida é artista visual, arte-educador, produtor cultural e realizador audiovisual. Atua desde 2009 no campo das Artes Visuais iniciando sua trajetória artística a partir da primeira formação do coletivo Aparecidos Políticos, com enfoque maior nos primeiros anos em intervenções urbanas, arte urbana e em arte pública relacional. Seus trabalhos artísticos e educativos têm um enfoque nas relações entre territórios, comunidades (sejam estas tradicionais ou de formações autônomas e temporais) e memória social. Desenvolve ainda conceitos, discursos e práticas que atuam numa zona relacional que atravessam conhecimentos do cinema e do audiovisual, da museologia social e comunitária, da crítica e curadoria de arte, numa perspectiva de ativar trabalhos que lidem com a relação entre as linguagens e técnicas mais tradicionais (Desenho, Pintura, Escultura, Fotografia e etc) com expressões contemporâneas (Performance, Happening, Instalações, Video-Arte e etc).

 

 

Sobre os Movimentos Sociais 

 

     Organizada pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) em São Paulo, a Ocupação 9 de Julho vem se consolidando como um marco na luta pelo direito à cidade e à moradia, a partir de uma rede de ativismo alimentar, ambiental e cultural. O movimento transformou um prédio anteriormente abandonado em um espaço de moradia, lazer, trabalho e um grande centro cultural, um espaço dinâmico, vivo, que ressignifica o centro de São Paulo. A Cozinha Ocupação 9 de Julho é um projeto artístico cultural ativo desde 2017 que une os moradores das ocupações do MSTC com a classe artística e profissionais da gastronomia para realização de almoços de domingo que abrem a ocupação 9 de julho para a cidade de São Paulo. Com a venda de almoços, ações sociais com distribuição de quentinhas são feitas também aos domingos na periferia de São Paulo. 

    O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 450 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais. É um movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil.

 

Sobre a exposição coreografias do impossível


 

  Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel,  coreografias do impossível lança um olhar poético sobre as complexidades e urgências do mundo contemporâneo, estimulando seus visitantes a refletir sobre questões sociais, políticas e culturais. A Mostra reúne trabalhos da Cozinha Ocupação 9 de Julho - MSTC, de Deborah Anzinger, Denilson Baniwa, Gabriel Gentil Tukano, Katherine Dunham, Leilah Weinraub, MAHKU (Movimento dos Artistas Huni-Kuin), Maya Deren, Melchor María Mercado, Nadir Bouhmouch e Soumeya Ait Ahmed, Nontsikelelo Mutiti, Nikau Hindin, Rosa Gauditano, Simone Leigh e Madeleine Hunt-Ehrlich. 

      A exposição segue em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, com visitas gratuitas de quarta a sexta, das 9h às 18h, e das 13h às 18h aos sábados e domingos, sempre com último acesso às 17h30. (com entrada pela Av. Presidente Castelo Branco S/N, esquina com a Rua Almirante Jaceguai). A exposição dispõe de recursos de acessibilidade sensorial, tais como audioguia, Libras, leituras em áudio, impressões em fonte ampliada, Braille, mapa tátil, leitura fácil, handtalk e interação tátil.

 

 

 

Serviço: Encontro da Cozinha Ocupação 9 de Julho - MSTC - e MST-CE
No sábado (9), 9h, no Centro de Formação Frei Humberto: feira cultural da Reforma Agrária + Almoço por Carmen Silva (Cozinha Ocupação 9 de Julho - MSTC) e Luciana Lobo (Cozinha Centro de Formação Frei Humberto - MST-CE) + Mutirão de Faixas + Debate + apresentação grupo Manga Rosa
No domingo (10), 15h, no MAC-CE: cortejo com faixas + Roda de Conversa: "Possíveis encontros: O afeto como política e a formação da rede para construção de outros mundo", com Carmem Silva, Edouard Fraipont, Cacá Mousino, Clarice Rodrigues
Acesso gratuito e livre





 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel