PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu de Arte Contemporânea do Ceará abre três exposições gratuitas no próximo sábado (18)
"Anunciação: vou te olhar no vazio Imenso", "Mandingueira" e "O Papel do Papel" são projetos selecionados a partir da terceira edição da Cena Ocupa.
13/01/25 às 17h02

     Após breve pausa para desmontagem da 35ª itinerância da Bienal de São Paulo - coreografias do impossível - , o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) reabre ao público neste sábado (18), com três exposições oriundas da Cena Ocupa, convocatória de ocupação dos espaços do Dragão do Mar. A partir das 15h, o público poderá conferir, gratuitamente, "Anunciação: vou te olhar no vazio imenso", coletiva de Antonio Breno, biarritzzz, Bruno Gadelha, Camila Fontenele, Ella Monstra, Mike Dutra, Rodrigo Lopes e Tamires Ferreira, com curadoria de Clébson Francisco; e as individuais "Mandingueira", de Pedra Silva com curadoria de Eduardo Bruno, e "O Papel do Papel", de Samuel Tomé, com curadoria de Renata Felinto e assistência de Jorge Silvestre. 

     Segundo a gestora do MAC-CE, Cecília Bedê, a abertura das mostras reforça a importância de olhar para as produções do nosso próprio território e de abrir os espaços para as várias histórias (passado,presente e futuro) e o Museu reafirma o seu compromisso com a arte contemporânea cearense em suas diversas linguagens e fazeres. 

     Passada a abertura, as visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, sempre com último acesso até as 17h30. As mostras ficarão em cartaz até março de 2025.

 

 




Sobre as exposições


ANUNCIAÇÃO: VOU TE OLHAR NO VAZIO IMENSO
Curadoria: Clébson Francisco
Artistas: Antonio Breno, biarritzzz, Bruno Gadelha, Camila Fontenele, Ella Monstra, Mike Dutra, Rodrigo Lopes, Tamires Ferreira
Construída no atravessamento entre materialidades e espacialidades, a exposição "Anunciação: vou te olhar no vazio imenso" apresenta múltiplos usos de curvas, linhas, geometrias e preto/branco. Investigando e explorando a forma, a matéria e a imaginação, a coletiva incorpora o espaço físico em diálogo com as obras num jogo de dualidades entre luz e sombra, opacidade e transparência, visível e invisível.



MANDINGUEIRA
Artista: Pedra Silva
Curadoria: Eduardo Bruno
Junção de algumas séries e obras individuais de Pedra Silva, que forjam narrativas/imaginários a partir das estéticas/éticas que transbordam dos terreiros por meio da vida trans dentro do campo sagrado. Um trabalho sobre devoção à vida e ao feitiço.
 A exposição é construída a partir de diversas técnicas de criação em artes visuais.


O PAPEL DO PAPEL
Artista: Samuel Tomé
Curadoria: Renata Felinto
Curador Assistente: Jorge Silvestre
Primeira exposição individual do artista Samuel Tomé, onde os trabalhos operam acerca do papel enquanto um suporte artístico e os seus modos de circulação no espaço público e em territórios da arte. A materialidade do papel é um disparador de uma pesquisa, na qual o artista propõe refletir de forma prática e teórica acerca da questão: O que acontece entre o papel-projeto-pesquisa e o papel-obra? A mostra busca realizar um recorte da produção de obras e ações artísticas no contexto da arte impressa, do desenho, da pintura, da colagem e das possibilidades que o papel pode se desdobrar.


 

Sobre o Cena Ocupa


     Em sua terceira edição, a convocatória seleciona projetos para ocupar os espaços do Dragão do Mar entre agosto de 2024 e março de 2025. Com investimento superior a R$ 800.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão, a partir de um instrumento democrático de ocupação e difusão da cena cultural cearense.

 

Sobre o Museu
 

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) é um museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

 

 

Serviço: Abertura das exposições "Anunciação: vou te olhar no vazio imenso", "Mandingueira" e "O Papel do Papel"
Data: 18 de janeiro de 2025 (sábado)
Horário: 15h
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre.
Após a abertura, a exposição pode ser visitada até 17 de março, de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, sempre com último acesso até as 17h30. As mostras ficarão em cartaz até março de 2025.

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel