PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Exposições no MAC-CE são prorrogadas até 20 de abril
?Mandingueira?, ?O papel do papel?, ?Anunciação: vou te olhar no vazio imenso? e ?O que tem em cima do Morro?? podem ser conferidas gratuitamente de terça a domingo
14/03/25 às 09h19

Exposição "O que tem em cima do morro". Foto: Artur Bluz

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - complexo integrante da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), vinculada à Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar -, prorrogou o encerramento de suas exposições até 20 de abril de 2025. Com a extensão do prazo, o público ganha mais tempo para explorar as diversas propostas artísticas que ocupam o espaço. Entre as mostras em cartaz, destacam-se "Mandingueira", "O Papel do Papel", "Anunciação: vou te olhar no vazio imenso" e "O que tem em cima do Morro?", cada uma trazendo olhares únicos sobre questões sociais e culturais.

Mandingueira

Com curadoria de Eduardo Bruno, a mostra de Pedra Silva aborda temas de ancestralidade, corpo e natureza. A artista utiliza diversas linguagens, como performance, vídeo e escultura, para questionar e exaltar os saberes dos povos de terreiro, propondo uma arte contracolonial que reivindica o lugar sagrado dos corpos trans.

O papel do papel

A exposição de Samuel Tomé, com curadoria de Renata Felinto, explora a fragilidade e o poder simbólico do papel. Através de desenhos, fotografias e vídeos, o artista reflete sobre as fronteiras sociais e a circulação de poder na cidade, questionando as margens e os centros urbanos.

Anunciação: vou te olhar no vazio imenso

Esta exposição coletiva, que reúne obras de artistas como Antonio Breno, biarritzzz e Camila Fontenele, é focada na relação entre matéria e espaço. A mostra utiliza a geometria, o preto e o branco para criar uma experiência sensorial que dialoga com a arquitetura do museu.A curadoria é de Clébson Francisco. 

O que tem em cima do Morro

Com curadoria de Débora Soares e Ismael Gutemberg, a mostra traz uma reflexão sobre as histórias e memórias dos moradores do Arraial Moura Brasil, uma comunidade periférica de Fortaleza. A exposição é resultado de uma pesquisa colaborativa entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e os moradores do bairro, situado próximo ao equipamento cultural, que compartilharam objetos, fotografias e relatos sobre suas vivências. O espaço também destaca figuras locais como Francisco Finim, Paulinho da Hora e Dona Anita, além de celebrar a trajetória do Bloco do A Turma do Mamão, que comemora 50 anos de carnaval.

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel