PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Artista Ana Mundim explora o conceito de ecologia fotográfica e videográfica em visita guiada no Museu da Cultura Cearense
Além da autora, também participa o curador da mostra Aquilo que Habita em Mim, Lucas Dilacerda. A ação acontece no sábado, às 13h, com acesso gratuito
19/05/25 às 10h20

Neste sábado (24), às 13h, o público terá uma oportunidade especial de se aprofundar na exposição "Aquilo que Habita em Mim", em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visita guiada será mediada pela própria artista, Ana Mundim, e pelo curador Lucas Dilacerda, proporcionando um mergulho direto na poética e nas reflexões que atravessam a mostra.

 

A atividade gratuita convida o público a conhecer as obras pelo olhar da multiartista, cuja pesquisa de mais de três décadas propõe o corpo como natureza e questiona as fronteiras entre o humano e o não-humano. Com produção de imagens subaquáticas e de outras técnicas como a múltipla exposição fotográfica e o uso de elementos naturais - como fungos, líquens e raízes -, Ana constrói um território visual híbrido que desafia a lógica colonial e propõe novas formas de existência em simbiose com o planeta.

 

Durante a visita, os participantes poderão entender melhor como se dá a construção da "ecologia fotográfica e videográfica" presente na exposição, que, segundo Ana Mundim, se insere na proposição do Simbioceno - um mundo em que espécies coexistem de maneira integrada e colaborativa. Além disso, o curador Lucas Dilacerda abordará os três eixos curatoriais centrais da mostra: a água, o corpo como paisagem e os fungos, destacando o papel desses elementos na narrativa visual e conceitual da exposição.

 

A mediação conjunta é uma rara oportunidade de acessar diretamente os pensamentos e as intenções tanto da artista quanto do curador, revelando camadas sensíveis de uma obra que entrelaça arte, ciência, ancestralidade e política ambiental.

 

Sobre a exposição


"Aquilo que Habita em Mim" segue em cartaz até o dia 10 de agosto no MCC. A visitação é gratuita e acontece de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até 17h30). A mostra conta com um amplo plano de acessibilidade, incluindo tradução para Braille, interpretação em Libras, peças táteis e audiodescrição.

 

A realização é parte das comemorações pelos 30 anos de trajetória de Ana Mundim e conta com apoio do XIII Edital Ceará das Artes, por meio da Lei Paulo Gustavo. O MCC integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secult Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

 

Serviço: Visita guiada à exposição "Aquilo que Habita em Mim"

Sábado, 24 de maio, às 13h

Museu da Cultura Cearense (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-195)

Entrada gratuita. Classificação livre

Exposição em cartaz até 10 de agosto


 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel