PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Semana no Cinema do Dragão conta com programação de aniversário, homenagem a Chantal Akerman e pré-estreias comentadas
Também haverá exibição de clássicos restaurados e bazar de cartazes de filmes já exibidos no espaço
04/09/25 às 17h15

A partir de quinta-feira (4), o Cinema do Dragão, um dos principais espaços de exibição de do país, dá início à sua programação especial de setembro em comemoração aos seus 12 anos de reinauguração como cinema público do Estado do Ceará. Integrado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) -, o Cinema realiza a edição do projeto anual Rememorações, que nesta temporada tem como tema "Nas tramas do contemporâneo".

 

Reconhecido como uma das mais importantes janelas para o cinema nacional e internacional no Brasil, o Cinema do Dragão apresenta, ao longo do mês uma programação especial com relançamentos de filmes clássicos em cópias restauradas, retrospectiva do Studio Ghibli, concertos da Camerata de Cordas da UFC, sessões comentadas, edições especiais de seus programas públicos e um bazar de cartazes de filmes. Entre os títulos que retornam às telonas, estão os consagrados "Paris, Texas", do diretor Wim Wenders, "Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles", da diretora Chantal Akerman, e "A Marvada Carne", com direção de André Klotzel - este último entra em cartaz na sala 1 a partir de quinta-feira (4).

 

Na quinta-feira (4), às 19h30, o público poderá conferir a sessão especial de estreia do longa "A Praia do Fim do Mundo", novo filme do cineasta cearense Petrus Cariry. Com exibição na sala 2 do Cinema do Dragão, a sessão contará com a presença do diretor e da atriz Fátima Macedo, que participam de um bate-papo com o público logo após a projeção. O drama acompanha a história de Alice, uma jovem ambientalista que vive com a mãe doente, Helena, em uma casa à beira-mar ameaçada pelo avanço das águas. Enquanto Alice deseja partir, Helena insiste em permanecer. Produzido pela Sereia Filmes, o longa propõe uma reflexão sensível sobre permanência, afeto e os impactos da crise climática nas comunidades litorâneas. Os ingressos seguem as tarifas regulares da bilheteria, com classificação indicativa de 12 anos.

 

Na sexta-feira (5), às 17h, o Cinema do Dragão recebe a Sessão ABPA - "Rever Nordestes", com exibição gratuita de uma seleção de curtas-metragens recentemente digitalizados por diversos laboratórios e instituições brasileiras. A sessão é uma realização da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), em parceria com a Vila das Artes e o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), e será seguida de um bate-papo com a curadora Lila Foster, uma das principais pesquisadoras do campo da preservação audiovisual no Brasil. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cinema. A atividade acontece na sala 2.

 

Mais tarde, a partir das 19h, o público poderá conferir a pré-estreia comentada do filme "Resumo da Ópera", de Honório Félix e Breno de Lacerda, em sessões simultâneas nas salas 1 e 2 do Cinema. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença dos diretores e parte da equipe, que participam de uma conversa com os espectadores após a exibição. Fruto da parceria entre os grupos teatrais Ambientado em um planeta colonizado por cosmonautas guiados por um messias, o filme acompanha a construção de uma nação às custas da força de trabalho dos habitantes originais, até o surgimento de Ning, uma consciência coletiva que incendeia uma greve geral. Com classificação indicativa de 14 anos, os ingressos também devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.

 

No sábado (6), a programação do Rememorações - 12 anos segue com a segunda edição da Sessão Supermemórias, faixa mensal lançada em agosto deste ano é dedicada à exibição de clássicos de diferentes cinematografias em cópias restauradas. Em setembro, o foco se volta para a obra da cineasta belga Chantal Akerman, com duas exibições imperdíveis na sala 2: às 15h40, será exibido "Notícias de Casa" (1976), filme poético em que Akerman sobrepõe imagens de Nova York com as cartas de sua mãe, lidas pela própria diretora; já às 17h20, o público poderá conferir "Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles" (1975), obra-prima que completa 50 anos em 2025 e foi eleita o melhor filme de todos os tempos em recente votação da revista Sight & Sound. Ambas as sessões apresentam os filmes em cópias restauradas em 4K e os ingressos são vendidos separadamente, seguindo as tarifas regulares do Cinema do Dragão. 

 

Ainda no sábado, entre 16h e 20h, na Arena do Dragão, o público poderá participar de mais uma edição do já tradicional Bazar de Cartazes, desta vez em parceria com a Feira Fuxico. A cada ingresso de qualquer sessão do dia, o espectador poderá trocar por um pôster de filme, em um espaço de convivência e memória que estimula o colecionismo e a valorização da experiência cinematográfica.

 

Encerrando a programação especial da semana, na terça-feira (9), às 19h, o Cinema do Dragão realiza a pré-estreia do longa "Suçuarana", com a presença dos diretores Clarissa Campolina e Sérgio Borges, que participam de um bate-papo com o público após a exibição. Exibido na sala 2, o filme acompanha Dora, uma mulher que percorre um território devastado pela mineração em busca de uma terra perdida que sonhou com a mãe: um lugar onde pudesse finalmente pertencer. Guiada por um misterioso cachorro, Dora encontra refúgio em uma antiga fábrica abandonada, habitada por trabalhadores que vivem em coletividade e resgatam em sua convivência traços do lar tão desejado.A sessão tem ingressos promocionais seguindo a tarifa da terça promo: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).

 

Estreias

 

Junto à programação do Rememorações, o Cinema do Dragão segue sua agenda de estreias. Na sala 1, entra em cartaz "3 Obás de Xangô", dirigido por Sérgio Machado. Com narração de Lázaro Ramos,  o filme oferece um olhar íntimo e poético sobre a amizade e conexão cultural de três grandes ícones brasileiros - Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé - e suas contribuições para a construção de uma identidade baiana que transcende gerações. O longa revela como esses artistas, elevados ao título de Obás de Xangô pela lendária Mãe Senhora, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, documentaram a vida baiana em suas obras. Para eles, o orgulho de carregar esse título era inseparável da missão de documentar a vida cotidiana, as cores e os ritmos das ruas de Salvador. 

 

 

Também na sala 1, "A Marvada Carne" ganha sessões de relançamento em cópia remasterizada. Dirigido por André Klotzel e estrelado por Fernanda Torres, a comédia de 1985 acompanha a jornada de Carula, que tem como objetivo de vida ter um casamento. Premiado no Festival de Gramado no seu ano de estreia, "A Marvada Carne"foi eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) .

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

PRÉ-ESTREIAS

 

RESUMO DA ÓPERA (Brasil, 2025) - Pré-estreia 

Direção: Honório Félix e Breno de Lacerda // 92 min. // 14 anos 

Sinopse: Guiados por um messias, cosmonautas dominam um planeta, transformando seus habitantes originais em operários de sua obra: a construção de uma nação. Mas Ning, uma consciência coletiva de revolta, surge, trazendo a iminência de uma greve geral.

Sala 1 - Sessão: 

Sexta (05/09) - 19h

Sala 2 - Sessão: 

Sexta (05/09) - 19h20

 

SUÇUARANA (Brasil, 2024) - Pré-estreia 

Direção: Clarissa Campolina e Sérgio Borges // 84 min. // 12 anos // Embaúba

Sinopse: Dora atravessa uma paisagem devastada pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Guiada por um misterioso cachorro, ela encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura.

Sala 2 - Sessão: 

Terça (05/09) - 19h


 

ESTREIA

 

A PRAIA DO FIM DO MUNDO (Brasil, 2021) -  Estreia

Direção: Petrus Cariry // 88 min. // 12 anos  // Sereia Filmes

Sinopse: Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.

Sala 1 - Sessões: 

Sábado (06/09) - 19h20 

Terça (09/09) - 19h20

-

Sala 2 - Sessões: 

Quinta (04/09) - 19h30

Sexta (05/09) - 15h20

Domingo (07/09) - 19h

Terça (09/09) - 15h20

Quarta (10/09) - 19h20

 

A MARVADA CARNE (Brasil, 1985/2025) - Estreia // Relançamento

Direção: André Klotzel // 77 min. // anos // Tatu Filmes 

Sinopse: Nho Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totô, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça, tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (04/09) - 17h50

Sexta (05/09) - 15h50

Sábado (06/09) - 16h

Domingo (07/09) - 17h40

Terça (09/09) - 16h

Quarta (10/09) - 17h40

 

3 OBÁS DE XANGÔ (Brasil, 2024) -  Estreia

Direção: Sérgio Machado // 77 min. // 14 anos  // Gullane

Sinopse: O documentário retrata a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (04/09) - 19h30

Sexta (05/09) - 17h20

Sábado (06/09) - 17h40

Domingo (07/09) - 19h20

Quarta (10/09) - 19h20

 

EM CARTAZ

 

C.I.C. - CENTRAL DE INTELIGÊNCIA CEARENSE (Brasil, 2025) - 2ª Semana

Direção: Halder Gomes // 101 min. // 14 anos // Paris Filmes

App acessibilidade: MLOAD

Sinopse: Wanderley, conhecido como Agente Karkará, é um agente secreto brasileiro que combate os criminosos mais perigosos do mundo representando a C.I.C. - Central de Inteligência Cearense. 

Sala 1 - Sessões: 

Sábado (06/09) - 14h

Domingo (07/09) - 14h

Terça (09/09) - 14h

 

O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025) - Estreia 

Direção:  Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos  // Vitrine Filmes

App acessibilidade: MovieReading

Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (04/09) - 16h10

Domingo (07/09) - 16h

Terça (09/09) - 17h40

Quarta (10/09) - 16h

-

Sala 2 - Sessões: 

Sexta (05/09) - 13h40

Sábado (06/09) - 14h

Domingo (07/09) - 17h10

Terça (09/09) - 13h40

 

CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRAZIL (Brasil, 1995/2025) - Estreia // relançamento 

Direção: Carla Camurati // 100 min. // 12 anos // Copacabana Filmes 

Sinopse: A infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida a D. João VI aos 10 anos de idade. Obrigada a partir para Portugal, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu "prometido" príncipe. Com a morte de D. José, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia: o Brasil.

Sala 1 - Sessão:

Quarta (10/09) - 14h

 

LUIZ GONZAGA - LÉGUA TIRANA (Brasil, 2025) - 2ª Semana

Direção: Diogo Fontes e Marcos Carvalho // 113 min. // 12 anos // O2

Sinopse: Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.

Sala 1 - Sessões:

Quinta (04/09) - 14h

Sexta (05/09) - 13h40

 

INTERESTELAR (EUA/Reino Unido, 2014/2025) - 2ª Semana

Direção: Christopher Nolan // 129 min. // 10 anos // Warner/Universal

Sinopse: Diante da escassez de recursos naturais na Terra, um grupo de exploradores faz uso de um buraco negro recém-descoberto para superar as limitações da viagem espacial tradicional e conquistar grandes distâncias, buscando um possível novo lar para a humanidade.

Sala 2 - Sessões:

Quinta (04/09) - 14h

Domingo (07/09) - 14h

Quarta (10/09) - 14h

 

AMORES MATERIALISTAS (Filândia/EUA, 2025) - 4ª Semana

Direção: Celine Song // 109 min. // 14 anos // Sony 

App acessibilidade: MovieReading 

Sinopse: Os negócios de uma casamenteira de Nova York se complicam quando ela se envolve em um triângulo amoroso com seu ex-namorado ator, que ganha a vida como garçom, e um novo pretendente ricaço.

Sala 1  - Sessões:

Quinta (04/09) - 17h

Quarta (10/09) - 17h


 

Sessão Supermemórias #2 - 2x Chantal

 

NOTÍCIAS DE CASA (Bélgica/França, 1976) - Materiais

Direção: Chantal Akerman // 86 min. // 12 anos // Filmicca 

Sinopse: A cineasta belga Chantal Akerman mora em Nova York. As imagens filmadas da cidade americana são acompanhadas pelos textos da sua amorosa mãe que vive em Bruxelas. Enquanto as imagens da cidade de Nova York se aproximam cada vez mais, as palavras da mãe, lidas pela própria Akerman, gradualmente desaparecem.

Sala 2 - Sessão:

Sábado (06/09) - 15h40

 

JEANNE DIELMAN, 23, QUAI DU COMMERCE, 1080 BRUXELLES (Bélgica/França, 1975) - Materiais 

Direção: Chantal Akerman // 193 min. // 14 anos // Filmicca 

Sinopse: Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.

Sala 2 - Sessão:

Sábado (06/09) - 17h20

PARCEIROS