PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão das Encantarias celebra a força das tradições afro-brasileiras em novembro
Neste mês, o novo programa do Centro Dragão do Mar reúne grupos do Ceará e de Pernambuco em celebração à Consciência Negra
09/11/25 às 12h00

 

Dando continuidade ao programa Dragão das Encantarias, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove neste mês de novembro mais duas edições do projeto que valoriza, difunde e garante espaço para as manifestações tradicionais do Ceará. Realizado mensalmente no Espaço Rogaciano Leite Filho, com curadoria do Caldeirão das Artes Produções Artísticas, o projeto reúne mestres, brincantes e grupos de expressões populares em encontros que exaltam a diversidade e a vitalidade da cultura popular. O acesso é gratuito e a classificação é livre.

 

Neste mês, as edições do Dragão das Encantarias integram a programação do Festival Afrocearensidades, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e o Instituto Dragão do Mar (IDM), em alusão ao Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.

 

A primeira apresentação do mês acontece no dia 13 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h, com o Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira e o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, em uma celebração ritmada que conecta as tradições do Ceará e de Pernambuco por meio da força dos tambores, das palmas e dos cantos coletivos.

 

Encerrando a programação de novembro, no dia 27 de novembro (quinta-feira), também às 19h, o público poderá conferir conferir a apresentação do Afoxé Acabaca em um encontro especial com brincantes dos Afoxés Omorisa Odé e Oxum Odolá, destacando as tradições dos povos de terreiro e a ancestralidade afro-brasileira em uma noite de energia, canto e celebração.

 

Serviço

Dragão das Encantarias - Novembro
Espaço Rogaciano Leite Filho - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Gratuito | Classificação livre

 

13 de novembro (quinta-feira), 19h
Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira + Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Duração: 120 min

 

27 de novembro (quinta-feira), 19h
Afoxé Acabaca convida Afoxés Omôrisá Odé e Oxum Odolá
Duração: 120 min



 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel