PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar, reabre com a exposição QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade
Abertura acontece no dia 29 de novembro, com presença de lideranças quilombolas, rodas de conversa e apresentações artísticas gratuitas
18/11/25 às 17h42

Após pouco mais de dois meses de manutenção, o Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura,  equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), vinculado à Secult Ceará e gerido em parceria do Instituto Dragão do Mar, reabre suas portas celebrando um novo momento em sua trajetória. A retomada do espaço será marcada pela abertura da exposição "QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade", no dia 29 de novembro de 2025, a partir das 16h. A programação contará com falas abertas de lideranças quilombolas, rodas de conversa, apresentações artísticas, discotecagem e visita guiada com a curadoria. Além disso, vai contar com a presença de mais de 20 representantes de territórios quilombolas do Ceará, destacando o caráter coletivo e participativo da mostra, que se constrói como gesto de escuta, partilha e reconhecimento.Toda a programação é gratuita.
 

A exposição "Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade", que tem curadoria de Cícera Barbosa e Joseli Cordeiro, também integra a programação do Festival Afrocearensidades, promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). A ideia é trazer à tona a ideia do quilombo como território de experiências históricas e presentes, com modos próprios de organizar a vida, cultivar a terra, educar as crianças, celebrar o sagrado e defender o comum-coletivo. 
 

A mostra contrapõe-se à ideia de quilombo apenas como espaço de refúgio do passado, apresentando-o como um projeto de mundo vivo, pulsante e em constante construção coletiva, narrado por 137 agrupamentos espalhados por todas as regiões do Ceará. Assim, conta com um acervo de mais de 150 itens, entre objetos,  fotografias, sons e frases que se entrelaçam como fios de "Transfluências" - conceito proposto pelo filósofo, poeta, escritor, professor, líder quilombola e ativista político Nêgo Bispo -, entendido aqui como passagem e paisagem de mundo: não apenas a troca de informações, mas a circulação de modos de vida, saberes e tecnologias de cuidado que se sustentam no coletivo.
 

"Mais que uma mostra, a exposição se afirma como ato político e pedagógico, uma inscrição pública da presença quilombola no imaginário coletivo e uma devolutiva da pesquisa para o território - do museu para o povo", explica Cícera Barbosa, uma das curadoras. 
 

De acordo com Joseli Cordeiro, a mostra tem um caráter inédito não apenas pela forma, mas pelo gesto. Isso porque, pela primeira vez, o Ceará, tantas vezes proclamado "Terra da Luz" por ter antecipado a abolição formal, reconhece que a verdadeira luz vem dos territórios que nunca deixaram de existir, dos corpos que sempre lutaram por dignidade e de uma ancestralidade que ilumina caminhos.
 

"Ao reunir histórias, imagens e presenças quilombolas, a exposição inaugura uma outra narrativa de modernidade: aquela que não nega a tradição, mas a reinscreve como força criadora, convocando o público a ver os quilombos não como vestígios do passado, mas como laboratórios de futuro. O quilombo não é refúgio de passado, é projeto de mundo", destaca a curadora. 
 

Um novo ciclo para o MCC

A reabertura do MCC com a exposição "QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade" marca também um novo ciclo para o museu, que segue tecendo a história do Ceará e ampliando as visualidades que nos narram. Durante o período de manutenção, foram realizadas intervenções estruturais prioritárias para sanar as infiltrações, garantindo salas mais seguras para as obras e maior conforto para o público.
 

"O MCC passa por um processo colaborativo de revisão dos Planos Museológicos, assim como o Museu de Arte Contemporânea do Ceará - MAC, revisitando missão, políticas de conservação e segurança, gestão de riscos, acessibilidade e educação, reafirmando seu compromisso com a memória, a diversidade e o público", pontua Valéria Laena, gerente do Museu da Cultura Cearense. 
 

Conforme explica Camila Rodrigues, superintendente do Centro Dragão do Mar, o MCC reforçou suas equipes, abrindo novos postos de trabalho para o Educativo e a Museologia, como forma de ampliar sua capacidade de mediação, acolhimento e cuidado técnico. Outro eixo de fortalecimento foi o acervo, com ações para ampliar a preservação, pesquisa e documentação.
 

"Reabrir o Museu da Cultura Cearense com uma exposição como 'Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade' é mais do que um gesto simbólico - é um ato de escuta e reconhecimento. Essa mostra reafirma o papel do Dragão do Mar como espaço de diálogo entre saberes, tempos e territórios, devolvendo à sociedade um museu ainda mais vivo, plural e comprometido com a história real do nosso povo. Depois desse período de manutenção e fortalecimento interno, voltamos a abrir as portas com uma exposição que nos ensina o que é resistência, comunidade e futuro coletivo. O museu reabre, mas quem ilumina essa reabertura são os territórios quilombolas do Ceará", finaliza a superintendente. 
 

SERVIÇO

Abertura da exposição "QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade"

Dia: 29 de novembro, sábado

Horário:  16h

Museu da Cultura Cearense

Gratuito. Livre. Aberta ao público

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel