PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Festival do BRICS, pré-estreia especial e Seminário de Acessibilidade movimentam o Cinema do Dragão
Programação da cine-semana amplia o diálogo entre culturas, políticas públicas e inclusão
03/12/25 às 10h59

De 4 a 12 de dezembro, o Cinema do Dragão  equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), vinculado à Secult Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, apresenta uma agenda especial que inclui a 9ª edição do Festival de Cinema do BRICS, com sessões gratuitas, painéis e encontros institucionais entre representantes do audiovisual dos países-membros, e a pré-estreia do longa "Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe" (09/12), com presença de convidados. Na sequência, de 10 a 12/12, o Cinema realiza o Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual, com programação totalmente gratuita e acessível, reunindo mesas, estudos de caso, lançamentos, exibições comentadas e ações do Programa Sensorialidades, aprofundando o compromisso da instituição com políticas de acessibilidade sensorial.

 

Festival de Cinema do BRICS

 

O Cinema do Dragão recebe, de 04 a 07 de dezembro, a 9ª edição do Festival de Cinema do BRICS, com programação gratuita que inclui exibições de filmes, painéis e encontros institucionais entre autoridades do audiovisual dos países-membros. Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), o evento reforça a cooperação cultural entre países do Sul Global e acontece no mesmo período que o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)+Ibero-Américas.

 

Ao longo de quatro dias, o Festival apresentará 16 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentário e animação, com produções recentes de Brasil, China, Índia, África do Sul, Rússia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Além das exibições, o evento promove articulações estratégicas no campo do audiovisual e ações de cooperação internacional voltadas ao fortalecimento das políticas públicas do setor.

Criado em 2016, o Festival de Cinema do BRICS é um evento anual itinerante realizado pelo país que assume a presidência do bloco. A edição brasileira de 2025 é uma das entregas da Presidência Pro Tempore do Brasil, reafirmando o compromisso do país com o fortalecimento das relações culturais internacionais.

 

Na quinta-feira (04), às 19h, a sessão de abertura do Festival será com o longa cearense "Morte e Vida Madalena",  dirigido por Guto Parente. Produzido pela Tardo Filmes, o filme é protagonizado pela atriz Noá Bonoba, que interpreta Madalena, uma produtora de cinema que tem que lidar ao mesmo tempo com a morte recente do pai, sua gravidez de 8 meses e a produção de uma ficção científica B onde tudo parece dar errado. "Morte e Vida Madalena" é o longa-metragem que representa o Brasil nesta edição do Festival, e será exibido em sessões simultâneas na sala 1 e 2 do Cinema do Dragão. 

 

Avisos importantes sobre o Festival de Cinema do BRICS

 

  • Toda a programação do Festival de Cinema do BRICS é gratuita.

  • A sessão de abertura acontecerá, simultaneamente, nas duas salas do cinema. Para sala 1, os ingressos serão disponibilizados na plataforma Sympla no dia do evento, 04/12, a partir das 10h. Na sala 2, o acesso será destinado exclusivamente a convidados.

  • Para as sessões de filmes que acontecem entre os dias 05 e 07 de dezembro, o acesso será mediante retirada de ingressos na bilheteria física do Cinema do Dragão, sempre 1 hora antes de cada sessão.

  • Para os painéis realizados pela manhã na sala 2 do cinema, dentro da programação do Festival, o público interessado deve realizar credenciamento nos postos de atendimento localizados na Arena do Dragão. O cadastro é rápido e garante acesso ao Painel "BRICS e Audiovisual: soberania cultural e desafios de cooperação internacional", na quinta-feira (04), às 9h45, e  para Roda de conversa com representantes dos filmes do Festival, no sábado (06), às 9h45.


 

II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual

 

Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2025 (quarta a sexta-feira), o Cinema do Dragão realiza a segunda edição do Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual. Além de mesas redondas, a programação apresentará estudos de caso a partir de EXPERIÊNCIAS PARTILHADAS, lançamento de livros, exibição de filmes e ações do Programa Sensorialidades. Toda programação é gratuita e contará com intérpretes de LIBRAS. Compondo a mostra especial, as exibições dos filmes contarão com Audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) já incorporadas na tela de projeção. A iniciativa do Seminário dá continuidade ao esforço do Cinema para avançar na implementação, reflexão e aperfeiçoamento das políticas públicas relacionadas às acessibilidades sensoriais, garantindo o acesso do público e o avanço das ações de difusão acessíveis. 

 

Ao longo de três dias, a programação do Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual se divide em três momentos: Às 15h, experiências partilhadas dos processos de acessibilização de obras audiovisuais. Em seguida, às 17h, acontecerão as mesas de debate e palestras. Por fim, às 19h, será a vez das exibições comentadas dos filmes que compõem a mostra especial. Reunindo gestores públicos, produtores, cineastas, artistas, exibidores, curadores e agentes diversos do campo do audiovisual, o Seminário dá continuidade às iniciativas voltadas à acessibilidade no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


 

Pré-estreia especial

 

Na terça-feira (09), o Cinema do Dragão realiza a pré-estreia do longa "Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe", dirigido por Sepideh Farsi. Exibido na última edição do Festival do Rio, o documentário traz o relato da cineasta que conecta-se com uma mulher palestina em Gaza que documenta a vida sob bombardeios. Seus mais de 200 dias de trocas digitais ganham um novo significado após a morte de Fatem em um ataque israelense, em 16 de abril de 2025, poucos dias após a seleção do filme para Cannes. O filme é uma coprodução da França, Palestina e Irã e tem a distribuição da Filmes do Estação. Seguindo a tarifa da terça-feira promocional, a sessão de pré-estreia contará com a presença de Maria Ines Dieuzeide, Karine Garcêz e de João Alfredo Telles Melo. 


 

Festival de Cinema do BRICS

Data: 4 a 7 de dezembro

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Fortaleza (CE)

Entrada gratuita - retirada de ingresso pelo Sympla

 

Dia 04/12 (quinta-feira)

19h - Sessão de Abertura - Longa-Metragem Brasil
Local: Cinema do Dragão
Sala 01 (público geral, retirada de ingressos pelo sympla no dia do evento a partir das 10h)
Sala 02 (somente para convidados)

 

Filme - MORTE E VIDA MADALENA
(Ceará, Brasil/ Portugal, Dir. Guto Parente, ficção, 85 min)
Sinopse: Madalena é uma produtora de cinema, grávida de 8 meses, prestes a rodar um filme de ficção científica B escrito por seu pai recém falecido. Quando Davi, o diretor do filme e seu ex-marido, desaparece misteriosamente do set, Madalena precisa fazer das tripas coração para conseguir terminar o filme antes do bebê nascer.

 

Dia 05/12 (sexta-feira)

9h45 às 12h30 - Painel BRICS e Audiovisual: soberania cultural e desafios de cooperação internacional
Local: Cinema do Dragão - Sala 02
Participantes:
Joelma Gonzaga - Secretária do Audiovisual - Brasil
Frida Fan Jingwen - Gerente Sênior do Departamento de Programação e Exibição do Festival Internacional de Cinema de Xangai (SIFF) - China
Stacey Lefine - Gerente de Eventos - National Film and Video Foundation (NFVF) - África do Sul
Masana Chicheka - Diretora-Geral Interina de Desenvolvimento Cultural - África do Sul

 

14h30 - Sessão Longa-Metragem Indonésia
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

Filme - Gowok: O Kamasutra javanês (nome original: Gowok: Javanese Kamasutra)
(Indonésia, Dir. Hanung Bramantyo, ficção, 132 min)
Sinopse: Ratri, criada por uma respeitada gowok após ser abandonada pela mãe, cresce com uma beleza e magnetismo que chamam atenção. Ela se apaixona por Kamanjaya, um jovem de família nobre, que promete casar-se com ela após seus estudos - mas nunca retorna. Ferida pela traição, Ratri jura vingança e decide conquistar Bagas, o irmão de Kamanjaya, fazendo-o se apaixonar perdidamente por ela.

 

17h40 - Sessão de Curtas-Metragens 01
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

Ajude os Menor
(Alagoas, Brasil, Dir. Lucas Litrento e Janderson Felipe, ficção, 20 min)
Sinopse: Em um prédio em construção, um entregador almoça com amigos pedreiros e observa o conflito do engenheiro com o mestre de obras.

 

Sonho de uma Noite de Inverno (Nome original: A Winter Night's Dream)
(Rússia, Dir. Svyatoslav Ushakov, animação, 16min)
Sinopse: Um acontecimento ocorrido em uma noite de inverno em uma cidade europeia parece misterioso e irreal. Um urso mecânico escapa de uma loja de brinquedos. Por que ele está fugindo e para onde está indo?Será que alguém nesta cidade está simplesmente se sentindo só, ansiando por abraços amigáveis e um pouco de calor?

 

Cegar o sacríficio (nome original: B(l)ind The Sacrifice)
(África do Sul, dir. Nakhane, ficção, 21 min.)
Sinopse: Uma família de nômades e seus criados vagueia pela terra sob a liderança de seu patriarca, o Pai, que os convenceu de que fala diretamente com Deus. Mas o Filho começou a questionar essa afirmação - e o Pai não tolerará essa rebeldia por muito tempo.

 

Mau: os sonhos-espíritos de Cheraw (nome original: Mau: The Spirit Dreams of Cheraw
(Índia, Dir. Shilpika Bordoloi, ficção, 8min)
Sinopse: Por meio da dança Cheraw (dança do bambu) e do folclore ritual de Mizoram, Mau: The Spirit Dreams of Cheraw revela a história esquecida de uma mãe que morre durante o parto. A dança, realizada para apaziguar seu espírito, representa uma memória intergeracional perdida. Essa crise cultural é explorada por meio de uma dança reimaginada do espírito materno, questionando o apagamento do conhecimento indígena e da sabedoria ancestral na região.

 

19h30 - Sessão Longa-metragem África do Sul
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

Filme - Sabática (Nome original: Sabbatical)
(África do Sul, Dir. Karabo Lediga, ficção, 110 min)
Sinopse: Ambientado em uma comunidade sul-africana unida, Sabbatical explora os laços delicados de família, identidade e passado. O filme acompanha uma renomada banqueira de investimento que, durante um colapso pessoal, retorna à casa de sua infância, abalando por completo o mundo de sua mãe. À medida que seu segredo vem à tona, a relação entre as duas é transformada para sempre.

 

Dia 06/12 (sábado)

9 às 10h30 - Encontro de Autoridades Audiovisuais do BRICS
Atividade fechada para convidados

 

10h30 às 12h - Encontro BRICS + convidados internacionais
Atividade fechada para convidados

 

9h 45 às 12h30 - Roda de conversa com representantes dos filmes do Festival
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

14h30 - Sessão Longa-Metragem Rússia
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

Filme - Amor à União Soviética (Nome Original: Lyubov Sovetskogo Soyuza)
(Rússia, Dir Nikita Vysotsky, Ilya Lebedev e Dmitry Iosifov, ficção, 148 min)
Sinopse: A história acompanha uma geração de pessoas extraordinárias que, sem terem vivido os horrores da revolução e da guerra civil, sonham construir uma nova vida guiada pelo amor e por grandes conquistas. Em meio a feitos, glórias, lealdades e traições, surge uma mulher que se torna o símbolo do sonho e do verdadeiro amor da União Soviética.

 

17h40 - Sessão de Curtas-Metragens 02
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

A Loba (Nome Original: She wolf)
(China, Dir. Yang Mu, animação, ficcão 20 min.)
Sinopse: Lin Lin e sua mãe vivem isoladas nas montanhas, dependentes apenas uma da outra. O isolamento deixa Lin Lin profundamente solitária. Um dia, contrariando a vontade da mãe, ela desce a montanha para brincar com as crianças da região e rapidamente se aproxima de Xiaohu e dos demais. Na tentativa de se encaixar e ser aceita, Lin Lin revela seu bem mais precioso - uma presa de lobo. Mas isso chama a atenção do pai de Xiaohu, um caçador. Que segredo se esconde no corpo de Lin Lin?

 

Laudelina e a Felicidade Guerreira
(Rio de Janeiro, Brasil, Dir. Milena Manfredini, doc, 15min)
Sinopse: Um retrato sensível de Laudelina de Campos Mello, ativista negra que teceu, com coragem e palavra, a luta das trabalhadoras domésticas do Brasil. Um filme sobre legado, força coletiva e memória.

 

Thuë pihi kuuwi - Uma Mulher Pensando
(Roraima, Brasil, Dir. Aida Harika, Edmar Tokorino e Roseane Yariana, doc, 8min)
Sinopse: Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana que alimenta os Xapiripë e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.

 

Terang Bulan- A noite é longa e é só sua (The Night is Long and It's Yours Alone)
(Indonésia, Dir. Guruh Nusantara, ficção, 18 min.)
Sinopse: Munawaroh, parteira respeitada da aldeia, cuida às escondidas de Mira, uma ex-prostituta rejeitada pela comunidade. Quando Mira desmaia durante uma reunião e sua vida e a do bebê ficam em risco, Munawaroh precisa escolher entre revelar o vínculo entre elas para salvá-la ou preservar sua própria reputação entre as mulheres
conservadoras.

 

Zamjara
(Emirados Árabes Unidos, Dir. Alwiya Thani, ficção, 15 min.)
Sinopse: Hamad é um apresentador de rádio em ascensão prestes a se casar quando a vida lhe dá uma guinada inesperada. Um exame médico de rotina revela uma verdade devastadora: ele tem um tumor cerebral incurável. Com o tempo se esgotando, Hamad é forçado a reavaliar suas escolhas de vida. Como ele irá navegar por essas águas turbulentas em seus últimos meses - e será que conseguirá encontrar uma forma de fazer as pazes consigo mesmo?

 

19h30 - Sessão Longa-metragem China
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

Filme - A História Dela (Nome original: Her Story)
(China, Dir. Shao Yihui, ficção, 123 min)
Sinopse: A mãe solteira Wang Tiemei busca um novo começo com sua filha e acaba formando uma amizade transformadora com Xiao Ye, uma vizinha de personalidade oposta. Juntas, elas enfrentam traumas e desafios, enquanto novas relações com dois homens sensíveis às questões de gênero complicam e aprofundam seu processo de autodescoberta, empoderamento e entendimento sobre conexão humana.

 

Dia 07/12 (domingo)

9 às 12h - Encontros bilaterais - Delegações internacionais

14h30 - Sessão Longa-metragem Emirados Árabes Unidos
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

Filme - HOBA
(Emirados Árabes Unidos, Dir. Majid Al Ansari, ficção, 97 min)
Sinopse: Amani fica abalada e de coração partido quando seu marido, Khalid, leva uma segunda esposa para dentro de casa. Forçada a aceitar a situação e determinada a lutar pelo bem de sua filha, Noor, Amani permanece no lar e tenta reafirmar seu papel como matriarca da família. Conviver com a nova esposa, Zahra, destrói Amani emocionalmente e a coloca em uma espiral de declínio. Quando eventos sinistros e aparentemente paranormais começam a dominar a casa, Amani inicia uma busca frenética por respostas, deixando Noor temerosa pela sanidade da mãe. Movida pelo instinto e pelo terror, Amani fica cada vez mais convencida de que há algo sombrio no passado de Zahra - mas sua busca desesperada pela verdade ameaça afastá-la ainda mais da realidade.

 

17h - Sessão de encerramento - Índia
Local: Cinema do Dragão - Sala 02

 

Filme - KANTARA
(Índia, Dir Rishab Shetty, ficção, 149 min)
Sinopse: *Kantara* é uma história ambientada na vila fictícia de Dakshina Kannada que explora o antigo conflito entre humanos e a natureza. A convivência de uma tribo com a floresta é abalada por um oficial florestal que acredita que as práticas da tribo representam uma "ameaça" à terra, desencadeando uma série de complicações.

 

PRÉ-ESTREIA

GUARDE O CORAÇÃO NA PALMA DA MÃO E CAMINHE (França/Irã/Palestina, 2025)
Direção: Sepideh Farsi // 112 min. // 14 anos // Filmes do Estação
Sinopse: "Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe" é minha resposta, como cineasta, ao massacre contínuo dos palestinos. Um milagre aconteceu quando conheci Fatem Hassona. Ela se tornou meus olhos em Gaza, onde resistiu enquanto documentava a guerra, e eu me tornei o elo entre ela e o mundo, de sua 'prisão de Gaza', como ela a chamava. Mantivemos essa linha de vida por quase um ano. Os fragmentos de som e pixels que trocamos se tornaram o filme que você vê. A morte de Fatem, em 16 de abril de 2025, devido a um ataque israelense à sua casa, muda para sempre o significado do filme.
Sala 2 - Sessão:
Terça-feira (09/12) - 19h
Sessão seguida de debate
Convidadas/os: Maria Ines Dieuzeide, Karine Garcêz e João Alfredo Telles Melo

EM CARTAZ

[Sessão Vitrine Petrobras] A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025) - 2ª Semana
Direção: Rafaela Camelo // 93 min. // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.
Sala 1 - Sessão:
Quarta (10/12) - 17h30
Sala 2 - Sessões:
Terça (09/12) - 16h

 

O QUE A NATUREZA TE CONTA (Coréia do Sul, 2025) - 3ª Semana
Direção: Hong Sang-soo // 108 min. // 12 anos // Pandora
Sinopse: Dong-hwa e sua namorada Kim Jun-hee acabam embarcando em uma longa tarde que se estende quando ele conhece seus pais pela primeira vez.
Sala 1 - Sessão:
Quarta (10/12) - 15h30
Sala 2 - Sessão:
Terça (09/12) - 14h


A QUEDA DO CÉU (Brasil, 2024) - 3ª Semana
Direção: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha // 108 min. // 12 anos // Gullane
Sinopse: A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme acompanha o importante ritual fúnebre Reahu, que mobiliza a comunidade Watorik? em um esforço coletivo para segurar o céu.
Sala 2 - Sessões:
Terça (09/12) - 17h
Quarta (10/12) - 19h10

 

CORAÇÃO JOVEM (Bélgica/Holanda, 2024) - 4ª Semana
Direção: Anthony Schatteman // 99 min. // 14 anos // Mares Filmes
Sinopse: Elias desenvolve sentimentos por seu novo vizinho Alexander. Ele logo percebe que está se apaixonando pela primeira vez. As interações com seus amigos e familiares trazem mais perguntas do que respostas. Confuso com seus sentimentos, Elias tenta resolver seu caos interior para provar que merece o coração de Alexander. A coprodução belga-holandesa foi selecionada na seção Geração Kplus do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve sua estreia mundial.
Sala 2 - Sessões:
Terça (09/12) - 19h
Quarta (10/12) - 13h40


O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025) - 5ª Semana
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Sala 1 - Sessão:
Terça (09/12) - 14h
Sala 2 - Sessão:
Quarta (10/12) - 14h - II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual


 

 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel