PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar
Democracia, Pertencimento, Diversidade.
12/02/21 às 15h37

Começamos 2021. Carregamos mais perguntas que respostas e há muito a se caminhar para alcançar o futuro que desejamos. Queremos pensar juntes neste momento a partir do que nos instiga, do que é precioso para nós, daquilo que nos é comum: Democracia, Pertencimento, Diversidade. Ideias que se constituem necessariamente em coletivo e têm como motivação a Liberdade de ser e agir. 
Tomemos cada uma como uma pergunta e imaginemos: que reações podem vir à tona?

 

Esta proposição de criação foi lançada à artistas da cena no Ceará e agora apresentamos um agrupamento de 15 respostas-interpretações sobre essas palavras-perguntas. A partir de pelo menos um dos três eixos norteadores, cada participante elaborou uma proposta cênica autoral em formato de vídeo - sem saber quais artistas ou obras estariam integrando o coletivo. Este dispositivo é inspirado pelo jogo surrealista cadavre exquis, no qual cada artista intervém à sua maneira, sem conhecer o que os demais colaboradores produziram. A apresentação das obras em conjunto estabelece relações simbólicas inesperadas entre as partes.

 

Democracia? Pertencimento? Diversidade? Em vez de pegar caminho reto, seremos conduzidos pelas trilhas, pelos desvios, pelos retornos. Contaremos os calendários até tirar a poeira da fantasia. Atravessaremos o corredor e o vão impossível entre janelas. Cavaremos no quarto escuro e conversaremos no quintal. Girando entre os muros urbanos ou levado pelos ventos sertanejos, o corpo será território sujeito ao abraço e ao golpe. Correremos perigo e contaremos histórias. Desterrados, navegaremos pelo mar e germinaremos do outro lado. Assentados, dançaremos com os pés firmes, como árvores. Não temos mapa, mas temos origens.

 

Convidamos você a se lançar à deriva na companhia destes artistas: 


Altemar di Monteiro


Ana Paula Prudêncio


Andreia Pires


Edivaldo Férrer


Gerson Moreno


Gil Rodriguês


Chico Oliveira


Honório Felix


João Paulo Lima


Kaye Djamiliá


Natália Coehl


Sarah Nastroianny, Poliana Carcará e Georgia Vitrilis


Silvianne Lima

   
Souza Frota


Yasmim Salvador
 

 

PARCEIROS