PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Blog do Dragão vai ao ar neste sábado (28), com artigos e colunas sobre cultura e arte
Novo canal vai registrar reflexões em políticas culturais, impressões e dicas artísticas e quadro de entrevistas que estreia com o escritor Ronaldo Correia de Brito
28/04/18 às 17h29

        O Instituto Dragão do Mar (IDM) lança, neste sábado (28), o Blog do Dragão. O novo canal veio para pensar e refletir sobre cultura e arte a partir de artigos de escritores, críticos, gestores, estudiosos, artistas e profissionais da cultura. O Blog do Dragão reúne ainda dicas de programação artística e o registro de pensamentos e momentos dos bastidores do IDM.

 

        Na estreia, o Blog abre com textos do jornalista e antropólogo Paulo Linhares e do curador Márcio Caetano sobre o poder da Maloca Dragão; Flávia Castelo e Emídio Sanderson sobre gestão e políticas públicas; artigo do professor da USP Jean Tible, sobre os 50 anos do maio de 68; a coluna Cais do Porto, escrita pela jornalista Raphaelle Batista, falando sobre inspiração artística; e ainda uma entrevista com o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito (foto).

 

Perfil dos colaboradores

 


(foto: Rita Amado)

Jean Tible, com o artigo 1968, revoltas no Brasil e no mundo: a barricada fecha a rua, mas abre caminhos
É militante e professor de ciência política da Universidade de São Paulo. É autor de Marx Selvagem (São Paulo, Autonomia Literária, 2018 - 3ª edição) e co-organizador de Junho: potência das ruas e das redes (Fundação Friedrich Ebert, 2014), Cartografias da emergência: novas lutas no Brasil (FES, 2015) e Negri no Trópico 23°26'14'' (Autonomia Literária, Editora da Cidade e n-1 edições, 2017). Textos disponíveis em: https://usp-br.academia.edu/JeanTible

 

 

 

Flávia Castelo, com o artigo Let it be: manejando os explosivos do pensamento. Um ensaio sobre "Saturação", de Maffesoli
Divide as horas entre ser assessora especial da presidência do Instituto Dragão do Mar (IDM), estudante (Especialização em Gestão e Políticas Culturais da Universidad de Girona), mãe, dona de casa, advogada (OAB/CE 15.563) e professora (de Legislação Urbana e Ambiental na Unichristus). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC), morou na Bélgica, entre 2012 e 2013, para ser pesquisadora da Vision on Technology (VITO) e fazer doutorado sanduíche, em Biotecnologia (RENORBIO/UFC) na Universiteit Antwerpen. Sua paixão número um é (vi)ver e escrever histórias 'fantabulosas' da filha, Livinha. Mas também escreve para BandNews Fortaleza, Tribuna do Ceará, Inova Mundo, O Estado e Coletivo A Pulga.

 

 

 

Emídio Sanderson, com o artigo Políticas Culturais para a infância e juventude: o exemplo do Reino Unido
Produtor cultural e administrador com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atua no ramo de produção cultural e assessoria de projetos culturais desde 2002. É o idealizador do TIC-Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Liderou a elaboração do Plano Estadual de Cultura Infância do Ceará. Hoje, preside o Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento.

 

 

 

Paulo Linhares, com o artigo Maloucos. O Dragão e o elefante
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduado em Antropologia Social pela Universidade René Descartes - Paris V, foi Secretário da Cultura do Estado do Ceará. Criou a Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Bienal do Livro, a Orquestra Eleazar de Carvalho e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Foi Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará - INESP/Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Audiovisual do Brasil. Atualmente, é Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará - UFC e Presidente do Instituto Dragão do Mar - IDM.

 

 

 

Raphaelle Batista, com a coluna Cais do Porto: Questões de inspiração
É jornalista e mestranda em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (PPGOM-UFC). Desde junho de 2017, atua como assessora de imprensa da escola Porto Iracema das Artes. Assina o ensaio biográfico "Dona Mocinha", lançado em 2017, pela Fundação Demócrito Rocha. 

 

 

 

Márcio Caetano, com o artigo Maloca Dragão e a delícia de cantar pros nossos (e depois pro mundo)
Diz ele que trabalha com cultura, gestão, produção e curadoria em projetos e políticas culturais _ e queria ser artista _ 

 


SERVIÇO
Confira o Blog do Dragão: http://blog.dragaodomar.org.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS