PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÕES

Museu da Cultura Cearense 

 

EXPOSIÇÃO "VAQUEIROS" 

 

ATENÇÃO: A Exposição está temporariamente fechada devido a reparos luminotécnicos.  

 

 

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

 

Exposição de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. 

Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Acesso gratuito.

Classificação: livre

 

Mostra imersiva "A falta que você faz"

Realiazação: Comitê Internacional da Cruz Vermelha 

 

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apresenta de 29 de agosto a 29 de setembro de 2019, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, a mostra imersiva "A falta que você faz". Com retratos da fotógrafa Marizilda Cruppe e videomapping de Rogério Costa,  a instalação conta um pouco da história, desafios e angústias de 19 famílias - três delas cearenses - que sofrem com o desaparecimento de um familiar, uma experiência invariável e incontestavelmente devastadora.

Como fotografar o vazio gerado pela desaparecimento de um familiar e ainda capturar a força dessas pessoas para enfrentar a situação e buscar respostas? A instalação traz retratos realizados nas residências dos familiares, com um olhar humano e sensível sobre o desaparecimento e suas consequências para os que ficam, levando o visitante a uma reflexão sobre um problema comum a milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) durante o ano de 2017, 82.684 casos de desaparecimentos foram reportados às polícias civis.

O CICV se esforça para identificar e compreender as necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas e apresentar às autoridades responsáveis recomendações e apoio que permitam oferecer respostas adaptadas a tais necessidades.

Visitação: de 30 de agosto a 29 de setembro (segunda - sexta, 9h - 19h; sábado e domingo, 14h - 21h); Ingressos: Entrada gratuita Classificação etária: Livre

 

Ficha técnica - Exposição 'A falta que você faz'

Fotografias

Marizilda Cruppe

Direção artística do video mapping

Rogério Costa

Vídeos com familiares

Realejo Filmes

Coordenação Geral

Sandra Lefcovich

Produção Executiva

Gabriela Borelli

Produção Geral

Cristiano Tomé

Eld Gonçalves

Jerzy Rafael Zakrzewski

Johnson Rodrigues Ferreira

Produção do projeto fotográfico e entrevistas

Bruno Radicchi

Gabriela Borelli

Juliana Nogueira

Sandra Lefcovich

Equipe de Comunicação

Diogo Alcântara (Imprensa)

Gabriela Guedes (Produção gráfica e audiovisual)

Gabriel Coaracy (Digital)

Matehus Costa Nunes (Estagiário)

Nathalia Josino

Projeto Expográfico

Estúdio Craft

Execução e montagem

Trapiche Cultural

 

Projeção

ON Projeções

Produção gráfica e visual

Ana Soter

Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

Chefe de Delegação

Simone Casabianca-Aeschlimann

Responsável pelo Programa de Pessoas Desaparecidas

Larissa Leite

Programa de Pessoas Desaparecidas

Marianne Pecassou

Fábio Azeredo

Patrícia Badke

Andrés Patiño

Luana Fagundes

Bismarck Moura

Jussara De Rezende Assaff

 



EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS QUE NÃO ESCREVI" DE SEBASTIÃO DE PAULA

 

 

 

O artista Sebastião de Paula celebra 36 anos de carreira com a exposição individual em xilogravura "Memórias que não escrevi", serão expostas 22 obras impressas sobre papel, todas com a dimensão 60 x 80cm, e diversas intervenções com stickers (adesivos). A produção atual de Sebastião de Paula é diversificada, não havendo predominância nem de temática e nem de uma linha de trabalhos. O que se destaca em sua proposta vigente é a diversidade, contudo, há uma forte relação de parte das obras com memória, principalmente, nas gravuras que fazem alusões a brinquedos populares. A exposição contará ainda com apresentação do Grupo de violão Guitar Trio Toada, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), sob a regência do professor Dr. Linconl.

 

Para facilitar o acesso das pessoas com deficiência, o Projeto Acesso disponibilizou alguns recursos para esse público: textos em Braille e ampliados, audiodescrição, vídeo de libras, obras táteis e mediação especializada para todos grupos.

 

Em cartaz até dia 28 de julho. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados e domingos, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

 

 

Acessibilidade

 

O Museu da Cultura Cearense agora conta o atendimento de um educador surdo e intérprete de libras a fim de viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à cultura no museu. Confira no vídeo.

 

 

 

 

 AGENDAMENTO

Para agendamento de grupos e escolas para visitação dos museus é fundamental entrar em contato pelo telefone (85) 3488-8621  e através do email: agendamentomuseus@gmail.com

 

 

 

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS