PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÕES

 Museu da Cultura Cearense 

 

EXPOSIÇÃO "VAQUEIROS" 

 

 

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

 

Exposição de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. 

Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Acesso gratuito.

Classificação etária: Livre

 

 

Exposição ''XIMENES 50 anos: uma estética cearense''

 

 

A exposição "XIMENES 50 anos: uma estética cearense" reúne vinte xilogravuras percorrendo uma trajetória cinquentenária de um artista que revela em suas incisões e impressões o povo e a cultura cearense. Possibilita resgatar, homenagear e reapresentar uma estética cearense. Suas obras retratam a particularidade desse povo. Em sua maioria, elas foram gravadas em um momento político em que os brasileiros sofriam repressões violentas. O artista inicia sua trajetória representando prédios que configuram uma relação de poder e resistência. Vem se destacando no cenário local e nacional desde a década de 1960. Sua habilidade em trabalhar com escultura, pintura, couro, talha e principalmente em xilogravura lhe renderam prêmios e participações no Salão de Abril, Bienal de São Paulo e foi apontado pelo crítico de arte Roberto Pontual como um dos maiores gravadores do Brasil. Na mesma época em que o Brasil, em especial, o estado do Ceará viveu a ditadura militar, o artista grava o trabalho intitulado Forte Nossa Senhora da Assunção.

 

Serviço ''Exposição ''XIMENES 50 anos: uma estética cearense''

Visitação de 15 de junho a 29 de julho de 2018, de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Acesso gratuito

Classificação etária: Livre

 

 

Exposição 'Mandela: de Prisioneiro a Presidente' 

 

 

A mostra ainda inédita no Brasil reúne 50 painéis com fotos e 9 peças audiovisuais que contam a trajetória do líder sul-africano, em celebração ao seu centenário, em julho. A exposição traça o percurso da vida de Mandela desde o início do ativismo contra Apartheid, regime racista do governo sul-africano que negava à população negra direitos civis, sociais e econômicos. Dividida em seis temas, "A pessoa", "O camarada", "O líder", "O prisioneiro", "O negociador" e "O homem de estado", a mostra traz detalhes sobre a vida pessoal e a luta política de Mandela, abordando seus 28 anos de prisão, a vitória no Prêmio Nobel da Paz, até a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. Fortaleza será a primeira cidade brasileira a receber a mostra que já passou por França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milhão e 100 mil pessoas.

 

Serviço

Exposição "Mandela: de Prisioneiro a Presidente"

Visitação de 20 de junho a 30 de julho de 2018, de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Acesso gratuito

 

 

Museu de Arte Contemporânea - MAC-CE

 

 

Abertura da exposição da '' 6ª Edição Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - Itinerância Fortaleza''

 

 

 

O MAC-CE recebe a exposição "A Intenção e o Gesto", com curadoria de Marcus Lontra, que reúne trabalhos de Sérvulo Esmeraldo, homenageado da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Com itinerância por cinco cidades brasileiras - São Paulo, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, nesta ordem -, a mostra também contém obras de mais onze artistas contemporâneos que dialogam com o trabalho de Esmeraldo. Em cartaz até o início de julho, a exposição trará obras dos anos 1960 até 2015, incluindo esculturas, relevos e desenhos, além de objetos dos anos 1970 em acrílico e joias, uma produção pouco conhecida de Sérvulo.

Exposições

Artistas premiados da 6a edição - Daniel Lannes, Fernando Lindote, Jaime Lauriano, Pedro Motta e Rochelle Costi

 

Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado

Curadoria: Josué Mattos - curador premiado da 6a edição

A Intenção e o Gesto - Projeto Arte e Indústria

Artista homenageado: Sérvulo Esmeraldo

Curadoria: Marcus de Lontra Costa

 

Serviço  

Visitação: de 18 de maio a 1 de julho de 2018, de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h as 21h (acesso até 20h30).

Acesso Gratuito.

Classificação etária: Livre

 

AGENDAMENTO

Para agendamento de grupos e escolas para visitação dos museus é fundamental entrar em contato pelo telefone (85) 3488-8621  e através do email: agendamentomuseus@gmail.com

 

 

 

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS