PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar e 28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga apresentam espetáculos gratuitos nesta semana
A formação Coletiva Flecha Lançada Arte apresenta "Ané das Pedras" na quinta (15) e Joaquina Carlos apresenta "Rogai por Eles", na sexta (16).
14/09/22 às 17h26

"Rogai por Eles" é realizada em parceria com o 28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Foto de Francisco Francieudes

 

    O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura firmou parceria com o 28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e receberá, nesta semana, dois espetáculos gratuitos com acesso livre. Na quinta-feira (15), às 18h30, a Coletiva Flecha Lançada Arte apresenta "Ané das Pedras", performance que traz um ritual de plantação de pedra como quem conta o sonho. Na sexta-feira (16), às 19h30, a atriz Joaquina Carlos apresentará "Rogai por Eles", espetáculo que tem inspiração nas falas e nas vozes silenciadas de mulheres remanescente da comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, com o intuito de apresentar essa comunidade, por meio de imagens, músicas, vozes, pausas e silêncios. O acesso também é gratuito, mas é preciso retirar ingressos (até dois por pessoa) na Sympla Bileto, a partir das 15h do dia 15/09, ou na bilheteria física do teatro, uma hora antes do espetáculo, sendo a capacidade limitada a 80 lugares. 

     Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus. 

 

 

Sobre os espetáculos
 

 

"Ané das Pedras", da Coletiva Flecha Lançada Arte


 Foto: Patrick Raynaud


     Coletiva Flecha Lançada Arte (2017) é um projeto idealizado por Barbara Matias que tem como interesse o cultivo do fazer com artesãos e artistas - multiplataformes - Indigenas Kariri do Siará (Ceará) e de outras regiões e/ou etnias do Brasil. Ané das Pedras Ané é sonho. Sonhar pelas pedras, pedir a ancestral pedra para nascer com saúde. Escutá-la. A pedra sente e fala. A pedra é como o sonho, acolhe todo corpo da terra. A pedra é mais experiente que meu corpo de carne e osso, por isso, já fui pedra. A pedra escutou a história da mãe da avó. Essa performance é um ritual de plantação de pedra como quem conta o sonho.

 


"Rogai por Eles", de Joaquina Carlos


 Foto: Francisco Francieudes


     "Rogai por Eles" é um espetáculo teatral resultado de uma pesquisa iniciada em 2016 e de um vídeo "Ensaio para ouvir vozes além de quatro paredes", ambos, pesquisa e vídeo, desenvolvidos pela atriz Joaquina Carlos. "Rogai por Eles", que conta a história da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, foi produzido no início da pandemia e quarentena, no mês de abril, pensando a fruição do teatro para o público durante o período de isolamento social físico, provocado pela situação emergencial para contenção da Covid-19 (novo coronavírus). 

     Maria Beatriz (figura fictícia interpretada pela atriz Joaquina Carlos), que se diz remanescente do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, narra a história do Povoado, por meio de memórias, compartilhando lembranças e experiências da comunidade fundada pelo líder beato José Lourenço na cidade do Crato, Ceará, que surgiu em 1926 e foi destruída em 1936.

 


Serviço: Espetáculos gratuitos fruto de parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o 28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
"Ané das Pedras", da Coletiva Flecha Lançada Arte
Dia 15, às 18h30, na Arena Dragão do Mar. 50 min. Livre. Acesso gratuito.
"Rogai por Eles", de Joaquina Carlos
Dia 16, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. 40 min. Livre. Acesso gratuito mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na Sympla Bileto, a partir das 15h do dia 15/09, ou na bilheteria física do teatro. 80 lugares.

 

PARCEIROS