PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Exposição gratuita no Dragão do Mar conta história da fotografia cearense
Reunindo acervos do Museu da Cultura Cearense e de artistas visuais e pesquisadores, a mostra apresenta, a partir desta quinta-feira (23), mais de 10.000 itens relacionados à prática do retrato popular.
22/03/23 às 21h45

Foto Acervo MCC
 


   O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), via Museu da Cultura Cearense (MCC), museu da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, abre nesta quinta-feira (23), às 18h, a exposição "Retrato de Mestre". Com curadoria do Mestre Júlio Santos, referência na arte da fotopintura, da assessora de museus do Dragão, Valéria Laena, e de colaboradores do MCC, a mostra apresenta um acervo composto de imagens e objetos relacionados a uma fotografia que vai dos monóculos, das câmeras de instantâneo (popularmente conhecidas como lambe-lambes) e dos retratos pintados, práticas de registros mais artesanais que já foram comuns no Ceará, à aplicação de técnicas digitais. Gratuita, a mostra ficará em cartaz até o dia 20 de agosto de 2023, com visitações de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (último acesso 17h30). A exposição conta com o apoio do Instituto Mirante, via Kuya - Centro de Design do Ceará. 

     Com expografia de Rodrigo Costa Lima, a exposição reúne ensaios dos fotógrafos Tiago Santana e Luiz Santos, acervo do colecionador e pesquisador Titus Riedl, obras do xilógrafo Carlos Henrique e material inédito do mestre Júlio Santos, conjunto que soma mais de 10.000 itens, entre máquinas fotográficas, componentes utilizados nos processos de gravação de imagens, molduras, cavaletes, fotografias das ruas, praças, feiras, romarias e estúdios de fotopintura, e cenários e objetos que compunham esses espaços e eventos onde o retrato popular era parte do cotidiano.  

    Ao longo da exibição, serão realizadas visitas guiadas, vivência com artistas e oficinas, todas atividades gratuitas e livres. A exposição também contará com recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência, como mediação inclusiva, intérprete e vídeos com tradução em LIBRAS, audiodescrição em sistema NFC, textos em braille e ampliados e réplicas táteis de obras.

 

 

Serviço: Vernissage da exposição "Retrato de Mestre" no Museu da Cultura Cearense
Data: 23 de março de 2023 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: No piso superior (salas 1 e 2) do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. Dispõe de recursos de acessibilidade.
Após a abertura, as visitações seguem gratuitas até o dia 20 de agosto de 2023, de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (último acesso 17h30).

 

PARCEIROS