PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar celebra 117 anos do Poço da Draga com exposição e circuito guiado na comunidade
Com lambes produzidos a partir de fotografias de Luiz Alves, mostra homenageia moradores da histórica região que abrigou o primeiro porto de Fortaleza.
23/05/23 às 09h50

Jose Tadeu do Nascimento - Barraqueiro - é um dos homenageados.


 

     Dando continuidade ao estreitamento do relacionamento com o seu entorno, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), em parceria com a comunidade do Poço da Draga, abre, nesta sexta-feira (26), às 18h, a exposição "Poço de Operários". Composta por 30 lambes, a Mostra retrata residentes da comunidade centenária circunvizinha do complexo cultural. 

     A abertura será acompanhada de circuito guiado entre as vias e ruelas da região, com o geógrafo e morador Sérgio Rocha. Com saída do cruzamento entre a Rua Guilherme Blum e a Rua Gerson Gradvohl (próximo à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública), o percurso passará pela Rua Boris e pela Av. Almirante Tamandaré, sendo finalizado no Pavilhão Atlântico. A programação é gratuita e livre.

     "Festejar o aniversário do Poço da Draga é reconhecer o histórico de luta da comunidade e honrar a sua memória. A exposição 'Poço de Operários' se propõe a romper com os estigmas que marcam o local, privilegiando as suas potencialidades e conferindo protagonismo a uma imensa massa de trabalhadores que resistem diariamente às contradições sociais do seu entorno", afirma a assessora do NAT, Andreza Magalhães. 

    A iniciativa marca a celebração dos 117 anos da comunidade, sendo o dia 26 de maio de 1906 a data considerada pelos seus moradores como o marco de fundação do núcleo habitacional, quando foi inaugurada a Ponte Metálica e iniciada a ocupação da área por pescadores, portuários e migrantes do interior que fugiam da seca em busca de melhores condições de vida. 

     Segundo Izabel Cristina Lima, diretora da ONG Velaumar e colaboradora do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, além de contribuir para a preservação da história local, a celebração anual do aniversário do Poço da Draga contribui para a sensibilização das autoridades competentes para o atendimento de demandas sociais e de infraestrutura do território. 

 


Outras ações

 

     As ações celebrativas ao aniversário do Poço da Draga foram iniciadas na última semana, com ações do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, também realizadas em parceria com a ONG Velaumar e com os coletivos Feirinha do Poço, Raiz do Poço e Coletivo Fundo da Caixa. No último sábado (20), o Núcleo Educativo do MAC-CE, por meio do programa Leituras Coletivas, realizou uma conversa aberta sobre o acervo de fotografias da comunidade, dos artistas Felipe Camilo e Álvaro Graça.

     No domingo (21), a sala experimental do Núcleo Educativo MAC-CE, sediou a oficina gratuita de Educação Ambiental, ministrada pela artista Ivoneide Gois, liderança do Poço que orientou a confecção de embalagens com o uso de materiais recicláveis. Neste mesmo dia, empreendedores locais da Feirinha do Poço, a maioria mulheres, participaram da Varandinha do MAC, onde puderam expor e comercializar seus produtos criativos. 


 

Serviço:  Abertura da exposição "Poço de Operários" e circuito guiado na comunidade Poço da Draga, com o geógrafo e morador Sérgio Rocha
Horário: 18h
Local: Saída do cruzamento da Rua Guilherme Blum e da Rua Gerson Gradvohl (próximo à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública), na Praia de Iracema
Acesso gratuito e livre

   

PARCEIROS