PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense abre inscrições para curso gratuito em patrimônio cultural, museus e educação decolonial
São disponibilizadas 50 vagas para a formação que acontecerá entre os meses de setembro e dezembro.
30/08/23 às 12h15

     O Museu da Cultura Cearense, museu do Centro Dragão do Mar, e o Hub Cultural Porto Dragão, equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em colaboração com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória da UFC (GEPPM) promovem o curso gratuito "Patrimônio Cultural, Museus e Educação Decolonial". As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/inscricoesnomcc até esta quarta-feira (30/08).
     A formação tem como público-alvo pessoas indígenas, quilombolas, LGBTs, profissionais de equipamentos culturais, educadores patrimoniais, pesquisadores e estudantes com idade a partir de 16 anos. Com início neste sábado (2/9), a formação acontecerá aos sábados, das 14h às 17h, entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, na sala 8 do Centro Cultural Porto Dragão.  
      As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição. A listagem de pessoas confirmadas será publicada no site do Dragão, na sexta-feira (1º/09). As pessoas participantes têm direito a duas faltas.
Se o limite de faltas for extrapolado ou em caso de desistência, suplentes poderão ser convidados a participar dos próximos encontros.
     A partir de uma abordagem decolonial, a formação tem o objetivo de fomentar diferentes discussões sobre o campo do patrimônio cultural e sua relação com os conceitos de memória, história e identidades mediados pelas práticas educacionais vivenciadas em diferentes espaços e a partir de diferentes demandas sociais.
     Assim, o intuito é fomentar uma reflexão sobre as práticas educacionais vinculadas ao trabalho com o patrimônio cultural em múltiplos ambientes, como escolas, museus, centros culturais, exposições, sítios históricos e patrimoniais, e as demandas das comunidades, com foco na experiência dos sujeitos envolvidos. 
     O Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM) foi criado em 2007 no âmbito do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, sendo cadastrado no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, cuja liderança é do professor Dr. Antonio Gilberto Ramos Nogueira.

 


Sobre os ministrantes


 



Adson Costa de Oliveira 

Graduando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador no campo da Memória e Identidade Cultural, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq), Facilitador do projeto Patrimônio para Todos edição 2023,  Bolsista PIBIC na área do Patrimônio e Política Pública no Ceará.

 



Adson Rodrigo Silva Pinheiro

Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural - SP e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (UVA). Além disso, é especialista em Arqueologia Social Inclusiva da URCA e especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pós graduação Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina. Foi ganhador do Prêmio Luiz de Castro Faria, concurso promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É coordenador do núcleo Ceará do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória ( GEPPM/UFC/CNPq).

 



Antônio Luciano da Silva Júnior

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq) e atua como Estagiário de Ação Educativa no museu Sobrado Dr. José Lourenço. 

 



Carla Bianca Carneiro Amarante Correia

Historiadora e mestranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora da Rede Municipal de Fortaleza. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC) e do Grupo de Estudos em Sociomuseologia e Interseccionalidade -  Gênero, raça e classe (SOMUS - INTERSECCIONAL) da Universidade Lusófona - Lisboa.

 


Carlos Renato Araujo Freire

Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor temporário do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM) e do Fórum de Teoria e História da Historiografia (FTHH).

 



Cícera Patrícia Alcântara Bezerra

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Historiadora da superintendência do Iphan PI. Coordenadora do Fórum de entidades em defesa do Patrimônio (seção Piauí). Pesquisadora do Geppm/IFC/CNPq.

 



Francisco Weber Pinto Porfirio

Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará. É profissional da área de museus com experiência em educação para o patrimônio, educação museal e ações técnicas voltadas para o campo museológico cearense via Sistema Estadual de Museus do Ceará. Membro do Grupo Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO-UFC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC). Também compõe o corpo técnico do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE).


 



Hannah Mariah Carvalho Coutinho

Historiadora pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestranda em História Social pela UFC. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pesquisando a temática "Políticas culturais, patrimônio e turismo: o lugar do Ceará nas representações do patrimônio do Nordeste". Atual coordenadora do projeto Patrimônio para Todos - Uma aventura através das memórias da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC).


 



João Paulo Vieira Neto

Indigenista, Historiador e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural. Atualmente é Coordenador de Acervo e Pesquisa do MIS-CE, Assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social e Coordenador do Projeto Historiando. De 2013 a 2016 atuou como Consultor em Inventários Participativos junto ao Programa Pontos de Memória / Instituto Brasileiro de Museus / Ministério da Cultura.


 



Luiza Helena Amorim

Luiza Helena Amorim é mestra em História Social (UFC). E? pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimo?nio e Memo?ria (GEPPM/UFC/CNPq) e do grupo de pesquisa Estopim - Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural, (UFMG/ CNPq).  Integra a Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposição,  através do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva do Cenex EBA/UFMG.


 



Nayane Sena de Oliveira

Graduanda em História pela Universidade Federal do Ceará e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, na pesquisa "Políticas culturais, patrimônio e turismo: o lugar do Ceará nas representações do patrimônio do Nordeste". É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq).


 



Pedro Henrique da Silva Paes

Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Humanas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (UFC/ Cnpq).

 



Raissa Freitas Alves

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente professora substituta de História da rede municipal de Fortaleza (SME). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq), membro da Rede de Educadores de Museus (REM/CE), colagista digital e analógica. 

 


 

Serviço: Curso "Patrimônio Cultural, Museus e Educação Decolonial"
Data: 02, 16, 23 e 30 de setembro, 21 e 28 de outubro, 11, 18 e 25 de novembro e 02 de dezembro (sábados)
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural Porto Dragão, sala 8
Acesso gratuito. Classificação: 16 anos.
Inscrições através do link: bit.ly/inscricoesnomcc
50 vagas

 

 

PARCEIROS